A música desempenha um papel fundamental no desenvolvimento emocional das crianças desde que o bebê esta no útero da mãe.
Ela contribui para a expressão do corpo e a socialização, além de favorecer aspectos cognitivos e motores.
O desenvolvimento emocional é um aspecto fundamental e fascinante da primeira infância. Processo esse que vai até o 18 mês geralmente.
As crianças são sensíveis aos sons e à melodia desde muito cedo, o que explica porque a música pode ser uma ferramenta poderosa para acalmar, estimular e interagir com elas.
À medida que crescem, os bebês começam a responder à música com expressões faciais e movimentos corporais. Demonstrando um claro canal de expressão criado com a sonoridade.
Desde a expressão corporal, socialização até o desenvolvimento cognitivo por exemplo. Vejamos mais a seguir.
Expressão corporal: Com estebetímulo as habilidades psicomotoras por exemplo, são fortemente favorecidas e ativadas.
Socialização e Criatividade: Oportunidade de interação com a família e amiguinhos na hora do estimulo e até a criação de canções em suas mentes em forma de brincadeira. O que trabalha a criatividade.
Nossos kits de produtos personalizados são pensados para que seu pequeno tenha o conforto que merece!
Auto confirança, Persistência, Paciência e Empatia são algumas delas. Vejamos mais detalhes e outras habilidades a seguir.
Autoconfiança: A capacidade de confiar em si mesma faz com que a criança reconheça seu próprio potencial e consiga encarar desafios e conquistar o que deseja.
Coragem: Diferentemente do que se pensa, a coragem não é uma virtude inerente ao ser humano. Ela deve e e precisa ser incentivada e desenvolvida nesta fase.
Persistência: É fundamental ensinar as crianças a lidarem desde cedo com as frustrações, reconhecendo que nem tudo acontece da maneira que esperam que aconteça.
Resolução de problemas: A capacidade de solucionar problemas de forma racional faz toda a diferença na nossa personalidade, e o estímulo quanto a isso deve ser iniciado logo no começo de nossas vidas
Paciência: Com certeza é uma das principais habilidades chave para um bom desenvolvimento de qualquer bebê.
Altruísmo: Apesar de ser uma palavra diferênte ela tem um disgnificado bem simples, o ato de ajudar ao próximo, o que é uma habilidade fundamental de ser estimulada.
Empatia: Muito parecido com o CARD anterior, mas é fundamental para desenvolvê-la, que é a habilidade de se colocar no lugar do outro.
Está mais do que evidente a importância que a música tem para o desenvolvimento infantil, não é mesmo?
Uma das maneiras mais fáceis de introduzir as músicas para os bebês é cantando e dançando com eles, de preferência com músicas que tenham letras fáceis de memorizar, com repetições e palavras simples.
O interesse pela música atravessa gerações, passando dos pais para os filhos como uma herança cultural valiosa.
As canções são uma forma lúdica de ensinar as crianças a compreender e expressar seus sentimentos e emoções em sua faze de desenvolvimento.
Diversos produtos Unissex que podem ser usados também como um item de tradição na família, que passa de uma geração a outra.