Após um dia cheio de brincadeiras, nada melhor que um banho relaxante. Além de ser uma questão de higiene, ajuda no desenvolvimento sensorial, melhora o sono e amplia a conexão entre pais e filhos.
Um método fácil para promover o bem-estar. Para esse método deve-se utilizar água quente, pois ela ajuda a relaxar os nervos. Serve para bebês com 3 meses ou mais.
Após o contato com a água, os músculos ficarão menos tensionados, permitindo o corpo de descansar mais rápido e como consequência, o sono virá. Além disso, pode deixar a pele do bebê mais macia.
Alguns passos vão facilitar a vida da mãe ou do pai na hora de colocar o bebê na água, que, atenção, precisa ser feita de forma progressiva para se acostumar.
Deixe a roupa, toalha, fraldas e demais produtos separados. Ainda mais, feche todas as portas e janela para impedir qualquer corrente de ar frio passar e cause um resfriado.
Massagem A Shantala é um estilo de massagem para acalmar o bebê. Ele deve ser colocado virado para frente, a mãe ou pai vai deslizando as mãos pelas partes do bebê.
A temperatura não pode exceder 37 graus. E caso o bebê apresente algum tipo de desconforto, é só adicionar um pouco de água gelada para equilibrar.
Ervas Colocar ervas naturais, pode aumentar o efeito relaxante do banho e sarar feridas pelo calor. Algumas ervas e efeitos são: Camomila é relaxante, hortelã refrescante, sálvia ajuda a respirar.
Colocar a música certa, ajuda a criar um ambiente acolhedor para o bebê. A música ativa o centro de prazer do cérebro, liberando dopamina, oferecendo a sensação de bem-estar.
Produtos Ideais De preferência para aqueles com PH neutro e que não ardam os olhos. Como os de glicerinas que não contam com adição de parabenos.
Depois que o banho foi realizado, alguns passos ainda precisam ser seguidos. É hora de enrolar o bebê em uma toalha, fazendo um pacotinho ele irá se sentir mais seguro.
Em seguida, passe a pomada de assadura, coloque um pijama confortável e penteie o cabelo. E está liberado o mama!
o banho é um momento de felicidade e contato pele a pele com os pais. Por isso, é um excelente momento de estar com o filho que além de ser algo de rotina, é um momento íntimo.