O batizado de bebê significa que ele está iniciando a sua fé em uma religião. O principal símbolo do batismo é a água, comum em diversas regiões, sendo relacionado com a renovação.
Em alguns casos, o batismo com água faz uma imersão total do bebê, já em outros a imersão é parcial, colocando somente a cabeça dele na água, como no caso da Igreja Católica.
A Igreja Católica apenas recomenda que seja alguns dias ou meses após o nascimento, pois nessa fase ele se movimenta pouco e torna a cerimônia mais fácil e tranquila.
Como falamos acima, não há uma idade para batizar bebê, apenas a recomendação de que isso seja feito antes do primeiro aninho
O batizado de bebê funciona com a madrinha carregando ele no colo até a pia batismal. O padrinho fica ao lado da madrinha durante todo o momento e, nesta pia, o padre derrama água na cabeça da criança.
Esse processo simboliza a nova vida religiosa que ele terá a partir daquele momento e, enquanto a água é derramada, o padre recita algumas preces do batismo.
O bebê pode ter somente um padrinho e uma madrinha de batismo, segundo o Código de Direito Canônico.
O padrinho e a madrinha do batizado de bebê não precisam ser casados entre si. Além do mais, podem ser padrinhos e madrinhas pessoas próximas dos pais
A exigência dos pais frequentarem a igreja para fazerem o batismo varia de cada paróquia. Então, algumas não exigem, já outras sim.
Há igrejas que pedem para que os pais sejam frequentadores daquela paróquia em especial ou que pelo menos morem perto da região.
Av. Magalhães de Castro - 12.000 Segunda a Sábado das 10h as 18h