Entre essas funções, destaca-se principalmente o papel do ferro na produção de glóbulos vermelhos, conhecidos como hemácias.
Essas células são responsáveis pelo transporte de oxigênio dos pulmões para todos os tecidos do corpo, incluindo a placenta e o feto em desenvolvimento.
Além disso, o ferro também desempenha um papel fundamental na síntese de DNA, que é essencial para o crescimento e desenvolvimento celular.
Bovinos, cordeiros e porcos são ricos em ferro heme e fornecem uma quantidade significativa de ferro facilmente absorvível. Opte por cortes magros.
Frango e peru são excelentes fontes de ferro, especialmente quando consumidos sem pele. Inclua essas opções em refeições variadas para diversificar a ingestão de nutrientes.
Salmão, atum, sardinha, mariscos e camarão são boas fontes de ferro heme, além de fornecerem ácidos graxos ômega-3 essenciais para o desenvolvimento fetal.
Além de serem uma fonte de proteína de alta qualidade, os ovos também contêm ferro, especialmente a gema.
Diversos produtos Unissex que podem ser usados também como um item de tradição na família, que passa de uma geração a outra.
Feijões, lentilhas, grão-de-bico e ervilhas são ricos em ferro não-heme, além de serem fontes significativas de proteína vegetal, fibras e outros nutrientes essenciais.
Espinafre, couve, acelga e folhas de mostarda são excelentes fontes de ferro não-heme, bem como de cálcio, ácido fólico e vitamina K.
Aveia, quinoa, arroz integral e cevada são fontes de ferro não-heme, além de serem ricos em fibras, vitaminas do complexo B e minerais.
Sementes de abóbora, girassol, gergelim e oleaginosas como amêndoas, castanhas e nozes contêm ferro, além de gorduras saudáveis.
Em muitos casos, a quantidade de ferro obtida apenas através da dieta pode não ser suficiente para atender a essa demanda crescente.
Por isso, a suplementação de ferro pode ser recomendada por profissionais de saúde, como parte do acompanhamento pré-natal.
Av. Magalhães de Castro - 12.000 Segunda a Sábado das 10h as 18h