banho do bebê recem nascido

Banho do bebê: Dicas, cuidados e dúvidas frequentes

A hora do banho do bebê é um momento de troca de afeto, mas pode vir carregado de dúvidas que você provavelmente tem, por isso está aqui! E está tudo bem em ter qualquer dúvida sobre esse processo, afinal, todo cuidado é pouco quando falamos de bebês. Por isso, neste post, nós te ajudamos a preparar todo o banho, desde a temperatura da água, produtos de higiene que são necessários até dicas para segurá-lo e sugestões de melhores horários para esse procedimento.

Como preparar o banho do bebê?

Ao preparar o banho do bebê, três pontos são essenciais para ficar atento: a temperatura da água, os produtos de higiene e a roupinha. Aqui, explicamos como se organizar com cada um deles. Confira:

Temperatura da água: 

A temperatura da água é um dos principais pontos que os papais devem ficar atentos ao darem banho em seus pequenos. A temperatura ideal para o corpinho dos bebês é entre 35ºC e 36ºC, algo que um termômetro de banheira pode ajudar a determinar se está ideal.

Colocando o dorso no braço, você também consegue sentir a temperatura da água da maneira como seu bebê irá sentir, então, se ela arder muito nessa parte do seu corpo, considere deixá-la um pouco mais fria. Por fim, a banheira deve ser enchida de maneira que quando você colocar o bebê sentado, a água não passe da região do umbigo dele. 

banho do bebê com o pai

Produtos de higiene:

A hora do banho do bebê não é um momento em que você deve deixá-lo sozinho na banheira, por isso a importância de já manter separados todos os produtos de higiene necessários. Com todos eles por perto e com fácil acesso, todo o seu foco e concentração ficarão no bebê e você não precisará sair do banheiro para pegar algo que foi esquecido.

Essa dica é por uma questão de segurança, então focar em como preparar tudo antes do banho é fundamental.  Alguns produtos de higiene básicos para você deixar ao seu alcance são: 

  • Sabonete neutro;
  • Cotonete;
  • Algodão;
  • Shampoo de glicerina;
  • Talco; 
  • Pomada para assadura;
  • Toalhas.

Separar a roupinha:

Ter a roupinha do pós-banho separada é outra dica que também está relacionada à segurança do bebê, para você não deixá-lo sozinho durante o banho.

Outro ponto importante da roupinha estar próxima assim que o banho terminar, é que você não deixa seu bebê exposto a correntes de ar, o tirando do banho e levando para outro lugar da casa sem estar devidamente vestido.

Então, certifique-se que o que ele irá vestir após o banho esteja no banheiro também, próximo às toalhas, que de preferência devem ser de um algodão bem macio.

Como dar banho no bebê?

Tanto o banho no chuveiro quanto na banheira exigem alguns cuidados com o seu bebê. Abaixo, explicamos como devem acontecer os processos em cada um desses momentos.

Na banheira:

A banheira exige que em primeiro lugar você fique confortável para dar o banho do bebê. Então, antes de tudo, a deixe em uma altura ideal para seu corpo e para que você segure o pequeno. Foque no fato de que sua posição deve ser boa o bastante para segurar o bebê.

Nosso conselho é que em sua postura você consiga passar o braço esquerdo pelas costas do bebê e manter a cabeça dele apoiada em seu antebraço. Lembrando que o corpo do bebê precisa de total suporte durante esse momento, então sempre se certifique de que você está o segurando de uma maneira que esteja sustentando o tronco inteiro dele.

No chuveiro:

Quanto ao banho no chuveiro com o bebê, não há consenso entre os especialistas se ele é certo ou errado, apenas de que o cuidado deve ser muito maior para evitar acidentes. Em relação à temperatura da água, as indicações para o chuveiro são as mesmas da banheira: entre 35 °C e 36 °C.

No que diz respeito a segurança, é preciso ter certeza de que tanto você quanto a criança tenha estabilidade no banho de chuveiro. Levar um banco para dentro do chuveiro pode ajudar nessa parte. Outra dica é usar tapetes antiderrapantes, para que o risco de queda seja diminuído. 

De maneira geral, é a partir de 1 ano e 6 meses que o bebê já consegue começar a se manter de pé sozinho, assim, nessa fase o processo do banho fica um pouco mais fácil. 

Banho do bebê: dúvidas frequentes!

agua do banho do bebê

4. Qual o melhor horário para o banho do bebê?

O melhor horário para o banho do bebê não é uma regra geral e envolve diversos fatores, principalmente a quantidade de tempo disponível para esse momento.

O fazer com pressa não é o ideal, porque o banho precisa ser tranquilo e reconfortante para o bebê, então, antes de tudo, escolha um momento em que você não precisará ficar pensando no relógio e em outra atividade que deverá fazer.

Se seu bebê tem cólica em um momento bem específico do dia, o ideal é fazer o horário de seu banho nesse período, pois o calor da água pode diminuir o desconforto e relaxar o corpinho. Com isso, você pode logo emendar uma mamada, pois nessa ordem, é comum que a soneca venha em seguida.

Por fim, outra dica referente ao horário do banho do bebê é o alinhar de acordo com a estação em que ele nasceu. Se foi no inverno ou em um momento de muito frio, optar por horários quentes do dia torna a experiência melhor para ele, então considere banhá-lo entre às 11h e 15h.

3. O bebê pode usar shampoo?

Os shampoos e condicionadores não são recomendados para bebês, por mais que eles existam e se rotulem como especialmente para os pequenos.

Então, se possível, os evite principalmente nos primeiros meses de vida da criança e realize o banho apenas com sabonete de pH neutro ou glicerinado.

2. Como fazer a limpeza do umbigo do bebê durante o banho?

A limpeza do umbigo do bebê durante o banho deve ser feita como a higiene de todo restante do corpo, apenas com água e sabonete neutro.

E lembre-se de seguir com a higiene do umbigo após o banho, mantendo a região bem seca com o auxílio de uma toalha e limpando com uma cotonete umedecida em álcool 70%.

1. Como manter a segurança do bebê durante o banho?

Para manter a segurança do bebê durante o banho, você deve seguir algumas dicas que nós já demos acima, como:

  • Não deixar o bebê sozinho na banheira ou chuveiro;
  • Preparar todo ambiente com produtos de higiene e roupas antes do banho começar;
  • O segurar bem, de maneira que você e ele fiquem confortáveis durante todo processo;
  • Acertar na temperatura da água e a conferir com um termômetro de banho ou usando o dorso do seu braço.

Garanta aqui as melhores toalhas de banho para secar a pele do seu bebê.

Embora pareça desafiador, com essas dicas que demos acima, pode ter certeza que tudo ocorrerá com sucesso! Foque principalmente nas sugestões de seguranças que demos ao longo desse post e você verá todo banho fluir tranquilamente para você e seu pequeno.

Roupinhas de algodão pima para bebês Laleblu

Com uma suavidade incomparável e resistência que aguenta inúmeras lavagens, nossas peças acompanham o crescimento do seu bebê, mantendo-se macias e confortáveis. Cada costura é pensada para evitar irritações, e cada design é criado com amor, garantindo não apenas conforto, mas também estilo.

Agora é a sua vez de proporcionar esse mimo para o seu anjinho! Clique no botão abaixo e descubra a coleção exclusiva de roupinhas de Algodão Pima Laleblu que aguarda para abraçar seu bebê com conforto e carinho.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *