banho do bebê recem nascido
CUIDADOS COM O BEBÊ

Banho do bebê: Dicas, cuidados e dúvidas frequentes

Tempo de leitura: 7 min

A hora do banho do bebê é um momento de troca de afeto, mas pode vir carregado de dúvidas que você provavelmente tem, por isso está aqui!

E está tudo bem em ter qualquer dúvida sobre esse processo, afinal, todo cuidado é pouco quando falamos de bebês.

Por isso, neste artigo, nós te ajudamos a preparar todo o banho, desde a temperatura da água, produtos de higiene que são necessários até dicas para segurá-lo e sugestões de melhores horários para esse procedimento.

Confira! 

Como preparar o banho do bebê?

Ao preparar o banho do bebê, três pontos são essenciais para ficar atento: a temperatura da água, os produtos de higiene e a roupinha.

Aqui, explicamos como se organizar com cada um deles. Confira:

– Temperatura da água 

A temperatura da água é um dos principais pontos que os papais devem ficar atentos ao darem banho em seus pequenos.

A temperatura ideal para o corpinho dos bebês é entre 35ºC e 36ºC, algo que um termômetro de banheira pode ajudar a determinar se está ideal.

Colocando o dorso no braço, você também consegue sentir a temperatura da água da maneira como seu bebê irá sentir, então, se ela arder muito nessa parte do seu corpo, considere deixá-la um pouco mais fria.

Por fim, a banheira deve ser enchida de maneira que quando você colocar o bebê sentado, a água não passe da região do umbigo dele. 

banho do bebe com o pai - Banho do bebê: Dicas, cuidados e dúvidas frequentes

– Produtos de higiene

A hora do banho do bebê não é um momento em que você deve deixá-lo sozinho na banheira, por isso a importância de já manter separados todos os produtos de higiene necessários.

Com todos eles por perto e com fácil acesso, todo o seu foco e concentração ficarão no bebê e você não precisará sair do banheiro para pegar algo que foi esquecido.

Essa dica é por uma questão de segurança, então focar em como preparar tudo antes do banho é fundamental. 

Alguns produtos de higiene básicos para você deixar ao seu alcance são: 

– Sabonete neutro;

– Cotonete;

– Algodão;

– Shampoo de glicerina;

– Talco; 

– Pomada para assadura;

– Toalhas.

– Separar a roupinha

Ter a roupinha do pós-banho separada é outra dica que também está relacionada à segurança do bebê, para você não deixá-lo sozinho durante o banho.

Outro ponto importante da roupinha estar próxima assim que o banho terminar, é que você não deixa seu bebê exposto a correntes de ar o tirando do banho e levando para outro lugar da casa sem estar devidamente vestido.

Então, certifique-se que o que ele irá vestir após o banho esteja no banheiro também, próximo às toalhas, que de preferência devem ser de um algodão bem macio.

Como dar banho no bebê?

Tanto o banho no chuveiro quanto na banheira exigem alguns cuidados com o seu bebê. Abaixo, explicamos como devem acontecer os processos em cada um desses momentos.

– Na banheira

A banheira exige que em primeiro lugar você fique confortável para dar o banho do bebê.

Então, antes de tudo, a deixe em uma altura ideal para seu corpo e para que você segure o pequeno. Foque no fato de que sua posição deve ser boa o bastante para segurar o bebê.

Nosso conselho é que em sua postura você consiga passar o braço esquerdo pelas costas do bebe e manter a cabeça dele apoiada em seu antebraço.

Lembrando que o corpo do bebê precisa de total suporte durante esse momento, então sempre se certifique de que você está o segurando de uma maneira que esteja sustentando o tronco inteiro dele.

– No chuveiro

Quanto ao banho no chuveiro com o bebê, não há consenso entre os especialistas se ele é certo ou errado, apenas de que o cuidado deve ser muito maior para evitar acidentes.

Em relação à temperatura da água, as indicações para o chuveiro são as mesmas da banheira: entre 35ºC e 36ºC.

No que diz respeito a segurança, é preciso ter certeza de que tanto você quanto a criança tenha estabilidade no banho de chuveiro. 

Levar um banco para dentro do chuveiro pode ajudar nessa parte. Outra dica é usar tapetes antiderrapantes, para que o risco de queda seja diminuído. 

De maneira geral, é a partir de 1 ano e 6 meses que o bebê já consegue começar a se manter de pé sozinho, assim, nessa fase o processo do banho fica um pouco mais fácil. 

Banho do bebê: dúvidas frequentes

agua do banho do bebe - Banho do bebê: Dicas, cuidados e dúvidas frequentes

– Qual o melhor horário para o banho do bebê?

O melhor horário para o banho do bebê não é uma regra geral e envolve diversos fatores, principalmente a quantidade de tempo disponível para esse momento.

O fazer com pressa não é o ideal, porque o banho precisa ser tranquilo e reconfortante para o bebê, então, antes de tudo, escolha um momento em que você não precisará ficar pensando no relógio e em outra atividade que deverá fazer.

Se seu bebê tem cólica em um momento bem específico do dia, o ideal é fazer o horário de seu banho nesse período, pois o calor da água pode diminuir o desconforto e relaxar o corpinho.

Com isso, você pode logo emendar uma mamada, pois nessa ordem, é comum que a soneca venha em seguida.

Por fim, outra dica referente ao horário do banho do bebê é o alinhar de acordo com a estação em que ele nasceu.

Se foi no inverno ou em um momento de muito frio, optar por horários quentes do dia torna a experiência melhor para ele, então considere banhá-lo entre às 11h e 15h.

– O bebê pode usar shampoo?

Os shampoos e condicionadores não são recomendados para bebês, por mais que eles existam e se rotulem como especialmente para os pequenos.

Então, se possível, os evite principalmente nos primeiros meses de vida da criança e realize o banho apenas com sabonete de pH neutro ou glicerinado.

– Como fazer a limpeza do umbigo do bebe durante o banho?

A limpeza do umbigo do bebê durante o banho deve ser feita como a higiene de todo restante do corpo, apenas com água e sabonete neutro.

E lembre-se de seguir com a higiene do umbigo após o banho, mantendo a região bem seca com o auxílio de uma toalha e limpando com um cotonete umedecido em álcool 70%.

– Como manter a segurança do bebe durante o banho?

Para manter a segurança do bebê durante o banho, você deve seguir algumas dicas que nós já demos acima, como:

  • Não deixar o bebê sozinho na banheira ou chuveiro;
  • Preparar todo ambiente com produtos de higiene e roupas antes do banho começar;
  • O segurar bem, de maneira que você e ele fiquem confortáveis durante todo processo;
  • Acertar na temperatura da água e a conferir com um termômetro de banho ou usando o dorso do seu braço.

Garanta aqui as melhores toalhas de banho para secar a pele do seu bebê.

Conclusão

Ufa, o guia do banho do bebê chegou ao fim! E embora pareça desafiador, com essas dicas que demos acima, pode ter certeza que tudo ocorrerá com sucesso! 

Foque principalmente nas sugestões de seguranças que demos ao longo desse artigo e você verá todo banho fluir tranquilamente para você e seu pequeno.

Você também pode gostar...