|

5 dicas imperdíveis para evitar assadura em bebê

Se você é mamãe ou papai de um pequenino, é hora de se acostumar com uma ideia: mais cedo ou mais tarde, seu bebê provavelmente terá assaduras, o que é algo extremamente comum, acredite! No entanto, não é preciso se desesperar caso isso aconteça.

A pele das crianças, principalmente nos primeiros meses de vida, ainda é muito sensível, o que significa que, mesmo com todo o cuidado necessário, a vermelhidão e a ardência podem aparecer rapidamente.

Entretanto, é possível remediar a situação e até mesmo evitar assadura no bebê. Você quer descobrir como? Então, é só continuar com a gente!

Mas, afinal, o que causa as temidas assaduras?

Quando o assunto é assadura, o calor e o abafamento são os principais vilões da história. Ao suar em grande quantidade, a pele dos bebês fica umedecida, principalmente nas dobrinhas dos braços, pernas e na região da genitália, o que causa irritação e uma forte sensação de queimação.

Se a criança tiver acesso a essas regiões, o problema pode até mesmo se agravar, já que coçar excessivamente com as mãozinhas pode piorar os sintomas e causar secura, além de leves sangramentos.

Quando não é tratada de imediato, uma simples assadura, independentemente da causa, pode gerar uma infecção por fungos e exigir medicação especial.

Logo, é preciso ficar de olho em todo o corpinho dos pequenos para, além de evitar assadura no bebê, também cuidar de possíveis feridinhas ou escamações já existentes.

Quais as principais causas de assaduras em bebês?

Uma das causas mais conhecidas de assaduras em bebês é o uso prolongado de uma mesma fralda. No entanto, existem diversos motivos capazes de causar irritação e vermelhidão nas crianças, como:

  • Fralda muito apertada: quando a fralda está muito apertada, seja por fechamento inadequado ou numeração incorreta, a umidade e o calor tomam conta da região, deixando seu filho sujeito a queimaduras e assaduras;
  • Urina e fezes: o contato prolongado com as fezes e a urina pode irritar a pele sensível do bebê, causando ardência e coceira;
  • Mudança alimentar: se você está introduzindo novos alimentos ao cardápio da criança, saiba que mudanças na dieta podem aumentar a frequência e quantidade de fezes, o que proporciona um ambiente perfeito para as assaduras se desenvolverem;
  • Uso de antibióticos: os antibióticos são medicamentos que eliminam as bactérias, sejam elas boas ou más. Quando isso acontece, os fungos ganham mais espaço para se proliferar, causando dermatites e, consequentemente, assaduras.

Aprenda a prevenir as assaduras

Evitar assadura no bebê pode parecer algo quase impossível, mas acredite: é mais fácil do que você imagina! Para isso, invista nas dicas incríveis que listamos abaixo!

  1. Troque a fralda do bebê com frequência
    Quando seu bebê permanece muito tempo com uma fralda suja, sua pele fica sujeita a irritações e queimaduras. Por isso, lembre-se de conferir várias vezes ao dia a situação da região e troque sempre que necessário, mesmo que haja apenas algumas gotas de xixi.
  2. Fique de olho no tamanho da fralda
    Como falamos anteriormente, fraldas no tamanho errado podem provocar umidade na região das genitálias da criança, criando o ambiente perfeito para a proliferação de fungos. Além disso, a fricção constante do material na pele sensível dos pequenos pode causar ardência e coceira.
  3. Não utilize produtos que não sejam próprios para bebês
    Algumas substâncias são altamente irritantes para a pele dos bebês, como perfumes e corantes, por exemplo. Logo, você não deve aplicar nada que não seja específico para essa faixa etária.
  4. Enxágue duplamente as fraldas ecológicas
    Se você utiliza fraldas de pano ou ecológicas no seu bebê, lembre-se de enxaguar várias vezes as peças, para evitar resquícios de produtos que podem fazer mal para a saúde da pele do seu filho.
  5. Pele sensível exige cuidados especiais
    Se o seu pequenino possui a pele altamente sensível, invista em cremes e pomadas específicos, capazes de criar uma película extra de proteção e evitar assadura no bebê. O ideal é aplicar tais produtos toda vez que a fralda for trocada

Além destas dicas, você também pode investir em roupinhas feitas com materiais macios e confortáveis, para que o bebê se sinta aconchegado, tranquilo e sequinho por mais tempo.
Uma excelente opção é o algodão egípcio, que preserva as características originais da fibra e garante um toque único e suave na pele das crianças.
Agora que você já sabe mais sobre o assunto, aproveite para conhecer o site da Laleblu. Lá você encontra os melhores modelos de roupas para o seu bebê, com a qualidade e delicadeza que ele e você merecem.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *