CUIDADOS COM O BEBÊ

Saiba quais cuidados com o bebê no inverno você deve tomar

/
6 0
Tempo de leitura: 6 min

Com a chegada do inverno, o clima fica seco e o aparecimento das doenças respiratórias é muito frequente, afetando principalmente os recém-nascidos. Nos seis primeiros meses, é comum que os bebês sofram com o nariz constantemente obstruído e com as alterações de temperatura.

Por isso, os cuidados com o bebê no inverno devem ser constantes, a fim de evitar doenças que são comuns nessa época do ano.

Na barriga da mãe, o neném permanece envolto pelo líquido amniótico, que ajuda a manter a temperatura adequada dentro do útero. Quando nasce, ele estranha a mudança térmica brusca.

Assim, é comum que as mamães de primeira viagem tenham muitas dúvidas sobre como cuidar do bebê, principalmente no inverno. Nesse sentido, é preciso ficar atenta a todos os detalhes, como exames e consultas em dia, cuidados com o nariz e roupas, para garantir que o seu filho fique bem quentinho.

Neste post, vamos falar sobre os principais cuidados com o bebê no inverno. Quer ficar por dentro do assunto? Então confira!

Mantenha o nariz do bebê limpo

Manter o nariz do bebê desobstruído e bem limpo é essencial para a prevenção de crises alérgicas e doenças respiratórias. Os recém-nascidos praticamente só conseguem respirar pelo nariz, assim, quando este fica obstruído, eles podem apresentar dificuldades para respirar.

O nariz é uma porta de entrada para agentes infecciosos, como fungos, poluição, vírus e outros elementos que provocam constipações e infecções.

Assim, quando o clima está seco, é recomendado fazer a limpeza do nariz todos os dias para impedir a formação de crostas nas fossas nasais. É importante limpar antes da amamentação para que o neném tenha mais facilidade em alimentar-se. Para fazer a limpeza correta você precisa seguir alguns passos:

  • obtenha uma seringa de 10 ml, aspire e coloque soro fisiológico 0,9%;
  • aplique todo o conteúdo da seringa em um jato contínuo e forte em uma das narinas;
  • a secreção presente no nariz sairá pela outra narina;
  • repita o processo sempre que for necessário até que a secreção saia bem clara. Realize o mesmo procedimento do outro lado.

Use roupas adequadas

Uma das principais preocupações das mães é em relação às roupas e como manter os pequenos aquecidos. A melhor opção é vestir o bebê em camadas, tirando ou colocando as peças de acordo com a temperatura ambiente.

Ao escolher a primeira camada, que ficará em contato com a pele, prefira os bodies de algodão, que não causam alergias, e sem botões, para não machucar os bebês.

As outras camadas podem ser com um macacão, um casaco e uma manta ou cobertor, para que aqueça sem dificultar o manuseio. As extremidades do bebê, como pés, mãos e cabeça também devem estar protegidos e aquecidos com meias, toucas e luvas, especialmente ao sair de casa.

Evite agasalhar em excesso e deixá-lo aquecido demais, pois pode ser prejudicial à saúde. Bebê suando ou inquieto são indicações de que ele está com calor e você pode remover uma camada de roupa.

Mantenha a água do banho na temperatura correta

Antes de levar o seu filho para o chuveiro ou banheira, é necessário organizar os itens que serão usados na hora do banho. O horário ideal é no final da manhã ou início da tarde.

Escolha o local mais quente da casa, sem correntes de ar, e, antes de tirar a roupa do bebê, aqueça o ambiente, deixando-o mais aconchegante e confortável. Você pode usar um aquecedor e deixar o local entre 22 e 25 graus, evitando que a temperatura do corpo diminua durante o banho.

A atenção com a água também é muito importante para que não machuque o neném. A temperatura da água deve estar em torno de 37 graus. Para saber se a água está agradável e morna, faça o teste colocando o dorso da sua mão dentro da banheira por 15 segundos.

O banho deve ser rápido (não ultrapassando mais do que 5 minutos) e o xampu e sabonete devem ser específicos para a pele do bebê, evitando o ressecamento. Ao terminar, não o leve sem roupa para outro lugar mais frio. O recomendado é secá-lo e enrolá-lo na toalha e colocar uma peça de roupa na parte de cima, evitando o choque térmico.

Deixe o bebê confortável na hora de dormir

Quando for levar o seu bebê para dormir, deixe-o o mais confortável possível e em um ambiente seguro e tranquilo. É importante que você vista o seu filho em camadas, como já mencionamos acima.

Coloque a fralda, o body, meia e/ou culote e, por último, o pijama ou macacão bem confortável. Os macacões de algodão egípcio também são uma boa opção. Mantenha a temperatura do quarto entre 24 e 26 graus e evite usar aquecedores, pois podem diminuir a umidade do ar.

No berço, principalmente para os menores de seis meses, é importante evitar edredons, cobertas ou mantas, pois podem limitar o movimento do bebê e dificultar a respiração.

Assim, escolha cobertores leves e mantas, deixando envolver o bebê dos pés até a altura do peito. Não se esqueça de verificar a temperatura corporal, evitando deixá-lo superaquecido ou com frio demais.

Mantenha a pele do bebê hidratada

A pele do bebê é muito mais sensível do que a dos adultos, e o contato com o ar frio e seco pode causar uma desidratação, deixando ela bem ressecada. Por isso, é muito importante deixar a pele bem hidratada.

O recomendado é utilizar hidratantes hipoalergênicos ou óleo vegetal após o banho. Outra recomendação é usar xampu e sabonetes naturais a fim de evitar a agressão da pele. Prefira hidratantes suaves, que não tenham fragrâncias, óleos minerais e parafina em sua composição.

Com o uso das fraldas, evite utilizar lenços umedecidos e prefira lavar com sabão e água. Além do mais, no inverno, a sede fica reduzida, por isso é importante oferecer sempre leite materno e água.

Manter os cuidados com o bebê no inverno é muito importante para deixá-lo sempre aquecido e confortável. Por isso, escolha roupas quentinhas e fique sempre atenta com a temperatura do quarto e da água do banho. Em casos de dúvidas, consulte sempre o pediatra do seu pequeno.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais, para que suas amigas também fiquem por dentro das nossas dicas!

Posts Relacionados
/

Com a chegada do inverno, o clima fica seco e o aparecimento das doenças respiratórias…

0 0
/

Com a chegada do inverno, o clima fica seco e o aparecimento das doenças respiratórias…

0 0
Leave a Reply

Your email address will not be published.