como ter uma gravidez saudável, saúde da gestante. Pré-eclâmpsia na gravidez
|

Como ter uma gravidez saudável?

Uma das maiores preocupações ao descobrir que está esperando um bebê é como ter uma gravidez saudável. Afinal, a segurança e a saúde, tanto na gestação quanto no parto, são fatores que realmente exigem atenção. 

Por esse motivo, alguns cuidados são necessários para que todo esse desenvolvimento ocorra de maneira adequada. 

Fizemos uma lista com os 5 principais cuidados que toda gestante deve ter para garantir uma gravidez saudável. Uma vez que, com o auxílio dela, você pode aprender ainda mais a evitar quaisquer problemas nessa etapa tão especial. Sabendo disso, conheça-os a seguir.

5 principais cuidados para garantir uma gravidez saudável

1. Inicie o pré-natal o quanto antes

O acompanhamento pré-natal se trata de um conjunto de exames realizados durante a gestação. Esses exames proporcionam um acompanhamento aprofundado da sua saúde e a do bebê. O que, por sua vez, contribui na prevenção de doenças ou complicações que podem provocar o parto prematuro ou aborto.

Devido à importância desse conjunto de exames, é interessante que eles sejam iniciados o quanto antes. De modo que, assim que for descoberta a gravidez, o próximo passo deve ser decidir onde fazer o pré-natal e marcar a primeira consulta.

2. Tenha uma alimentação saudável

Uma boa nutrição é a base para o desenvolvimento da gestante e do bebê. 

No entanto, uma boa nutrição não significa comer por dois. Na verdade, isso é um mito. Uma alimentação equilibrada é feita com alimentos naturais ricos em vitaminas, fibras, proteínas e gorduras boas. Ou seja, vegetais e frutas, carnes magras, ovos, laticínios, etc.

O excesso de sódio, cafeína e carboidratos simples como açúcar, por exemplo, deve ser evitado. Já as bebidas alcoólicas e a nicotina devem ser suspensas de imediato. Afinal, essas substâncias são muitos prejudiciais no desenvolvimento do bebê.

Além disso, dê preferência em comprar seus alimentos em locais bem fiscalizados, para evitar intoxicações ou contaminações. Não se esquecendo, ainda, de fazer a higienização de cada produto quando chegar em casa.

3. Tome Ácido Fólico

Ainda sobre a alimentação e nutrição da gestante, é muito importante não deixar de tomar o ácido fólico.

Apesar desse nome parecer agressivo por conta do “ácido”, o suplemento de ácido fólico é considerado indispensável na gravidez. Uma vez que a sua suplementação na gestação evita problemas congênitos no bebê ligados ao:

  • Fechamento do tubo neural. 
  • Como a espinha bífida. 
  • Mielomeningocele.

Sabendo disso, busque fazer essa suplementação diária como pelo menos 400 mcg. Vale ressaltar que esse suplemento também é distribuído gratuitamente em postos de saúde.

4. Faça exercícios

Outro ponto muito importante, mas que muitas gestantes ignoram é a prática regular de exercícios. Inclusive, a prática de exercícios é recomendada pela maioria dos obstetras. Afinal das contas, os benefícios proporcionados são variados, como:

  • Melhora do fluxo sanguíneo.
  • Aumento da qualidade do sono.
  • Controle da ansiedade.
  • Redução das dores nas costas.
  • Aumento da liberação de serotonina (o hormônio da felicidade).
  • Controle da pressão arterial, e muito mais.

Entre as práticas mais recomendadas, talvez, a mais interessante para as gestantes seja o yoga. Isso porque, além dos benefícios já citados, o yoga contribui para o:

  • O fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico.
  • Redução do risco de um parto prematuro.
  • Controle da ansiedade pela respiração.
  • Aumento do equilíbrio.
  • Correção da postura.
  • Redução do risco da incontinência urinária de esforço.

5. Não tome nenhum medicamento sem prescrição

Esse deveria ser um cuidado não apenas de uma gestante, mas de todo mundo que quer preservar a saúde. Contudo, para garantir uma gravidez saudável, esse cuidado deve ser triplicado. Pois, algumas substâncias podem fazer muito mal para o bebê e para gestante.

Se você, por exemplo, faz uso de um medicamento contínuo, não deixe de perguntar ao seu médico se é possível continuar tomando. Caso não dê para prosseguir com o uso, peça a receita de outro, mas que possa ser utilizado nessa etapa.

Não somente, explique quais são os medicamentos que você faz uso eventualmente. Isso porque, eles também podem ter grande influência nessa fase.

Tenha uma ótima gravidez

Agora, que você conheceu os principais cuidados para uma gravidez saudável, esperamos que você e seu bebê tenham muita saúde. Ressaltamos que respeitar as necessidades fisiológicas é de extrema importância. Então, escute mais o seu corpo e os sinais que ele demonstra.

A sonolência no primeiro e terceiro trimestre, por exemplo, são alguns sinais que você precisa reduzir o ritmo. Desse modo, mesmo que o corpo da mulher é biologicamente preparado, as suas ações e escolhas ainda fazem toda diferença. 
Por isso, execute boas atitudes para que consiga desfrutar de uma excelente e linda gravidez. Até mais!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *