DICAS PARA MAMÃES

Quando fazer o ensaio newborn?

/
14 1
Tempo de leitura: 3 min

Os primeiros dias após o nascimento são uma fase deliciosa que deixa saudades. E que mamãe não gostaria de eternizar a delicadeza do bebê ao nascer, em imagens doces e encantadoras? É por isso que o ensaio newborn virou moda no Brasil em meados de 2014 e até hoje faz parte do checklist de muitas gestantes. 

O nome pode parecer complicado, mas ensaio newborn nada mais é do que uma sessão de fotos feita com o recém-nascido. 

Para saber mais sobre o tema e decidir se ele vai virar mais um item da sua lista de preparativos e afazeres, dê uma olhada no texto a seguir.

Como é feito o ensaio newborn

As sessões, que duram de 4 a 6 horas, podem acontecer em um estúdio ou na casa da família. 

O cenário, em geral, é simples: moisés de vime, mantas, cestos, toalhas. E há quem prefira, em vez das fotos posadas, fazer um ensaio mostrando o cotidiano da família com a chegada do novo membro. Isso inclui banhos, mamadas, soninho no berço, e o que mais os pais e fotógrafos acordarem. 

Quais são os cuidados necessários

É preciso respeitar as vontades do recém-nascido, deixá-lo dormir quando quiser e nas posições que forem naturais para ele. O ambiente deve estar com a temperatura de 28 a 30 graus, para que o bebê não sinta frio, e as luzes devem ser suaves. Todo o material utilizado, como manta e cesto, deve ser higienizado e próprio para o neném. 

É importante que os pais conversem com o fotógrafo e evitem expor o bebê a situações incômodas, como flashes, e poses prejudiciais à saúde, como aquela em que o recém-nascido parece segurar a cabeça com as mãozinhas. Afinal, além de ser a parte mais pesada do corpo nessa fase, ele ainda não tem musculatura para sustentá-la dessa maneira. 

Também é essencial respeitar as necessidades da criança, que, durante essa etapa, mama em intervalos curtos. Será necessário parar para alimentá-lo e trocar fraldas, e não é preciso ficar constrangida por isso. Os profissionais especializados estão acostumados e essas atividades são previstas.

Quando deve ser feito o ensaio newborn

O ideal é que aconteça entre o 5º e o 12º dia de vida do recém-nascido. Não só para registrar as feições do pequeno ao chegar ao mundo, mas também pelos hábitos do bebê, que ainda dorme bastante e movimenta-se pouco.

Como os dias seguintes à chegada do neném são cheios de novidades, é melhor não deixar os preparativos para a última hora.

Ainda na gestação, procure trabalhos de fotógrafos especializados, converse com alguns, escolha o que mais lhe agradar e deixe tudo combinado. Mesmo não sendo possível prever com exatidão quando o bebê virá ao mundo, o profissional já consegue se organizar. 

Escolhendo com carinho o profissional que registrará esse momento, o ensaio newborn tem tudo para ser um momento gostoso em família. E, ainda, render imagens que eternizarão essa fase tão bonita.

Para deixar o ensaio newborn ainda mais fofo, veja sugestões de acessórios para bebê e como usá-los!

Posts Relacionados
/

Qual é a grávida que não gosta de tirar fotos da sua barriga? Listamos dicas de como fazer lindas fotos de gestante em casa. Confira!

0 1
/

Os primeiros dias após o nascimento são uma fase deliciosa que deixa saudades. E que…

0 1
1 Comment
  • Samira Amine
    3 anos ago

    Amo tudo que compro de vocês e as dicas também!! Gratidão!

Leave a Reply

Your email address will not be published.