Mulher deitada em maca de maternidade durante trabalho de parto

Trabalho de parto: como saber e se preparar para os sinais

Os sintomas do trabalho de parto podem confundir algumas mulheres, pois eles se assemelham a gases, azias, indigestões e outros tantos sinais comuns de toda a gestação.

Por isso é comum ouvirmos histórias de grávidas que não sabiam que estavam entrando em trabalho de parto.

E para que você não precise passar por essa situação, preparamos esse artigo completo, explicando como identificar os sinais de um trabalho de parto e como ele funciona na prática.

Vem com a gente!

Sinais do trabalho de parto: como saber que começou?

Mulher apertando barriga em trabalho de parto

Os sinais do trabalho de parto são:  bolsa estourada,  contrações,  dilatação do colo do útero e perda do tampão mucoso.

Abaixo, explicamos mais detalhes sobre cada um desses sinais. Acompanhe!

Bolsa estourou

O rompimento da bolsa é a saída de um líquido semelhante a urina, mas que tem uma cor mais clara e alguns traços esbranquiçados.

Esse rompimento pode ocorrer tanto no início, como no final do trabalho de parto e a sua maior característica é que diferente da urina, você não consegue segurar a saída dele.

Contrações

As contrações são um dos sinais que mais confundem as mulheres, afinal de contas, elas são comuns durante toda a gravidez.

Mas antes do parto elas são mais frequentes, mais intensas e aparecem em um espaço menor de tempo, como entre 3 e 5 minutos.

Dilatação do colo do útero

A dilatação do colo do útero é um sinal do nascimento do bebê que só consegue ser visto no hospital por enfermeiros, parteiros ou obstetras.

E para que o bebê consiga nascer, a mulher precisa apresentar uma dilatação de 10cm do colo do útero.

Perda do tampão mucoso

A perda do tampão mucoso acontece a partir da trigésima sétima semana de gravidez.

Ela se trata de uma secreção gelatinosa rosada ou marrom e pode ser identificada quando você vai ao banheiro e se limpa.

Caso ocorra um leve sangramento, não se espante, pois é comum de acontecer quando há a perda do tampão mucoso.

Porém, se o sangramento for intenso, procure um atendimento de emergência.

Como funciona o trabalho de parto?

Contrações de trabalho de parto

A forma como funciona o trabalho de parto depende do tipo de parto que você planejou com o seu obstetra.

Em caso de cesárea, por exemplo, o procedimento acontece com uma cirurgia agendada para alguns dias antes da possível data do parto, portanto, é comum que a mulher não apresente sinais de trabalho de parto.

Já nos casos de parto normal, o trabalho de parto é mais demorado e não exige que você vá imediatamente para o hospital após os primeiros sinais, principalmente se as suas contrações não forem ritmadas e frequentes.

Para saber a diferença entre parto normal ou cesárea, leia o nosso artigo completo sobre o tema clicando aqui.

Na sequência, explicamos as três  fases de como funciona o trabalho de parto.

1ª Fase – Dilatação

As contrações acompanham a dilatação do colo do útero e do canal de parto, que por sua vez precisa atingir 10 cm para que o bebê consiga passar.

É nesta fase que a mulher sente fortes contrações uterinas irregulares e há um aumento de secreções cervicais, além da perda do tampão mucoso.

Quando a mulher começa a apresentar contrações mais regulares e dolorosas, significa  que a dilatação já está superior a 5cm.

O tempo de duração desta primeira fase do trabalho de parto varia para cada gestante, mas geralmente dura de 8 a 14 horas.

Aqui, é fundamental que você vá para a maternidade ou hospital para ter assistência profissional.

2ª Fase – Expulsão

A segunda fase do trabalho de parto é a expulsão, que pode durar entre duas e três horas e ocorre assim que o colo do útero já chegou a sua dilatação máxima.

É aqui que a mulher começa a fazer força para o beber descer, portanto, é um momento geralmente bem doloroso.

Para que tudo ocorra da melhor maneira possível, é fundamental que você siga todas as instruções dadas pelos profissionais da saúde ao seu redor.

3ª Fase – Dequitação ou saída da placenta

Por fim, chegamos à terceira fase, a da saída do bebê da placenta.

Essa saída pode ser espontânea ou pode ser induzida pelo médico.

Nela, é comum que seja feita administração de ocitocina, um hormônio com capacidade de favorecer o trabalho de parto e o processo de nascimento do bebê.

Aqui a equipe de enfermagem e obstétrica irá fazer uma avaliação geral em você,  mamãe, e fazer a tração controlada do cordão umbilical.

Depois de uma avaliação completa da saúde da mãe e do seu bebê, o recém-nascido finalmente é colocado em contato com você para a primeira amamentação.

Como se preparar para o trabalho de parto?

Na sequência, separamos algumas maneiras eficazes de se preparar para o trabalho de parto. Confira!

  • Faça exercícios: movimente-se com caminhadas moderadas e yoga, sempre respeitando os limites do seu corpo.
  • Coma tâmaras: elas diminuem as chances de você necessitar de medicamentos de progressão ou indução do parto.
  • Fortaleça a musculatura do assoalho pélvico: para isso você pode fazer exercícios com a bola suíça ou bola de pilates, se sentando nelas e movimento os quadris de um lado para o outro.
  • Mantenha relações sexuais: o sexo ajuda a induzir o parto por meio do estímulo uterino que os orgamos provocam e pela liberação natural de ocitocina, deixando o seu colo do útero mais maleável para dilatação.
  • Tenha boas noites de sono: pesquisas mostram que mulheres que dormem menos de seis horas diárias no último mês da gestação tem trabalho de parto mais longo e mais chances de partirem para a cesárea.
  • Prepare todo o enxoval do seu bebê: para não precisar se preocupar com nenhum detalhe de o que levar para o trabalho de parto, deixe sua bolsa maternidade já arrumada com tudo o que você e o seu recém-nascido irão precisar.

Garanta o enxoval perfeito para levar na bolsa maternidade no dia do parto! Clique aqui e confira a seleção dos melhores itens.

Conclusão

Com esse artigo a nossa missão era ajudar você a entender que os sinais de um trabalho de parto são:

  • bolsa estourada;
  • contrações;
  • dilatação do colo do útero;
  • perda do tampão mucoso;

Além do mais, esclarecemos que existem três fases do trabalho de parto, sendo elas:

  • dilatação;
  • expulsão;
  • dequitação.

No mais, demos alguns alertas de como se preparar para esse momento, como fazer exercícios, comer tâmaras e deixar a sua bolsa maternidade pronta para esse acontecimeto!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *