Gravidez planejada
DICAS PARA MAMÃES

Gravidez planejada: informações essenciais para os pais

Tempo de leitura: 7 min

A gravidez planejada, e mesmo a não planejada, é um momento mais do que especial e mágico para a vida de um casal e de todo o resto da família.

Porém, não é segredo para ninguém que uma gestação programada tem muitas vantagens se comparada a uma gestação que acontece de repente e fora dos planos.

Afinal, o simples fato de existir um planejamento prévio já ajuda no preparo físico, emocional, financeiro e do relacionamento.

Mas afinal, você sabe quais são os fatores que envolvem uma gravidez planejada? Sabe, por exemplo, todos os passos que deve considerar nesse processo de preparação?

Se você não sabe, não tem problema! Nós preparamos esse artigo para te ajudar com todas as questões que giram em torno de uma gravidez planejada. 

Vem com a gente ficar por dentro de tudo!

O que é uma gravidez planejada?

gravidez planejada o que e - Gravidez planejada: informações essenciais para os pais

Antes de falarmos sobre o que é uma gravidez planejada, é fundamental entender que ela é diferente da gravidez desejada.

Quando uma gravidez é desejada, significa que o casal descobriu a gestação e recebeu com felicidade a notícia, mas não houve um plano para que isso acontecesse nesse momento.

Já a gravidez planejada, por sua vez, está relacionada a diversas atitudes que o casal toma e fatores que eles levam em conta para definir o melhor momento para a gestação.

Entre esses fatores, são considerados pontos financeiros, pessoais, emocionais, da saúde da mulher, da rotina do par, do restante dos familiares e muito mais.

A gravidez planejada também tem contato prévio com um médico, para que ele ajude o casal a planejar essa gravidez corretamente, ajudando no aumento da fertilidade da mulher e para que os espermatozoides do homem fecundem mais fácil.

Além disso, o médico também avalia a saúde completa da mulher, para conhecer o seu corpo e as suas condições atuais, para analisar as chances dela engravidar com segurança, tanto para ela quanto para o bebê.

Sem dúvidas o contato com o médico é um dos pontos mais importantes da gravidez planejada, pois depois do aval e instruções de um profissional, os papais podem começar a organizar as finanças, o quarto do bebê, a rotina, o emocional e muito mais.

O que é importante saber antes de planejar uma gravidez? 

Se você acha que chegou o seu momento de ser mãe e quer dar início a uma gravidez planejada, antes de tudo é preciso ver como anda a sua saúde. Para isso, você deve fazer um check-up completo.

Também é fundamental que essa seja uma vontade mútua sua e do seu parceiro, considerando que ambos estão prontos para essa nova fase da vida em que vocês irão dormir menos, viajar menos e viver muito mais pelo bebê.

gravidez planejada frases - Gravidez planejada: informações essenciais para os pais

– Quando é a hora de ter o primeiro filho?

Cientificamente falando, a hora de ter o primeiro filho deve levar em conta principalmente a idade da mulher.

Os médicos recomendam que isso aconteça entre os 20 e 30 anos de idade, pois nesse período a mulher tem maiores chances de engravidar sem riscos.

Com o passar do tempo, a produção de óvulos diminui e a gravidez pode ser mais difícil de acontecer e ter mais riscos.

Depois dos 30 anos, por exemplo, as chances de aborto, complicações no parto e hipertensão gestacional são maiores.

Mas não avalie somente a idade que a ciência estipula como ideal para ter um filho, afinal, há pontos tão importantes quanto as condições hormonais e genéticas.

A maturidade, por exemplo, é um desses pontos, e nós estamos falando tanto da sua como a do seu parceiro.

Escolher ter um filho é abrir mão do tempo para si, abrir mão de alguns momentos do casal, considerar que é uma responsabilidade para a vida toda e também o fato de que os filhos estão saindo de casa cada vez mais tarde.

Como planejar uma gravidez? 

Tendo em mente o que é importante saber antes de engravidar e qual a hora certa de ter o primeiro filho, chegou a hora de saber como organizar uma gravidez planejada. Vamos nessa?

– Consulte um médico

Como nós já adiantamos anteriormente, a consulta com o médico é um dos principais pontos de uma gravidez planejada.

Ele irá avaliar a sua saúde, suas condições de engravidar e também irá ajudar no aumento de sua fertilidade caso seja necessário.

Esse momento de consulta durante os passos da gravidez planejada também é ótimo para que você tire dúvidas sobre a gestação e o que você deve fazer para que a experiência seja a melhor possível.

– Tenha uma boa alimentação

A sua alimentação deverá passar por mudanças caso você tenha alguns hábitos alimentares que não sejam ideais, como comer muito doce ou alimentos fritos.

No mais, durante o preparo para a gestação e o período da gestação, você deve ficar atenta à toxoplasmose, que ocorre por conta de saladas mal lavadas e carnes cruas.

Mas como cada organismo é diferente, na consulta médica, após os seus exames, o correto é questionar se o seu corpo exige alguma mudança alimentar nesse período.

– Analise sua saúde financeira

Ao trazer uma nova vida ao mundo, os fatores financeiros não podem ser deixados de lado.

É preciso que você e seu parceiro considerem os gastos que terão e façam um levantamento do quanto irão precisar desembolsar, verificando as suas condições de vida e o orçamento disponível.

É preciso ter uma economia reserva para casos de emergência e também aqueles inesperados, que podem ter passado batido no planejamento.

– Esteja atenta a sua saúde mental

Da mesma forma que a saúde física deve ser mantida enquanto a gravidez planejada ocorre, a saúde mental também precisa estar em dia.

Quando há um equilíbrio emocional, tudo fica mais leve, os planos se tornam mais alcançáveis e há mais disposição para fazer de tudo.

Então, se você tem algum indício de mal-estar mental, considere começar um tratamento antes de dar início a uma gravidez planejada. 

Procure ajuda, converse com quem você confia, saiba que você não está só.

Inclusive, uma gravidez traz muitas mudanças hormonais e pode levar a casos de depressão pós-parto, então é necessário estar bem consigo mesma para evitar maiores chances dessa situação acontecer com você.

Se alimente bem descanse sempre que puder, leia, reflita, converse com pessoas próximas, procure tratamento se achar que é necessário. Uma mulher bem consigo mesma é o primeiro passo para nascer uma mamãe maravilhosa!

planejando a gravidez passo a passo 500x334 - Gravidez planejada: informações essenciais para os pais

Como a LALEBLU pode te ajudar?

Uma gravidez planejada, sem dúvidas é o melhor jeito de viver uma boa gestação.

E você sabia que a LALEBLU pode te ajudar nesse momento tão especial?

Nós nos dedicamos a confeccionar roupas, enxovais e muito mais, tudo com qualidade superior para que o seu filho tenha o maior conforto, te deixando segura quanto ao bem-estar dele.

Conheça o site da LALEBLU e confira todas as maravilhas que temos para o seu futuro bebê. Você vai se apaixonar por cada peça, por cada detalhe. Surpreenda-se!

Conclusão

Quando estamos no controle e temos o poder de organizar qualquer situação, as chances de tudo dar certo são ainda maiores.

E com a gestação não é diferente, por isso, a gravidez planejada é uma escolha certeira de um casal.

Como você viu neste artigo, este ato permite que se economize dinheiro, que exista uma relação com mais confiança e que a saúde mental e física da mamãe e do papai sejam cuidadas com a devida atenção.

Você também pode gostar...