Cueiro e fralda de pano para bebês

Cueiro e fralda de pano: saiba o que são e como ajudam o bebê

O cueiro e fralda de pano são dois itens fundamentais para as mamães que estão montando o enxoval de seus bebês. E ao entender certinho o que eles são, fica mais fácil saber suas serventias e funcionalidades, além de ficar mais claro quantos deles serão necessários comprar. Então, para te ajudar nessa missão, a gente preparou esse post completo, explicando em detalhes o que é cueiro e fralda de pano, o que os difere, os seus tecidos, tamanhos, usos e muito mais!

Hora de montar o enxoval do bebê

Ao descobrir a gravidez, é comum que as novas mamães se animem para começar a montar o enxoval do bebê o mais rápido possível. Mas vá com calma! 

O primeiro trimestre da gestação é um momento em que você deve manter o foco em cuidar de si mesma por serem meses delicados e essenciais para o desenvolvimento do seu bebê. O foco no enxoval deve começar depois dessa fase, ou seja, lá pelo quarto mês da gestação, quando o sexo do bebê já pode ser descoberto.

E ao começar a colocar a mão na massa para criar o enxoval, é normal que as mamães fiquem deslumbradas com tantas roupinhas fofas e esqueçam de outros itens básicos. Entre esses itens básicos que podem ser esquecidos, estão o cueiro e fralda de pano, por exemplo, que além de correrem o risco de ficarem de fora do enxoval, costumam causar dúvidas se realmente são necessários.

Sabendo disso, já adiantamos que sim, eles são necessários! O cueiro e fralda de pano tem funcionalidades importantes e, ao longo deste post, focamos em te explicar melhor sobre eles e sobre como montar todo o seu enxoval.

Para que servem as fraldas de pano?

As fraldas de pano servem como uma ótima opção para as mamães e para o bebê, pois são confortáveis e diminuem os riscos de alergias e assaduras na pele. É claro que um dos seus principais benefícios também é o financeiro, afinal, esse tipo de fralda é reutilizável depois de uma boa lavada.

E é justamente esse ponto da lavagem que pode ser visto por outras mamães como uma desvantagem da fralda de pano, pois se torna uma tarefa a mais para fazer. Entretanto, esse ponto não se torna tão relevante quando se sabe que a fralda de pano pode ser usada cerca de 800 vezes, além de serem parceiras do meio ambiente.

Isso mesmo! 

Embora elas exijam que você use água para limpá-las e reutilizá-las, as fraldas de pano são favoráveis à natureza porque não cortam árvores para a sua produção, bem como não aumentam a produção de lixo, como ocorre com as fraldas comuns. Além do mais, as fraldas de pano são feitas de tecidos delicados e, justamente por serem macias, também costumam ser usadas para ficar entre o bebê e a toalha após o banho, para protegê-lo da saída da ducha.

O que é e para que serve o cueiro?

O cueiro serve, em um primeiro momento, para enrolar o seu recém-nascido, como se fosse um charutinho. Isso é benéfico para ele, pois nos primeiros momentos de vida, o bebê fica agitado sem motivos, chorando e batendo seus bracinhos e perninhas por pura insegurança e medo do novo espaço.

Então, ao enrolá-lo no cueiro, é comum que ele se acalme imediatamente, se sentindo mais tranquilo e seguro, como quando estava dentro da barriga da mamãe. Porém, essa não é a única função do cueiro. Esse tecido, de espessura mais leve que uma manta e mais grossa que uma fralda de pano, pode ser usado em outros inúmeros momentos da vida do bebê e da mamãe.

Por exemplo, ele pode proteger a cabeça do bebê do vento ou do sol, pode cobrir o seu pequeno em uma sonequinha fora de casa, pode servir para forrar o carrinho, a cadeirinha do carro ou os trocadores de banheiros públicos, pode cobrir os seus seios enquanto você amamenta e muito mais.

Então, quando você estiver montando o seu enxoval, não esqueça do cueiro e fralda de pano, pois ambos serão muito úteis!

Qual a diferença entre o cueiro e fralda de pano?

A diferença entre o cueiro e fralda de pano está no fato de que o primeiro é uma espécie de pano, confeccionado de algodão ou flanela. Como você viu acima, ele é útil para diversos momentos do dia a dia da mamãe e do bebê, sendo visto como um salva-vidas dos dois!

Já a fralda de pano tem um tecido mais delicado que o cueiro e é geralmente usada para as necessidades fisiológicas do seu pequeno. Sua principal vantagem está no fato dela ser reutilizável após a lavagem, garantindo uma boa economia, além de evitar alergias e assaduras ao seu bebê enquanto ele as usa.

No mais, a fralda de pano pode ser utilizada nos momentos pós-banho do seu pequeno. Isso porque ela cumpre a missão de ficar entre a toalha de banho e o corpinho do bebê, o protegendo após sair da água.

Quantas fraldas de pano são necessárias para o bebê?

Se após conhecer um pouco mais sobre o cueiro e fralda de pano, você tenha se interessado em adotar as fraldas, saiba que o indicado é ter em média 24 delas em seu enxoval.

Qual o tamanho de um cueiro?

O tamanho do cueiro deve ser levado em conta principalmente quando ele for usado para fazer o charutinho. Afinal, ele precisa cobrir todo corpinho do seu recém-nascido com algumas voltas. Para atender bem esse propósito, o indicado é que o cueiro tenha 20 × 25 × 10 cm.

Qual o melhor tecido para fazer cueiro?

O cueiro ideal deve ser macio, para garantir conforto ao entrar em contato com o bebê. Por isso, nossa indicação é que você busque por cueiros confeccionados em 100% algodão, já que esse é um dos tecidos mais macios disponíveis, além de garantir que a pele respire bem.

Quantos cueiros são necessários?

Nossa indicação é que você invista em pelo menos 5 cueiros para o seu enxoval, assim você terá opções o suficiente para embalar o seu pequeno e usufruir de todas as outras serventias desse item que nós citamos.

Quando é o melhor momento para arrumar a mala da maternidade?

A sua mala da maternidade deve começar a ser montada na 34ª semana de gestação. Quando você estiver na 37ª semana da gestação, é fundamental que a mala toda já esteja pronta, pois o seu bebê pode nascer a qualquer instante a partir de então.

E lembre-se que ao começar a organizar a sua mala, você deve levar em conta qual a estação do ano que o seu bebê vai nascer. Pois tendo isso em mente, você irá escolher os itens corretos para levar e que vão proteger o seu pequeno nos primeiros momentos de vida dele.

O que levar para na maternidade para o bebê? Saiba os itens essenciais!

Abaixo, separamos quais são os itens que um recém nascido precisa e você deve levar em sua mala de maternidade. Confira:

  • 4 fraldas de pano;
  • 2 cueiros;
  • 1 saída de maternidade;
  • 6 meias para recém-nascido;
  • 2 mantas;
  • 3 casaquinhos
  • 3 pares de sapatos;
  • 3 pares de luvas de malha;
  • 1 touca de malha ou tricô;
  • 3 luvas;
  • 6 pagãos para recém-nascido;
  • 2 pacotes de fraldas descartáveis tamanho RN;
  • 1 tubo de pomada para assaduras;
  • 1 sabonete em barra ou líquido (neutro ou hipoalergênico).

Com esse post, nossa missão era apresentar as funcionalidades do cueiro e fralda de pano. Por isso, explicamos melhor o que são cada um deles, para que servem e as suas diferenças.

Além do mais, apresentamos algumas dicas sobre a mala da maternidade, como tê-la pronta na 37ª semana da gestação e sempre levar em conta qual a estação em que seu bebê vai nascer enquanto organizá-la. No mais, não se esqueça: sua mala da maternidade deve ter pelo menos 4 fraldas de pano e 2 cueiros!

Conforto e cuidado: Mantas e Cueiros Laleblu para bebês

As mantas e os cueiros da Laleblu são feitos com materiais de alta qualidade, oferecendo uma sensação suave e aconchegante para o bebê. Além disso, fabricados com padrões delicados e encantadores, que combinam estilo e conforto. Essas mantas e cueiros não apenas mantêm o bebê aquecido, mas também adicionam um toque de beleza ao enxoval.

A Laleblu é uma loja especializada em conforto para os pequenos com tradição, sofisticação e atendimento via WhatsApp. Aqui, você encontra uma linha completa de Mantas e cueiros para o seu Bebê com pagamento em até 6X sem juros.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *