bebê chorando à noite

Seu bebê não dorme à noite? Veja 5 coisas que podem ajudar!

Se o bebê não dorme à noite ou não tem um sono consistente, saiba que isso é bastante comum nos primeiros meses. No entanto, sabemos que essa inversão ou divisão do sono acaba sendo um desafio para os pais, até porque eles já possuem uma rotina.

Nesse sentido, é muito importante estimular a formação de uma rotina de sono mais adequada para o seu bebê. Afinal, um bom sono é fundamental, tanto para o neném quanto para os papais. 

Por isso, selecionamos 5 dicas para o seu bebê que não dorme à noite ou não tem um sono estável. Conheça cada uma delas e promova uma rotina consistente para que o seu bebê durma a noite toda. Vamos lá?

O bebê não dorme à noite: 5 dicas de como corrigir o seu sono 

1. Ajude-o a diferenciar a rotina diária da rotina noturna

O primeiro passo para estimular um período de sono é ajudar o neném a entender a diferença da noite para o dia. 

Manter a casa iluminada e com os sons normais do dia contribui para que o bebê passe mais tempo acordado. Ao mesmo passo que, diminuir a iluminação e os ruídos à noite, ajuda o bebê a ter mais sono. Principalmente porque a melatonina é o hormônio do sono que acaba sendo estimulado em ambientes mais escuros e silenciosos.

2. Mantenha o bebê no berço

Dormir sempre no mesmo local ajuda o bebê entender que aquele é o local para repousar. O que inconscientemente facilita o seu descanso. Portanto, deite o seu neném ainda acordado no berço para estimular que ele consiga aprenda a pegar no sono sozinho. 

Além disso, só retire-o do berço caso esteja desconfortável ou sujo. Afinal, mudar ele toda hora de lugar pode confundir o seu local ideal de sono. 

3. Amamente-o antes de dormir

Essa dica é clássica, porém muito eficiente, visto que mantém o bebê saciado por mais tempo. Sem falar que, ao se alimentar, o corpo humano libera hormônios de bem-estar que ajudam no relaxamento. 

Então, se o seu bebê não dorme a noite toda e acorda no meio da madrugada com fome, essa técnica pode ajudá-lo a dormir melhor.

4. Dê banho no bebê 

Só pelo lado higiênico, o banho já é essencial para manter o conforto antes de dormir. Todavia, um banho quentinho ajuda no relaxamento muscular. O que, por sua vez, faz toda diferença para que o seu neném pegue no sono mais rapidamente.

5. Coloque uma roupa adequada

Se o seu bebê não dorme à noite com uma roupinha confortável, ele pode se sentir incomodado com o tempo. O que pode até levá-lo a acordar no meio da noite. 

Por isso, observar se o tecido da roupinha é feito de 100% algodão, sem botões, fios ou elásticos é essencial.  

Ajude o seu bebê dormir bem e na hora certa 

Se o seu bebê não dorme à noite, experimente seguir essas dicas para montar uma rotina de sono equilibrada. Segundo os pediatras, um neném já pode começar a dormir sozinho por volta dos 8 meses. No entanto, estimular essa rotina de forma gradual facilita a sua adaptação.

Esperamos ter te ajudado a regular o sono do seu neném. Com paciência e carinho, temos certeza de que tudo dará certo e vocês poderão dormir cada vez melhor. Até mais!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *