DICAS PARA MAMÃES

5 benefícios do yoga na gravidez

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yoga na gravidez
Tempo de leitura: 3 min

É crescente a busca pelo yoga na gravidez. Isso, por sua vez, é devido aos diversos benefícios proporcionados por seus exercícios e posturas. Eles conseguem melhorar desde a saúde física até a mental. Algo que é praticamente indispensável, principalmente na gravidez.

Então, se você está enfrentando esses desafios durante a sua gravidez, saiba que o yoga pode ajudar aliviá-los.

Conheça, então, quais são os principais benefícios do yoga na gravidez. Para que, com eles, tanto você quanto o bebê possam aproveitar essa etapa com mais tranquilidade e qualidade de vida. Vamos lá?!

5 benefícios do yoga na gravidez

1. Controla a ansiedade

Começando pelo combate ao um dos piores inimigos de uma gestante. O yoga ajuda no controle da ansiedade. Isso se justifica, pois uma das práticas dessa atividade é trabalhar o controle da respiração.

Como a respiração é importante durante a gestação, no parto e na recuperação, aprender a controlá-la é um grande diferencial. Desse modo, por meio de práticas respiratórias bem controladas, é possível aliviar essa pressão. Incentivando ao sentimento de paz consigo mesma e equilíbrio emocional.

2. Alivia as dores

O corpo da gestante passa por inúmeras transformações ao longo da gestação. São diversas dores comuns na gravidez que podem incomodar a gestante. Um dos principais benefícios do yoga, nesse sentido, é ser capaz de aliviá-las.

A dor lombo-pélvica, por exemplo, é um problema para muitas gestantes. O yoga, por sua vez, é um dos métodos alternativos mais utilizados para aliviar essa dor. Para se ter noção da eficiência dessa prática, basta analisar um ensaio clínico brasileiro com 60 mulheres com dor lombo-pélvica.

Segundo esse ensaio, metade das gestantes utilizou a hatha yoga para redução do problema durante a gravidez. Por conta disso, houve melhora significativa avaliada por testes de provocação de dor lombar nas gestantes que a praticaram. Ao contrário das que não realizaram, visto que não houve variação.

3. Fortalece o assoalho pélvico

Um erro muito comum que algumas gestantes cometem é acreditar que na gravidez não se pode se exercitar. Esse tipo de pensamento só dificulta a gestação, pois a futura mamãe fica sedentária e passível a algumas surpresas indesejáveis.

A prática de yoga fortalece o assoalho pélvico (músculo localizado entre as pernas e regula a abertura da vagina, da uretra e do ânus). O fortalecimento desse músculo auxilia para evitar que o bebê nasça prematuro ou que a mulher tenha incontinência urinária de esforço.

Logo, quando se pratica o yoga, a chance de parto normal é maior, visto que a capacidade muscular é bem trabalhada.

4. Reduz o inchaço e enxaquecas

Outra vantagem da prática do yoga é a significativa melhora na circulação sanguínea. Principalmente, devido às posturas trabalhadas durante a prática.

Essa melhora da circulação sanguínea traz vários benefícios para o corpo, como: redução de enxaquecas e inchaços. 

5. Melhora a postura

Outro benefício do yoga é a manutenção ou correção da postura. Essa prática possui posturas e exercícios que contribuem para ajudar a gestante nesse aspecto.

Sendo essencial, portanto, considerando que a postura de uma gestante vai sendo prejudicada conforme o desenvolvimento da gravidez e do peso. Agentes esses que são capazes até mesmo de mudar o equilíbrio da gestante. 
Diante de todos esses benefícios, esperamos ter te auxiliado a entender a importância do yoga durante a gestação. Tenha uma gestação ainda mais tranquila. Até breve.

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