Conheça 5 alimentos que devem ser evitados durante a gravidez

É preciso ter muito cuidado na ingestão de alimentos no período de gravidez, afinal, todos os nutrientes ingeridos serão repassados para a criança.

Pensando nisso, separamos 5 alimentos que é bom evitar durante a gravidez, para não trazer risco para o desenvolvimento do seu filho.

Boa leitura!

Peixes com alta taxa de mercúrio

Mercúrio é um elemento extremamente tóxico para o organismo. Ele é encontrado comumente em águas contaminadas. Em altas quantidades, ele é extremamente prejudicial ao sistema nervoso, ao sistema imunológico e ao funcionamento dos rins. Mesmo em baixas quantidades, ele pode causar graves problemas de má formação no desenvolvimento do feto.

Os oceanos são geralmente os maiores locais de concentração de mercúrio e, por consequência, os animais que vivem nele são contaminados. Geralmente por conta da alimentação, peixes marinhos podem concentrar altas taxas de mercúrio.

Então, alimentos como carne de tubarão, peixe-espada e atum devem ser evitados durante a gravidez. Há vários outros peixes que podem apresentar altas taxas, então, antes de comer, sempre é bom pesquisar.

Carne mal passada e processada

A ingestão de carne crua traz o risco de ingestão de inúmeras bactérias como as que causam toxoplasmose (a Escherichia coli) e listeriose, além de outros problemas. Infecções dessa natureza podem gerar problemas como doenças neurológicas severas, incluindo epilepsia.

Carnes processadas, como salsichas, também podem apresentar uma vasta gama de bactérias, que podem chegar até o alimento durante a estocagem ou processamento.

Ovo cru

O principal perigo do ovo cru é a bactéria Salmonella que causa uma doença chamada Salmonelose.

Mesmo que geralmente a doença não ocorra em casos mais graves, em algumas raras situações a infecção pode ocasionar em cólicas uterinas, o que pode acarretar o nascimento prematuro ou até mesmo a morte do feto.

É sempre bom estar atenta a todos os alimentos, já que sorvetes caseiros, maionese caseira e até ovos mexidos podem conter ovos que não foram cozidos.

Cafeína

Esse tópico da lista não está proibido, mas a recomendação é de apenas 200 mg por dia.

O organismo tem uma facilidade muito grande em absorver cafeína e a facilidade que esse componente apresenta em adentrar na placenta também não é pequena.

Contudo, nem o bebê nem a placenta contém a enzima capaz de absorver cafeína, então ingestão excessiva pode causar acúmulo. Esse acúmulo pode provocar problemas de crescimento no bebê e nascimento abaixo do peso saudável.

Vale lembrar que não é só o café que tem cafeína: alguns refrigerantes e chás também apresentam esse componente em sua composição.

Sushi

O risco de contrair listeriose é bastante alto no consumo de peixes crus. Além disso, também há o alto risco de contaminação por mercúrio. Então, o melhor a se fazer é evitar consumir qualquer tipo de alimento que não foi cozido adequadamente.

Ter o acompanhamento profissional adequado é essencial para que o nascimento do seu filho seja tranquilo e para que ele venha ao mundo bastante saudável.
E para ter acessórios e roupas de qualidade, basta acessar a Laleblu. Lá você encontra de tudo para o conforto do seu filho!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *