como lavar a roupinha do bebê

Como Lavar Roupa de Bebê: Conheça dicas importantes

O nascimento de um bebê é uma ocasião de grande alegria e felicidade para uma família. No entanto, também traz consigo novas responsabilidades, uma das quais é cuidar das roupas do bebê com a devida atenção. A pele do recém-nascido é delicada e sensível, o que torna essencial lavar as roupas do bebê de maneira adequada. Neste post, vamos explorar detalhadamente as dicas mais importantes para garantir que as roupas do seu bebê estejam sempre limpas, seguras e confortáveis.

A importância da lavagem correta da roupinha do bebê 

É claro que fazer uma lavagem correta das roupas é algo importante para qualquer pessoa, mas, no caso dos bebês, isso é ainda mais essencial.

Isso porque os nenéns têm a pele mais frágil e, além disso, nos primeiros meses de vida, ainda estão em adaptação ao mundo externo. 

Para fazer com que eles fiquem bem — saudáveis, seguros e confortáveis — é necessário lavar as roupinhas com todo o cuidado e amor. 

Qual é o jeito correto de lavar a roupa do bebê: na máquina ou na mão?

A escolha entre lavar à mão e usar a máquina de lavar depende de suas preferências pessoais e disponibilidade de tempo. Ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens.

Lavagem à mão:

Se você preferir lavar à mão, encha uma bacia com água morna e adicione o detergente suave. Mergulhe as roupas e esfregue suavemente. Enxágue bem até remover todo o detergente. A lavagem à mão pode ser uma escolha carinhosa e controlada, garantindo que as roupas sejam tratadas com o máximo de cuidado.

Máquina de lavar:

Se a praticidade da máquina de lavar for a sua preferência, opte por um ciclo suave e água morna. Use sacos de lavagem para roupas delicadas e evite sobrecarregar a máquina. Isso ajuda a proteger as roupas durante o ciclo de lavagem. A máquina de lavar é conveniente para famílias ocupadas, mas escolha configurações suaves para garantir que as roupas do bebê não sofram desgaste excessivo.

Temperatura e Ciclo de Lavagem

A temperatura da água e o ciclo de lavagem são aspectos fundamentais a serem considerados para lavar as roupas do bebê com segurança.

  • Temperatura da água: A água morna é geralmente a temperatura ideal para lavar roupas de bebê. Evite água muito quente, pois ela pode encolher ou danificar as fibras das roupas. A água morna proporciona uma limpeza eficaz, ao mesmo tempo em que mantém a integridade das peças;
  • Ciclo de lavagem: Escolha o ciclo de lavagem mais suave disponível na sua máquina. Os ciclos delicados são projetados para evitar o desgaste excessivo das roupas. Evite ciclos de centrifugação muito intensos, pois eles podem deformar as roupas mais delicadas.

A temperatura da água e o ciclo de lavagem certos são essenciais para manter as roupas do bebê em boas condições.

Afinal, como lavar roupa de bebê?

como lavar roupa de bebe laleblu

Nós vamos te contar não só como lavar roupa de bebê antes do primeiro uso, mas também de outros momentos e ocasiões. Confira:

Antes do primeiro uso 

A primeira lavagem deve ser feita entre a 30.ª e a 31.ª semana de gestação. Além disso, também quando todo o enxoval já estiver disponível. Lave todas as peças, separadas por cores, e deixe-as secar na sombra. 

Outro cuidado muito importante é passar e dobrar roupinha por roupinha. Vale destacar que a alta temperatura do ferro ajuda a eliminar bactérias. 

Observação: já lave uma boa quantidade de roupas, para que você não precise repetir a tarefa semanal ou ainda que mensalmente.

Lembrando que, nos primeiros meses de vida do neném, você já estará bem atarefada (o) com outros cuidados relacionados ao bebê. O melhor é adiantar e resolver o maior número de tarefas possível. 

No dia a dia

As roupas usadas também devem ser separadas por cores na hora da lavagem. Mais do que isso: mantenha as peças separadas das roupas dos adultos. O ideal é que isso seja feito até a criança completar quatro anos. 

É que o sistema de defesa dos pequenos é mais frágil do que dos adultos, por isso, devemos manter as roupinhas separadas.

Assim, não há o risco de, por exemplo, uma bactéria da camisa do papai entrar em contato com as roupas do bebê ou da criança. 

Dúvidas frequentes sobre como lavar a roupa de bebê

como lavar roupa de bebe dicas importantes

Quando o assunto é como lavar roupa de bebê, ainda surgem mais algumas outras dúvidas bem pontuais — ainda mais para quem vai ser mamãe ou papai de primeira viagem. Então, para que tudo fique bem claro, confira as nossas respostas, a seguir: 

Escolha do detergente adequado:

A escolha do detergente é um aspecto fundamental na lavagem das roupas do bebê. A pele sensível do bebê pode reagir a produtos químicos agressivos, portanto, opte por um detergente suave e hipoalergênico, formulado especificamente para bebês.

Evite detergentes perfumados e com corantes, pois eles podem causar irritações na pele sensível do bebê.

Escolher um detergente adequado é um passo simples, mas importante, para garantir que as roupas do bebê permaneçam macias, limpas e livres de irritações.

Pré-lavagem:

Antes de iniciar o ciclo de lavagem propriamente dito, é aconselhável realizar uma pré-lavagem. Isso é particularmente útil para remover manchas de leite, papinha ou qualquer sujeira visível nas roupas do bebê.

Aqui estão os passos para a pré-lavagem:

  • Enxágue as roupas com água fria para remover o excesso de sujeira;
  • Aplique uma pequena quantidade de detergente suave diretamente sobre as manchas, esfregando delicadamente com um pincel de cerdas macias;
  • Enxágue novamente para garantir que todo o detergente tenha sido removido.

Esses passos simples podem ajudar a garantir que as roupas do seu bebê saiam da máquina de lavar completamente limpas e livres de manchas.

Onde colocar as roupas do bebê para secar?

As roupinhas podem ser colocadas em um varal mesmo, na varanda ou no quintal, tanto faz (desde que o local seja bem arejado). 

Se você tiver uma secadora de roupas, também vale usá-la. O bom é que esse eletrodoméstico oferece mais praticidade. Afinal, já dá para economizar o tempo de colocar e tirar as roupas do varal. 

É preciso passar a roupa do bebê?

Sim, as roupas do bebê também devem ser passadas. Como nós comentamos, anteriormente, a alta temperatura do ferro de passar ajuda a eliminar as bactérias.

Dessa forma, é um reforço para garantir o cuidado com a saúde e bem-estar dos pequenos. Além disso, algumas peças também precisam ser passadas para ficarem mais bonitinhas no neném. 

Após a lavagem, como guardar a roupa do bebê?

Os cuidados vão além de como lavar roupa de bebê. A forma como você guarda os lookinhos também é fundamental. Caso contrário, todo o cuidado com a lavagem pode se tornar inútil. 

Então, depois de lavar e passar as roupinhas, dobre peça por peça e deixe-as no guarda-roupa.

Muito importante: uma vez por semana, pelo menos, verifique se as gavetas e divisórias do móvel estão devidamente limpas. Você pode higienizar tudo com uma flanela úmida mesmo. 

Não se esqueça de que as camisas, jaquetas e afins devem ser guardadas em cabides. 

Na Laleblu, você encontra as melhores roupinhas para o seu bebê! 

Vista o seu bebê com muito conforto e sofisticação com a Laleblu

Aqui, na Laleblu, temos uma variedade de modelos encantadores, tanto para meninas quanto para meninos, que serão um verdadeiro caso de amor à primeira vista!

Nossas seleções para bebês vão desde macacões, calças e bodies mais simples até aqueles modelos mais aconchegantes, elaborados em lã e tricô. Temos também em nosso catálogo roupas temáticas, que tornam o momento de vestir ainda mais divertido, encantando a todos com os bebês que irradiam charme!

A Laleblu é uma loja especializada em conforto para os pequenos com tradição, sofisticação e atendimento via WhatsApp. Aqui, você encontra uma linha completa de Produtos e Presentes para o seu Bebê com pagamento em até 6X sem juros.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *