Mãos de mãe segurando os pés de bebê recé-nascido ilustrando como preprar a chegada de um bebê

Chegada do bebê: como se preparar seguindo 7 passos

A chegada do bebê traz consigo várias dúvidas e medos aos papais, principalmente porque ela muda toda a rotina e relações. É inegável que a vinda do novo membro da família traz inúmeras alterações e expectativas que, de começo, podem ser difíceis de lidar. Porém, um bom preparo ajuda o impacto dessa chegada ser um pouco menor. E são justamente dicas para esse preparo que vamos te dar ao longo deste.

O que representa a chegada de um bebê?

A chegada de um bebê representa um momento mágico e único na vida dos pais, repleto de expectativas, mas também de medos e inseguranças. Com o parto se aproximando, seja ele normal ou cesárea, fica cada vez mais real a ideia de que em breve os papais terão no colo o seu bebê. E com isso, a chegada pode começar a causar um pouco de ansiedade.

Ansiedade para viver o momento do parto, em relação às dores, de olhar pela primeira vez para o seu filho e segurá-lo. E enquanto tudo isso acontece na prática, a chegada do bebê representa muita comoção e marca a memória como nenhuma outra lembrança.

Mãe preparando-se para a chegada de um bebê

Depois, a chegada vai mudando as suas representações ao longo do tempo com o seu recém-nascido, se transformando em sentimentos de insegurança, satisfação, medo, alegria, cansaço e realização. Tudo muda com um bebê e isso é fato. Agora você tem alguém que mais do que tudo precisa do seu carinho, do seu cuidado, do seu afeto e paciência.

Chegada do bebê: como se preparar?

A chegada do bebê exige preparo dos pais. E esse preparo começa desde a organização da bolsa maternidade até a organização de lembrancinhas para o dia do parto.

Na sequência, te ajudamos com todos esses pontos. Acompanhe!

7. Faça um checklist da mala de maternidade

A mala maternidade precisa ser organizada com coisas que você, mamãe, precisará para o dia do parto, assim como as coisinhas que o seu recém-nascido irá necessitar. Para a mala maternidade do bebê, nós destacamos uma lista com os seguintes itens:

  • Três pares de roupas RN, com meia, luvas, body, calça e tip top (confira aqui boas opções de roupinhas para bebê);
  • Três mantas e cueiros;
  • Fralda de pano;
  • Pano de boca;
  • Toalha do estilo fralda;
  • Pacote de lenço umedecido;
  • Pacote de fraldas RN;
  • Pomada para assadura.

Já a mala maternidade da mamãe deve ter:

  • Chinelos;
  • Roupa confortável para saída da maternidade;
  • Cinco calcinhas;
  • Pijama com acesso para a amamentação;
  • Três sutiãs de amamentação;
  • Absorvente noturno;
  • Absorvente para seio;
  • Itens de higiene, como escova e pasta de dente, cosméticos, shampoo, maquiagem (caso use);
  • Documentos pessoais.

6. Prepare sua rede de apoio

Para que as mães consigam manter a sua saúde mental e emocional com a chegada do bebê, é fundamental ter uma rede de apoio por perto. A rede de apoio se trata de um grupo de pessoas que oferecem suporte tanto na gestação quanto no momento em que o bebê nasce.

Ela pode ser composta por amigos, parentes, vizinhos e também grupos de apoio psicológico. A sua função é não deixar os pais sobrecarregados com os cuidados do recém-nascido, os deixando confortáveis para pedir ajuda sempre que for preciso. 

5. Esclareça as suas dúvidas

Antes do parto, é essencial que você esclareça todas as suas dúvidas com o seu obstetra e pediatra. Se possível, contrate uma doula, profissional que poderá te ajudar durante a gestação e no trabalho de parto. Então, marque uma consulta e leve todas as questões que você ainda não tem certeza sobre o nascimento do seu filho ou o seu parto.

Alguns temas que você pode abordar são:

  • orientações sobre os cuidados com o seu bebê nos primeiros dias de vida dele;
  • como fazer a higiene correta do seu recém-nascido;
  • quais vacinas ele deve tomar;
  • quais medidas de segurança você pode adotar em casa e quando for sair com o bebê;
  • orientações sobre aleitamento materno e cuidados com a sua mama;
  • orientações sobre alterações hormonais e como elas interferem no seu emocional após o parto;
  • dicas de livros sobre maternidade.

4. Prepare-se para o parto

O preparo para o parto envolve desde movimentos com o corpo até alguns alimentos que você pode ingerir que irão facilitar esse momento. No que diz respeito aos movimentos, a dica é fazer exercícios que ajudem gestantes no trabalho de parto, como os de yoga ou pilates.

Você também pode apostar em atividades que fortaleçam a musculatura do seu assoalho pélvico, que sustenta todos os órgãos dessa região. Dentre as atividades que o fortalecem, destacamos o exercício kegel e a bola suiça/bola de pilates.

Na alimentação, uma dica é comer tâmaras, o que ajuda a diminuir a necessidade de medicamentos de progressão ou indução ao parto, segundo estudo do Periódico de Obstetrícia e Ginecologia dos Estados Unidos.

3. Estude sobre os primeiros meses do bebê

Os primeiros meses do bebê envolvem muito choro, amamentação, arrotos, fraldas sujas e sonecas. Mas é preciso estudar bem cada um desses momentos, para saber o que fazer quando eles acontecerem, sem erros. Com a amamentação, por exemplo, podem vir as temidas cólicas, que ocorrem porque o sistema digestivo do seu filho ainda não está totalmente formado.

Neste caso, para evitá-las, existem diversos alimentos que você, mamãe, deve evitar, pois eles induzem a cólica no seu pequeno por meio do seu leite. Confira aqui a lista de alimentos para evitar cólica no bebê.

O choro também precisa ser estudado, afinal, por meses essa será a única forma que o seu pequeno irá se comunicar com você, então, você precisa aprender o que cada tipo de choro significa.

Por fim, existem outras questões que valem um bom estudo, como temperatura do corpo do seu bebê, para saber se ele está com frio ou calor e também como lidar com os horários de descanso, principalmente no que diz respeito a janela de sono.

2. Descanse muito

Sim, o descanso faz parte dos preparativos para chegada do bebê. Isso porque a gravidez exige muito do seu corpo, principalmente no momento do parto, portanto, mantenha o seu corpo relaxado até lá é fundamental. Então, durma bem, acalme seu corpo, sua mente e modere nos exercícios físicos.

1. Faça lembrancinhas

Na hora do parto, é comum que os papais deem lembrancinhas para os parentes e amigos que estão ansiosos para conhecer o bebê.

Essas lembrancinhas devem ser preparadas com antecedência e podem ser comestíveis, como bolo de pote, bem-nascido, potinho de amêndoas, de mel, de brigadeiro ou de geleia.

Assim como elas também podem ser um item perfumado, como velas, álcool em gel, sabonetes, aromatizador de ambiente ou creminhos com cheiro de bebê.

Como comemorar a chegada do bebê?

Por fim, os preparativos para chegada do bebê também devem envolver a comemoração dessa nova vida! Dentre as festas mais comuns para esse momento estão:

  • Chá de bebê;
  • Chá de fraldas;
  • Chá revelação;
  • Chá de apresentação;
  • Batizado.


Preparar-se para a chegada de um bebê é uma jornada emocionante e repleta de desafios, mas seguir os sete passos que compartilhamos ao longo deste post pode fazer toda a diferença na sua experiência como pais. Lembre-se de que cada família é única, e adaptar essas etapas à sua realidade pessoal é essencial.

Ao planejar com antecedência, criar um ambiente acolhedor e estar bem informado, vocês estarão se preparando para receber o novo membro da família com amor, confiança e serenidade.

A chegada de um bebê é um momento inesquecível na vida de qualquer casal, repleto de alegrias e desafios, mas com os passos certos, vocês estarão prontos para enfrentar esse capítulo maravilhoso da vida de vocês da melhor forma possível. Que essa nova fase seja repleta de amor, crescimento e felicidade para toda a família.

Acessórios encantadores para completar o enxoval da Laleblu

A Laleblu oferece uma variedade encantadora de acessórios para completar o enxoval dos bebês, garantindo que cada detalhe seja cuidadosamente pensado. Esses acessórios foram feitos para adicionar conforto, estilo e funcionalidade à vida dos pequenos e de seus papais.

A Laleblu é uma loja especializada em conforto para os pequenos com tradição, sofisticação e atendimento via WhatsApp. Aqui, você encontra uma linha completa de Acessórios para completar o enxoval do seu Bebê com pagamento em até 6X sem juros.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *