segundo trimestre da gravidez
|

Segundo trimestre da gravidez: você já sabe o sexo do bebê?

O segundo trimestre da gravidez é uma das fases mais aguardadas pelas mamães. Nesse período, o risco de aborto espontâneo diminui para apenas 1%, bem como os riscos de malformação do sistema nervoso. A partir desse momento, a gestante começa a ficar mais tranquila e finalmente passa a curtir mais a sua gravidez.

Mas a felicidade não para por aí…

É no segundo trimestre da gravidez, aproximadamente na 13ª semana, que os pais descobrem o sexo do bebê e reúnem os familiares e amigos para celebrar a boa notícia. Ou, como tem acontecido ultimamente, os próprios pais é quem são surpreendidos ao descobrirem se a criança é menino ou menina, por meio dos famosos chás revelação.

Nessa fase, o desenvolvimento do bebê é acelerado, fazendo com que ele cresça até 28 cm, aproximadamente, deixando a barriga da mamãe um pouco maior.  Apesar desse crescimento, dificilmente, a barriga causará algum desconforto para a gestante. Por isso, muitas pessoas consideram o segundo trimestre da gravidez como a “lua de mel” da gestação.

Quais devem ser os principais cuidados no segundo trimestre da  gravidez?

Faça os exames solicitados pelo médico obstetra

Para identificar doenças genéticas, como síndrome de Down, é muito importante realizar o exame de translucência nucal.

Já os exames sanguíneos e a ultrassonografia ajudam a detectar a diabetes gestacional, além de permitir que o médico acompanhe o desenvolvimento do bebê. Caso ele desconfie da existência de alguma alteração ou comportamento incomum no organismo da gestante, outros exames poderão ser solicitados.

Visite um dentista

Muitas pessoas não fazem ideia, mas consultar um dentista durante a gestação pode ser determinante para a saúde do bebê. Afinal, ele avaliará a existência de gengivite, cáries ou outros problemas dentários que exigem algum tratamento, pois eles podem interferir no desempenho da gravidez.

Itens que não podem faltar no Kit Maternidade

Fique atenta aos sinais que o corpo te dá

Muitas situações de risco podem ser evitadas se a mulher ficar atenta aos sinais do seu corpo. Caso você sinta que algo está saindo do controle, não hesite em ligar para o seu obstetra ou ir direto para o pronto-socorro mais próximo. Alguns sinais de alerta são suficientes para que você faça isso, como:

  • Febre acima de 37.5º C.
  • Dor abdominal intensa ou constante, que não alivia com o descanso.
  • Sangramento pela vagina.
  • Dor de cabeça e visão turva.
  • Vômitos.
  • Corrimento vaginal que não seja transparente.
  • Ardência ou dor ao urinar.
  • Coceira na vagina.
  • Deixar de sentir o bebê se mexer.

Você está preparada para o maior amor que alguém pode sentir?

Depois de pelo menos 20 semanas de gestação, é hora de se preparar para a chegada do seu pequeno ou da sua pequena.

Nessa fase, as mamães costumam frequentar aulas de preparação para o parto, nas quais aprendem a fazer alguns exercícios pélvicos que podem ser úteis para qualquer tipo de parto. Ler conteúdos sobre cuidados com o bebê – como você está fazendo agora – também é muito importante, seja para aprender a dar banho, amamentar ou colocá-lo para dormir.

Além disso, esse poderá ser o momento perfeito para preparar o enxoval do bebê. Afinal, você já saberá se é um menino ou uma menina, o que te ajudará na escolha das cores das peças e, principalmente, na decoração do quarto.

Bem… nós esperamos que este conteúdo tenha te ajudado e que você curta bastante esse momento tão especial. Esteja preparada para sentir o amor mais intenso da sua vida. Esta é a maior graça em ser mãe!

Nos vemos no próximo artigo. Até breve!

Os principais tipos de parto e como ocorrem

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *