quais roupas comprar para recem nascido
DICAS PARA MAMÃES

Quais roupas comprar para o recém nascido: O guia completo

Tempo de leitura: 6 min

Se você está com dúvidas de quais roupas comprar para um recém nascido, pode saber que você não está só! 

E com certeza essa dúvida vem acompanhada de quantas peças se deve comprar de cada item, quais são as essenciais, as mais confortáveis, quanto tempo elas irão durar e muitos outros questionamentos.

A ansiedade é comum e as lojas de roupas de bebê não facilitam, afinal, é impossível não entrar em uma delas e querer levar tudo, não é mesmo?

Pensando em todos esses pontos, preparamos esse guia completo de quais roupas comprar para recém nascido, com uma lista completa, além de dicas essenciais para quando você for às compras.

Siga a leitura! 

A importância da compra do enxoval do bebê

A importância da compra do enxoval de bebê começa no simples fato de que ele se trata de uma lista com itens básicos que seu bebê irá precisar.

Nele, além das roupas e decoração, devem ser incluídos produtos de higiene, segurança e conforto.

Ter o enxoval pronto para a chegada de seu pequeno irá facilitar muito sua vida como mamãe ou papai, pois você não precisará se dividir entre dar atenção ao seu recém nascido e comprar de última hora alguns itens fundamentais.

Então, muitas necessidades são supridas por ter o enxoval completo antes da chegada do bebê, por isso sua importância.

Além do mais, ao montar o enxoval, você irá pouco a pouco preparando sua vida para a chegada do seu filho, o que com certeza garante uma emoção única!

Quais roupas comprar para recém nascido?

Abaixo, separamos uma lista completa de quais roupas comprar para recém nascido e algumas dicas referente a cada uma delas.

– Saída de maternidade

A saída de maternidade é uma tradição do enxoval de bebê. Para essa ocasião, opte por um macacão e uma manta para protegê-lo da temperatura que ele ainda estará se habituando.

Se você quiser, pode colocar tiaras, chapéus ou toucas, para que ele ou ela esteja mais arrumadinho para fotos desse momento.

– Macacões

Os macacões para recém nascidos podem ser comprados tanto no tamanho PP quanto no tamanho RN (recém nascido).

Você irá notar que essa roupinha será uma mão na roda nos momentos de trocas de fralda, por ser uma peça única, o que facilita todo o processo.

– Body manga curta e manga longa 

Os bodies são roupas práticas para você e o seu bebê e tem a vantagem de poderem ser combinados com outras peças.

Considere pelo menos seis bodies de manga longa e dois de manga curta nos primeiros meses de vida de seu pequeno.

– Culotes

O culote, ou mijão, como preferir chamar, é um item fundamental para o cuidado e conforto do seu do bebê.

Nossa sugestão é comprar pelo menos sete itens dessa peça, pois seu bebê irá usá-los diariamente.

– Calça

As calças são essenciais para proteger seu bebê dos dias frios e quando você for sair com ele. Considere pelo menos três opções para seu recém nascido.

– Conjuntinhos de camiseta e shorts

Os conjuntinhos unem beleza e praticidade ao vestir recém nascidos, afinal, você não precisa ficar pensando em como montar looks bonitos ao seu pequeno, já que eles vêm prontinhos e harmônicos! 

como vestir um recem nascido na maternidade - Quais roupas comprar para o recém nascido: O guia completo

– Vestido

Os vestidos são as opções favoritas das mamães para suas meninas. Aqui, nossa dica é comprar os que têm elásticos, pois eles acompanham o ritmo de crescimento do bebê e podem ser usados por mais tempo.

– Casacos 

Bebês recém nascidos têm a pele mais fina e com pouca resistência, portanto, é comum que sintam mais frio. Por isso a importância de ter pelo menos três casaquinhos para proteger seu pequeno.

– Meias

É comum que recém nascidos não fiquem com sapatinhos nos pés, mas não é por isso que você deve deixá-los descobertos.

Como falamos acima, a pele do bebê é muito sensível e sente bastante frio, então não se esqueça de comprar meias para seus pezinhos.

– Luvas e toucas

As luvas e toucas são mais um item que você deve inserir em seu enxoval para proteger seu recém nascido.

Lembre-se que dentro da barriga da mamãe, o bebê estava em uma ambiente quentinho e o choque do novo mundo envolve principalmente a mudança da temperatura com que ele estava habituado.

Dicas de como comprar roupas para um recém nascido 

Ainda na missão de ajudar as mamães a comprar roupas para o seu recém nascido, separamos aqui algumas dicas que facilitam esse processo.

Confira:

Compre peças de qualidade

Bebês costumam se espernear e se movimentar com frequência, por isso a importância de comprar peças de qualidade. Uma roupinha resistente irá durar mais e permitir maior conforto ao corpo do seu filho. 

Além disso, peças com materiais de baixa qualidade correm o risco de causar alergias na pele sensível de bebês.

Outro ponto é que ela provavelmente será perdida na primeira lavagem, seja em relação à costura se desfazendo ou tecido rasgando.

Atenção a quantidade de peças

Você provavelmente já ouviu dizer que quantidade não significa qualidade, não é mesmo?

E embora as lojas de roupas de bebês sejam irresistíveis, é preciso se segurar para não sair de lá com diversos vestidos, macacões, bodies, meias e afins.

Nesses casos, é comum que valores baixos te façam pensar que você está fazendo um bom negócio comprando muitas roupas.

Mas atente-se à dica que demos acima: o principal é a qualidade das peças que você compra!

Além do mais, comprar uma grande quantidade de roupas para recém nascidos significa descartar uma grande quantidade de roupas muito rápido e isso é prejudicial ao meio ambiente.

Planeje as compras com antecedência

Fazer uma lista antes de ir às compras de roupas para seu recém nascido irá te ajudar a não cair nas tentações das lojas infantis.

Nessa lista, inclua quais são os produtos indispensáveis considerando cada fase do bebê.

Nesses itens indispensáveis, inclua elementos como peças de roupas, cama, banho, carrinhos, trocadores, mamadeiras e acessórios, como termômetro, bomba para tirar leite, fralda de ombro, panos de boca a afins.

lista de roupas para recem nascido masculino - Quais roupas comprar para o recém nascido: O guia completo

Fique atento às estações do ano

Calcular a estação do ano em que seu filho irá nascer ajuda muito na hora de definir quais roupas comprar para recém nascido.

Então, se seu bebê chegar no inverno, considere roupas mais quentinhas, de tecidos como soft, plush e algodão. Se a chegada for no verão, priorize roupas levinhas e refrescantes para o corpo.

 

Compre já as melhores mantas de berço e garanta o maior conforto para o seu recém nascido.

Conclusão

Você chegou a esse texto com a dúvida de quais roupas comprar para recém nascido e, diante de tantos pontos de alerta, viu que essa era uma dúvida válida, certo?

Esperamos que nosso guia completo, com dicas de quais roupas comprar, quantidade ideal e importância de cada item tenha te ajudado! 

E lembre-se: priorize sempre roupas de qualidade para a saúde e conforto do seu bebê.

 

Você também pode gostar...