chá de apresentação do bebe
DICAS PARA MAMÃES

Chá de apresentação: Saiba como organizar o début do bebê

Tempo de leitura: 7 min

Todos os amigos e familiares do casal sempre ficam na expectativa para conhecer o bebê assim que ele nasce. E o chá de apresentação vem para tornar esse momento mais prático para todos.

Esse evento é uma tendência que permite que os pais se adaptem à nova rotina com o recém-nascido e se recuperem do parto e, somente após isso, recebam as visitas.

Neste artigo nós te ajudamos a entender melhor como isso funciona e como organizar seu chá de apresentação.

Confira!

O que é um chá de apresentação?

Se você ainda não conhece o debut do bebê, ele se trata de um evento especial para apresentar o mais novo membro da família para parentes e amigos mais próximos.

Sua origem é da cultura antiga da Roma e Egito, em que os pais apresentavam seus recém-nascidos através de uma celebração em casa, compartilhando toda felicidade da nova vida que chegou ao lar.

Atualmente a ideia tem ganhado força justamente porque os primeiros dias com o bebê exigem mudanças bruscas na rotina dos pais, então, o processo de recepcionar visitas acaba sendo um pouco exaustivo para eles.

Desta forma, tornar esse momento de conhecer o bebê um evento para todos colegas e familiares resolve essa situação e permite que os pais se recuperem do parto e se adaptem à chegada do bebê com mais tranquilidade.

É comum que o chá de apresentação tenha um tema, lembrancinhas e ocorra no meio da manhã, como um brunch ou no período da tarde.

o que pedir no cha de boas vindas - Chá de apresentação: Saiba como organizar o début do bebê

Por que fazer um chá de apresentação?

As primeiras semanas após o parto são extremamente delicadas para os pais e para o bebê, mas nem todos sabem disso.

Assim, acaba sendo comum que parentes ou amigos apareçam para fazer visitas alguns dias após o parto, quando os novos pais ainda não estão totalmente adaptados ao bebê.

Para a mãe, essas visitas nas primeiras semanas são um pouco mais desagradáveis pelo fato dela ainda estar no puerpério, passando por toda recuperação do parto.

Desta forma, por mais que a intenção de visitar seja boa, fica difícil para os pais se dividirem entre dar atenção ao filho e aos convidados.

Por isso a importância de fazer um chá de apresentação. Ao criar um evento com data e hora para apresentar o novo membro da família, já fica subentendido para todos que o ideal é não fazer visitas antes desta data.

O chá revelação soluciona esse problema e permite que todos conheçam compartilhem a felicidade da chegada do bebê em um momento ideal tanto para os pais e convidados, quanto para o recém-nascido. 

– Por que o chá de apresentação está se tornando uma tendência?

O chá de apresentação é uma tendência justamente por alinhar em uma só data e horário todas as visitas de quem quer conhecer seu pequeno.

Esse evento permite que a apresentação do recém-nascido seja mais agradável, com os pais mais adaptados à nova rotina e costumes do bebê, logo, podendo dar atenção aos convidados também.

Quando fazer o chá de apresentação do bebê? 

Como o chá de apresentação é um evento relativamente novo, não existe uma regra para quando ele deve ser feito.

O ideal mesmo é que ele ocorra assim que os pais se sentirem confiantes e confortáveis para apresentarem seu bebê a todos os conhecidos.

Uma sugestão é que ele ocorra após todas as vacinas do bebê terem sido tomadas, para que ele esteja protegido. Isso ocorre geralmente na primeira quinzena do segundo mês de vida.

Outra sugestão é fazê-lo assim que a mãe estiver recuperada do parto, com menos inchaços e desconfortos no corpo, o que costuma ocorrer na segunda quinzena do primeiro mês de vida do bebê.

E para que a organização do chá de apresentação não seja feita após o bebê nascer, o ideal é deixar os itens da festa, a lista de convidados e os convites já preparados antes do parto.

Assim, após o parto você já dispara o convite aos seus contatos e tem os preparativos organizados para o grande dia.

Como organizar um chá de apresentação do bebê?

Da decoração às roupinhas que seu bebê irá vestir, confira tudo o que você precisa saber para organizar um chá de apresentação.

– Decoração

Como geralmente o chá de apresentação acontece em casa, usar o padrão do quarto do bebê como decoração é uma ótima ideia.

E como o evento é mais intimista, não há necessidade de exagerar em toda decoração, basta decorar as mesas com alguns elementos e, claro, colocar algumas fotos do bebê! 

– Convites

Como falamos acima, o ideal é deixar o convite pronto antes do parto, para que assim que tudo acontecer você já os envie aos amigos e familiares.

Nesse texto do convite é importante explicar que o chá revelação acontecerá em determinada data e horário e que até lá vocês estarão se adaptando à nova rotina com o bebê.

Não esqueça de preencher informações pessoais também, como o peso e altura que seu pequeno nasceu!

convite cha de apresentacao - Chá de apresentação: Saiba como organizar o début do bebê

– Cardápio

O chá de apresentação é basicamente como um lanche, pois geralmente ocorre entre o meio da manhã ou no período da tarde.

Você pode montar uma mesa com bolos e doces que combinem com a decoração e também pode servir sanduíches e salgados para os seus convidados.

De bebidas, invista em chás, sucos, água saborizada e, por que não, uma garrafa de espumante para todos brindarem e comemorarem a vida de seu bebê! 

– Lembrancinhas

Entregar uma lembrancinha aos convidados no final do evento também é de bom tom no chá de apresentação.

Se você optar por fazer algo simples, alguns bombons, caixinhas com balas ou brigadeiro são uma opção.

Mas se você pretende fazer algo mais elaborado, pode dar aos seus convidados saquinhos de sabonetes ou garrafinhas de água, por exemplo.   

– Roupinha do bebê

Seu bebê será o centro do chá de apresentação, portanto, não esqueça de caprichar na roupinha dele.

Principalmente porque vai ser comum que os convidados queriam pegá-lo no colo para tirar fotos!

Aliás, nesse evento, é comum que o bebê fique no quarto e os convidados vão até lá para o conhecer, pois isso evita ficar movimentando seu pequeno e fazendo com que ele estranhe essa quebra de sua rotina.

Então, considere colocar uma roupinha que combine com toda a decoração do quartinho.

Como a Laleblu pode te ajudar?

Nós da Laleblu queremos te ajudar a tornar especial todas as etapas da vida de seu bebê.

Por isso nos dedicamos há quase dez anos em desenvolver itens com muito carinho e cuidado para o seu pequeno.

Você pode contar com a gente para fazer seu enxoval e vestir seu bebê com roupas que vão desde saída maternidade até o conjuntinho que ele usará em seu chá de apresentação.

Conheça já todos os produtos Laleblu.

Conclusão

Nesse artigo, nossa missão era te mostrar o conceito do chá de apresentação e te ajudar a como organizar o seu.

Por isso, separamos algumas dicas para você fazer o convite, como informar a todos de maneira sutil que as visitações ao bebê serão bem-vindas naquela data em especial.

Além disso, te ajudamos também com algumas sugestões de cardápio e decoração, além de claro, a roupinha ideal para seu pequeno.

Agora é só preparar seu chá de apresentação com muito amor e carinho para seus parentes e amigos!

Você também pode gostar...