Mulher grávida sentada na cama organizando sua mala de maternidade amarela

Checklist de itens para a mala de maternidade: mãe, bebê e acompanhante

Chegando no terceiro trimestre da gestação, é chegada a hora de iniciar os preparos para a mala de maternidade e outros quesitos para finalmente receber o novo membro da família. Você deve estar contando os dias para ver o rostinho do seu bebê pela primeira vez, não é mesmo? 

Mas vamos com calma, pois há muitas vivências a serem aproveitadas antes dessa. Como já citamos acima, arrumar a mala da maternidade é uma delas, ajudando a se preparar e criar ainda mais expectativa em torno desse momento tão especial.

Reconhecendo o significado por trás dessa preparação, preparamos esse artigo para explicar a importância da mala de maternidade, quando ela deve ser preparada, e um checklist completo com os itens que devem fazer parte da mala do bebê, da mamãe e do seu acompanhante. Vamos lá! 

Por que é importante fazer a mala de maternidade?

Como o hospital muitas vezes fornece a maioria dos itens necessários para a mãe e para o bebê após o nascimento, é comum as mães de primeira viagem se perguntarem se montar uma mala de maternidade é realmente necessário.

Mulher grávida sentada com as pernas cruzadas no chão, fazendo checklist de sua mala de maternidade com diversas peças de roupa e sapatinhos e outros objetos  dentro da mala

Dedicar um momento para isso é importante não só em termos simbólicos, como uma etapa do processo de preparação para dar a luz, mas também como uma forma de se prevenir para evitar preocupações quando chegar a hora. 

A bolsa da maternidade é fundamental para acompanhar a mamãe e o bebê nesse momento, já que nela estarão as roupas, fraldas e produtos de higiene que serão necessários para os primeiros dias do recém-nascido, e também para os dias que você precisará ficar internada no hospital após o parto.

Nesse meio tempo, você e o recém-nascido provavelmente receberão visitas de amigos e parentes, por isso vale a pena separar alguns itens para garantir que você e o bebê estejam bem arrumados e confortáveis. Por essa razão, organizar uma mala de maternidade completa é algo de grande importância nesse contexto.

Entendida a importância deste item, vamos agora ao que interessa! Confira a seguir todas as dicas que você precisa para arrumar sua mala com eficiência e praticidade.

Quando arrumar a mala? 

Ainda que você tenha optado pela cesárea e marcado uma data específica para realizar o parto, a bolsa amniótica pode estourar antes do tempo previsto pelo médico. Melhor não arriscar, não é? 

Bolsa de maternidade azul scaled da marca Laleblu

Considerando essa possibilidade, o ideal é começar a organizar a mala da maternidade com três meses de antecedência da data prevista para o parto. Assim, tudo estará devidamente encaminhado caso você seja pega de surpresa, e haverá tempo o suficiente para providenciar alguns ajustes, se for necessário.

A mala do bebê é mais fácil de arrumar com antecedência, já que as peças de roupa e outros itens ainda não estão sendo usados. Para a sua mala, comece separando algumas opções de pijamas e roupas que não esteja utilizando no momento, e, conforme a data do parto se aproximar, acrescente também as outras peças escolhidas.

Dessa forma, se ocorrer um parto prematuro ou emergencial, você já terá separado algumas roupas para usar. A organização quanto aos seus itens de higiene é mais fácil. Você pode colocar o shampoo, condicionador e sabonete líquido em pequenos frascos próprios para necessaire de viagem.

Ao arrumar a mala com alguma antecedência, você evita os riscos de ter que fazer isso sob estresse ou correria e acabar esquecendo de levar algum item importante. O ideal é que na 37ª semana a mala já esteja pronta, já que o neném pode chegar a qualquer momento. Lembre-se de atentar para a estação do ano que ele vai chegar, assim você saberá exatamente o tipo de roupa que deve levar. 

O que levar na mala do bebê?

Nos primeiros dias após o parto, o conforto é algo que sem dúvidas deve ser priorizado – o que vale tanto para a nova mamãe quanto para o bebê. 

Organizadores para você levar todos os itens de sua lista para montar sua mala de maternidade

Como os hospitais são, geralmente, ambientes mais frios e o recém-nascido precisa de algum tempo para se adaptar às temperaturas, é importante colocar na bolsa roupas que o mantenham bem aquecido. Os itens essenciais são: 

Antes de montar a mala do seu bebê, lave todas as roupinhas. Isso é importante porque, ao nascer, ele terá a pele ainda muito sensível e um sistema imunológico baixo. Ao lavar as roupas antes do uso, você previne que ele entre em contato com qualquer resíduo ou sujeira.

macacão da Laleblu personalizado com o tema do capitão américa

Evite modelos com alfinetes, elásticos, golas e babados. Além de atrapalhar a amamentação, esse tipo de enfeite pode causar desconforto ou machucar o bebê. Dê preferência por peças com abertura na frente e botões de pressão, pois são mais práticas no momento da troca. 

Sapatinhos não são necessários, já que os macacões e meias cumprem a função de aquecer e proteger os pés do bebê. Fica a critério dos pais levar ou não algum par de calçados. 

Para garantir a praticidade e organização, deixe os conjuntos separados por troca, assim as enfermeiras não precisarão perguntar a roupa que o bebê vai vestir sempre que for preciso trocá-lo. Compre um kit de saquinhos de maternidade para separar os looks completos que seu bebê irá usar, como a primeira roupinha, a saída da maternidade ou até mesmo as roupas sujas.

E quanto aos itens de higiene pessoal? Muitos hospitais costumam fornecer esses itens, mas, na dúvida, você pode consultar a maternidade onde fará o parto. Alguns lugares costumam sugerir o que precisa ser levado na mala para garantir que não falte nada durante o período após o nascimento do bebê

Isso pode ajudar muito caso você esteja se sentindo insegura quanto ao que deve levar, principalmente porque a quantidade de itens pode variar de um local para outro. Na dúvida, o que não pode faltar são:

  • Pacote de fraldas descartáveis tamanho RN; 
  • Tubinho de pomada para assaduras;
  • Sabonete em barra ou líquido (neutro ou hipoalergênico).
E caso seu pequeno venha nascer no Frio, confira nossas dicas para deixar ele quentinho e super confortável.

Com esses itens separados e organizados na malinha do seu bebê, ele terá tudo o que precisa para os seus primeiros dias de vida. Agora é hora de pensar na sua mala! 

E na mala da mamãe, o que não pode faltar?

Na sua mala de maternidade também devem constar roupas, objetos e acessórios que proporcionem conforto e praticidade, já que, além de ser um momento especial, dar a luz também é cansativo, e um desafio que requer adaptação.

Você precisará dar de mamar a todo momento e talvez precise ir ao banheiro mais vezes do que o habitual. Pensando nisso, escolha roupas leves e de fácil manuseio na parte superior e inferior. 

Se você não se sente à vontade para receber visitas usando camisolas ou pijamas, leve 2 pijamas ou camisolas para dormir e 3 trocas de roupas confortáveis. Lembre-se de escolher peças com abertura frontal na parte de cima para facilitar a amamentação.

Outro detalhe para se atentar é em relação à altura do cós das partes de baixo: não use cós baixo para não pegar nos pontos ou em alguma área que possa estar dolorida após a cirurgia. Como a barriguinha não some logo após o parto, prefira roupas que fiquem mais soltinhas nessa região do corpo. 

As calcinhas são outro item importante da sua mala de maternidade. Você pode optar pelos tradicionais modelos de algodão do estilo vovó, que são confortáveis e arejados, ou adquirir calcinhas pós-parto, que têm cintura alta para que o elástico não fique em cima da cicatriz da cesárea.

Como o fluxo pós-parto geralmente é mais intenso, vale a pena levar uma boa quantidade de calcinhas caso seja necessário trocar mais de uma vez ao dia. 

Hoje em dia, há uma infinidade de opções de sutiãs desenvolvidos especialmente para a amamentação. O convencional funciona bem, mas essa alternativa é mais moderna e garante praticidade, o que é importante sobretudo nos primeiros dias após o parto.

Além disso, possibilita amamentar o bebê e manter a sustentação dos seios. Escolha bem o tamanho do sutiã, levando em conta que o seio cresce muito mais depois que o leite desce.

Toalha de banho e de rosto, meias, chinelo ou pantufa são outros acessórios que devem estar presentes na sua mala. Lembre-se de separar um conjunto de roupas para a saída da maternidade.

Outros itens que talvez você considere interessante levar são:

  • Top para usar durante o trabalho de parto;
  • Roupão;
  • Penhoar ou hobby.

Em uma necessaire, separe todos os seus itens de higiene pessoal, como:

  • Shampoo e condicionador;
  • Desodorante;
  • Sabonete;
  • Escova de cabelo;
  • Escova e pasta de dentes.
Bolsa ou mala de maternidade da marca Laleblu, cor cinza e detalhes em couro marrom.

Não se esqueça dos absorventes! É interessante levar os modelos do tipo noturno ou próprios para o pós-parto, e absorventes para os seios, que são utilizados para evitar que o leite vaze e suje a roupa.

Se você gosta de se manter maquiada, também vale levar alguns produtos de beleza da sua escolha. Perfumes e outros produtos com aroma forte não são recomendados por conta do bebê.

Separe em uma pastinha toda a sua documentação, incluindo a carteirinha de convênio (caso tenha) e os últimos exames realizados no pré-natal. 

O acompanhante também precisa de mala?

Como a chegada de um bebê é um momento repleto de muita emoção, é provável que você queira estar acompanhada de alguém, como o pai do bebê. Pensando nisso, não poderíamos deixar de separar algumas dicas para o acompanhante, que fará companhia para a mamãe e pode precisar dormir lá por alguns dias. 

A mala do acompanhante pode ser mais básica, com roupas para o dia a dia e itens básicos de higiene pessoal separados em uma mochila ou bolsa. Alguns dos principais componentes que o acompanhante deve deixar separado para levar para a maternidade são:

  • Ao menos 1 troca completa de roupa (camiseta, calça e cueca);
  • Pijama;
  • Itens de higiene (escova de dente, desodorante, etc.)

Como os hospitais são ambientes mais frios, o acompanhante deve se prevenir e levar também algum casaco ou peças de roupas que o mantenham aquecido. Ele provavelmente terá a oportunidade de ir para casa e tomar banho e se trocar com mais tranquilidade, mas é recomendado levar ao menos uma troca de roupa.

Outros objetos importantes que quem ficará encarregado de acompanhar a grávida até a maternidade pode querer levar são:

  • Celular com carregador;
  • Máscara e álcool gel (embora os hospitais costumam oferecer, não custa garantir).

Como são muitos detalhes que precisam ser organizados para esse dia tão esperado, vale a pena deixar tudo separado com antecedência e em um local específico. Assim, tudo ocorrerá com mais fluidez e tranquilidade quando chegar a hora.

Se você estiver se sentindo insegura , consulte a maternidade onde pretende ter o bebê a respeito da possibilidade de visitar o local. Essa pode ser uma forma de ficar mais tranquila para o grande dia.

Mochila ou mala de maternidade da marca Laleblu, cor cinza e os detalhes em couro marrom

O que achou das nossas dicas? Não se esqueça de acessar os links disponíveis ao longo do texto para conferir os produtos do nosso site. Na loja Laleblu você encontra os mais diversos produtos para garantir momentos especiais junto do seu bebê, desde os primeiros dias na maternidade até os meses seguintes. Conte sempre conosco para vestir seu pequeno ou pequena com muito conforto e estilo.

Praticidade para cuidar do seu bebê com organizadores e necessaires da Laleblu

A Laleblu oferece uma ampla variedade de organizadores e necessaires feitos especialmente para atender às necessidades dos bebês e de seus papais. Produtos cuidadosamente criados para proporcionar praticidade e funcionalidade, garantindo que os itens essenciais do bebê estejam sempre organizados e ao alcance durante passeios, viagens ou até mesmo no dia a dia.

Com sua abordagem personalizada e foco na qualidade, oferecemos soluções que tornam a jornada da paternidade mais tranquila e agradável. A Laleblu é uma loja especializada em conforto para os pequenos com tradição, sofisticação e atendimento via WhatsApp. Aqui, você encontra uma linha completa de Organizadores e Necessaires para o seu Bebê com pagamento em até 6X sem juros.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *