Cuidados com o sono do bebê

Entenda os cuidados que você precisa ter com o sono do bebê

O sono do bebê é um dos grandes desafios dos pais. É bastante comum que a mãe passe noites sem dormir e não consiga estabelecer uma rotina. Isso sem contar os bebês que trocam o dia pela noite. Assim, é essencial estabelecer um ambiente confortável, com pouca luz e o uso de músicas suaves, proporcionando um local bem aconchegante. Dormir é fundamental para os adultos, mas para os pequenos a importância é muito maior, já que o cérebro deles está em desenvolvimento. Logo, a quantidade de horas que o bebê precisa dormir varia de acordo com o seu crescimento e a sua idade. Os recém-nascidos, por exemplo, dormem cerca de 16 horas por dia, enquanto as crianças de um ano dormem, aproximadamente, 10 horas por noite. Neste post, vamos falar sobre os principais cuidados que você precisa ter com o sono do seu bebê.

Quais são os cuidados com o sono do bebê?

Na hora do sono, é preciso deixar o bebê em segurança e manter o quarto aconchegante e em uma temperatura adequada.

4. Coloque o bebê de barriga para cima e em uma superfície firme:

O recomendado é que o bebê não durma junto dos pais e que ele seja colocado em seu próprio berço com a barriga para cima. Ele deve ficar deitado de costas e a roupa de cama precisa ficar até o nível do tronco e presa debaixo do colchão.

Além disso, a cama de casal não proporciona uma boa posição para o neném dormir, pois, até os cinco meses, a cabeceira do berço precisa ficar mais elevada, evitando que ele tenha refluxo. Por isso, opte por colocar o seu pequeno em uma superfície firme e observe se as peças do berço estão bem encaixadas.

3. Observe a temperatura do quarto:

A temperatura do quarto do bebê interfere em seu bem-estar. Se a criança não se sentir confortável, pode sofrer alterações na qualidade do sono, acordando várias vezes durante a noite ou não dormindo bem.

Assim, o quarto não deve estar muito frio e nem muito quente. A temperatura ideal é entre 23 a 25 graus. Assim, no inverno, quando a temperatura costuma ser muito baixa, aqueça o quarto do bebê com um aquecedor e não o deixe ligado durante toda a noite.

2. Coloque roupas confortáveis:

Na hora de dormir, o bebê precisa ficar bem confortável. Por isso, prefira roupas de algodão sem muitos botões e evite peças que possam machucá-lo, como roupas com elásticos muito apertados. O ideal é vestir o neném em camadas, colocando um bodie de algodão, meia e, por último, um macacão ou pijama.

Evite utilizar mantas, cobertas ou edredons, pois podem dificultar a respiração e limitar o movimento do bebê. Logo, escolha mantas e cobertores leves, deixando envolver o neném dos pés até a altura do peito. É importante deixá-los aconchegados, mas de maneira que possam se movimentar, o que pode diminuir a probabilidade de se sentirem incomodados.

1. Mantenha o quarto escuro:

A presença de luz à noite pode prejudicar o sono do bebê e afetar o funcionamento do relógio biológico dele. Assim, os pequenos devem dormir em um ambiente escuro e silencioso, sem nenhuma luz, desde o início. No caso em que o neném acorde com sede ou fome, o melhor é não acender as luzes. Acender as lâmpadas que estiverem próximas do seu quarto, mas não a luz do quarto do bebê.

No escuro, o organismo produz melatonina, um hormônio que auxilia na regulação do sono. Quanto mais claro estiver o quarto, menor a produção do hormônio e maiores as chances de que o bebê tenha problemas para dormir.

Como ajudar o bebê a dormir?

Algumas dicas que ajudarão o seu filho a dormir incluem:

  • Criar uma rotina de sono. Por exemplo, se você deixa as cortinas abertas e fala com o bebê durante o dia, use um tom de voz mais baixo e feche as cortinas à noite. Isso vai fazer com que o bebê diferencie os horários;
  • Colocar o neném para dormir quando você observar algum sinal de cansaço, mas com ele ainda acordado para que ele acostume a dormir na própria cama;
  • Diminuir as brincadeiras depois do jantar, evitando a televisão ou luzes muito fortes;
  • Dar um banho morno um pouco antes de levá-lo para dormir, com o intuito de acalmá-lo;
  • Ler ou cantar uma música suave antes de deitá-lo;
  • Não demorar muito para colocar o neném para dormir, pois ele pode ficar mais agitado;
  • Verificar se ele não está doente, pois o choro excessivo pode significar algum incômodo ou problema.

Qual o tempo recomendado de sono para o bebê?

Os bebês precisam de mais horas de sono que os adultos. Crianças menores de 3 meses dormem o dobro de horas que os pais, sendo metade delas durante o dia. Apesar de passarem boa parte do tempo adormecidos, os nenéns de até 6 meses não dormem por muito tempo seguido, pois acordam para mamar.

Dessa idade em diante, no entanto, os pequenos já conseguem dormir boa parte da noite sem acordar para mamar. O número de horas que o bebê precisa dormir varia de acordo com o seu crescimento e a sua idade:

  • Recém-nascidos: 16 a 20 horas no total;
  • Até 1 mês de idade: 16 a 18 horas;
  • Entre 1 e 2 meses: 15 a 16 horas;
  • Entre 2 e 4 meses: 9 a 12 horas por noite, mais cochilos de 2 a 4 horas por dia;
  • Entre 4 e 6 meses: 11 horas por noite, mais cochilos de 2 a 4 horas por dia;
  • Entre 6 e 9 meses: 11 horas por noite, mais cochilos de 1 a 2 horas por dia;
  • Entre 9 meses e 1 ano: 10 a 11 horas por noite, mais cochilos de 1 a 2 horas por dia.

Após o nascimento, o sono do bebê é uma das grandes preocupações dos pais. Por isso, deixe-o bastante confortável na hora de dormir, utilizando roupas leves e em um ambiente escuro e silencioso. Ademais, comece desde cedo a criar uma rotina para que o seu pequeno saiba a hora certa de dormir!

Confira os produtos da Laleblu como, mantas, cobertores e cueiros e proporcione uma noite ou soneca tranquila para o seu bebê!

Conforto e cuidado: Mantas e Cueiros Laleblu para bebês

As mantas e os cueiros da Laleblu são feitos com materiais de alta qualidade, oferecendo uma sensação suave e aconchegante para o bebê. Além disso, fabricados com padrões delicados e encantadores, que combinam estilo e conforto. Essas mantas e cueiros não apenas mantêm o bebê aquecido, mas também adicionam um toque de beleza ao enxoval.

A Laleblu é uma loja especializada em conforto para os pequenos com tradição, sofisticação e atendimento via WhatsApp. Aqui, você encontra uma linha completa de Mantas e cueiros para o seu Bebê com pagamento em até 6X sem juros.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *