Bebê com soluço: entenda as causas

Soluço em bebê: é normal? Saiba as causas e como parar

Ao notar o soluço em bebê, muitos pais se assustam e pensam que esse pode ser um sintoma de algo errado que está acontecendo com seus pequenos. Mas calma! O soluço no bebê é algo comum, tão comum que acontece até mesmo quando ele está na barriga da mãe. Neles, o soluço é um reflexo da imaturidade do sistema nervoso que não consegue controlar as contrações do músculo do diafragma. Além do mais, ele costuma ocorrer assim que o bebê mama, engole ar ou chora. Quer entender mais sobre as causas do soluço em bebê, até que ponto isso é normal e como prevenir? No post de hoje, preparamos um conteúdo especial para explicar como aliviar o soluço do bebê, além de alertar quando o soluço for um sinal para procurar ajuda médica.

Soluço em bebê é normal?

Sim, o soluço em bebê é normal, assim como é em nós, adultos. Ele é um sintoma comum principalmente em recém-nascidos, sendo uma contração involuntária do músculo que fica no pulmão, o diafragma. Assim, essa contração involuntária do diafragma faz com que as cordas vocais fechem depressa, causando o barulhinho do soluço.

Soluço em bebê na gravidez: por que dá soluço em bebê na barriga?

Você sabia que é comum que o bebê tenha soluço até mesmo na barriga da mãe? Durante a gestação, os órgãos do bebê vão se desenvolvendo pouco a pouco e quando os soluços começam dentro da barriga da mamãe, é porque as atividades do estômago e diafragma estão se iniciando.

Essa é uma reação completamente normal, portanto, mamães não precisam se preocupar caso notem que o bebê está dando esse sinal durante a gestação. Entenda que essa é uma etapa em que o organismo está treinando o bebê para que quando ele nascer, ele seja capaz de respirar por conta própria.

No mais, o soluço do bebê na barriga da mamãe também pode indicar que ele engoliu líquido amniótico da bolsa, desta forma, como o seu órgão está em desenvolvimento, ele leva ao soluço, uma situação que também é comum.

segundo trimestre da gravidez

Pode amamentar bebê com soluço?

Sim! Inclusive, essa é uma medida até indicada para quando o neném estiver soluçando. O ato de sugar o peito durante a mamada, pode diminuir o reflexo do diafragma, contribuindo, assim, para que o bebê consiga parar de soluçar. No entanto, apenas coloque o baby para mamar se estiver na hora prevista de amamentação dele, certo? Não é indicado força a amamentação apenas para ajudar a combater o soluço.

Soluço e os efeitos no cérebro do bebê

Esse fato vai ser uma novidade para muita gente: mas, a verdade, é que o soluço, apesar de parecer incômodo, tanto para o bebê quanto para nós, adultos, pode ser muito benéfico para o desenvolvimento do neném.

Por meio dos soluços, o cérebro do bebê recebe sinais de que deve regular a respiração, contribuindo para o desenvolvimento de autonomia nesse processo.

Isso quer dizer que, com o tempo, a criança vai conseguir monitorar os músculos da respiração, para fazer o que nós conseguimos normalmente: mover o diafragma para cima e para baixo.

Soluço em bebê recém-nascido: o que fazer?

Se o soluço do bebê na barriga da mãe é algo comum, no recém-nascido é ainda mais. Nos primeiros dias de vida, o soluço acontece por conta das contrações do diafragma e outros músculos respiratórios. Todos eles são muito imaturos no recém-nascido, então, eles se estimulam ou se irritam com facilidade, levando ao soluço.

Entre os estímulos mais comuns que levam o bebê ao soluço nos primeiros dias de vida, podemos citar a amamentação, que enche o estômago dos pequenos, por isso é fundamental notar quando o seu filho já mamou o suficiente e entender que é hora de parar.

Mas, de qualquer maneira, os soluços por conta da amamentação e de refluxos não são preocupantes aos recém-nascidos, somente se eles interromperem completamente o sono ou a alimentação do bebê.

Por que os bebês soluçam? O que causa soluço em bebê?

O que causa soluço em bebê é a contração do músculo diafragma, localizado abaixo dos pulmões e ligado à respiração.

Assim, há uma irritação do nervo frênico, que aciona os movimentos do diafragma, causando a contração involuntária desse músculo que fecha as cordas vocais rapidamente e causa o som do soluço.

A explicação de o que causa soluço em bebê e em adultos é a mesma; entretanto, nos bebês isso pode ser mais comum de acontecer porque a sua musculatura é mais imatura e sensível. Confira abaixo alguns dos motivos que levam o bebê a soluçar:

Frio:

O frio também é uma das causas que os especialistas apontam como razões do soluço no bebê. Justamente por isso é importante ter alguma orientação de como saber se o bebê está com frio, e é ideal que você agasalhe seu pequeno e o aqueça sempre que a temperatura cair.

Engolir o ar:

Sempre que o bebê acaba engolindo muito ar, mais do que o seu pequeno pulmãozinho está acostumado logo nos primeiros dias, também é comum que ele soluce. Isso acontece, geralmente, quando o bebê dá muita risada, o que o faz engolir mais ar.

Excesso de leite:

Quando o bebê acaba mamando muito também pode ter crises de soluço. Isso acontece porque o excesso de leite, ou até mamar rápido demais, causa distensão no estômago, contribuindo para o soluço.

Problemas de saúde:

Por fim, o soluço também pode ser um indicativo de que vale a visita ao pediatra, para checar se anda tudo bem com o bebê. Soluço em excesso pode significar disfunções gastrointestinais, como refluxo e quadros afins.

Como parar soluço em bebê?

Para parar o soluço em bebê, você deve colocá-lo para mamar, atentar-se na posição dele no momento da mamada, realizar intervalos durante as mamadas e aquecê-lo. Na sequência, entramos em mais detalhes sobre cada uma dessas dicas. Confira:

Amamente seu pequeno:

Se os soluços começarem perto do momento de amamentação, adiante um pouco esse processo. O ato de sugar o leite ajuda a diminuir o reflexo do diafragma dos pequenos.

Atente-se à posição ao amamentar:

Para interromper o soluço, você deve manter o seu pequeno com a cabeça mais elevada durante a amamentação. Isso diminui a chance dele engolir ar enquanto faz a sucção e também torna menores os episódios de soluço.

Realize intervalos durante as mamadas:

Se após a amamentação os episódios de soluço começarem, busque fazer intervalos, pois assim o seu bebê arrota e diminui os gases no estômago.

Saiba a hora de parar a amamentação:

Repare quando o seu bebê já está satisfeito e interrompa o processo de amamentação. O estômago muito cheio coopera tanto para os soluços, quanto para o refluxo.

Coloque seu bebê na vertical:

Se durante o soluço o seu bebê estiver com o estômago cheio por conta da amamentação, coloque ele de pé na vertical. Essa posição auxilia na saída de gases do estômago e também nos arrotos que ele deve dar após se alimentar.

Aqueça o seu bebê:

Manter o seu filho bem aquecido ajuda a diminuir o soluço, pois o simples fato de mantê-lo quentinho regulariza a contração do músculo diafragma, desaparecendo com o soluço. 

Se precisar de ajuda nessa missão, confira quais são as melhores mantas para cobrir o bebê.

Prevenção ao soluço: como prevenir soluço em bebê?

Algumas dicas para prevenir soluço em bebê são:

  • Dê refeições pequenas, mas frequentes;
  • Alimente ele quando estiver tranquilo e relaxado;
  • Não espere ele ficar com muita fome para amamentá-lo;
  • Segure ele retinho por aproximadamente 20 minutos depois de cada alimentação.

Motivos de alerta no soluço em bebês e quando procurar ajuda

Como você viu, é comum que recém-nascidos tenham soluços diversas vezes por dia, mas é preciso ficar de olho e pensar em buscar ajuda caso o soluço venha acompanhado de outros sintomas.

Por exemplo, se enquanto soluça o seu filho chora, regurgita ou tosse, isso pode ser um sinal de alerta que precisa de investigação.

Casos assim podem ser motivo de alguma complicação clínica, que deve ser identificada e tratada, levando o neném ao pediatra.

Soluço e refluxo ou regurgitação em bebês: como identificar e tratar

Casos de soluço frequente em bebê, quando eles também interromperem totalmente a amamentação e sono do neném, além de levarem mais do que alguns minutos, eles também podem estar indicando algum problema.

Os casos mais sérios de soluço costumam levar a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), que se trata de um problema digestivo caracterizado por incômodos, perda de peso, esofagite, problemas no trato respiratório e ganho de peso insatisfatório.

A doença só pode ser identificada com a análise de um pediatra, que avalia a frequência dos soluços, regurgitação ou vômitos.

Identificada a questão médica pelo médico da criança, o diagnóstico vai levar ao tratamento mais indicado — que costuma ser orientações posturais, ou até mudanças alimentares que aliviam os sintomas.

Mãe amamentando sobre a cama em posição para evitar soluço no bebê

Neste post, a nossa missão era explicar que o soluço em bebê é causado por conta da contração do músculo diafragma, localizado abaixo dos pulmões e ligado à respiração.

Essa contração ocorre nos pequenos justamente porque a sua musculatura é mais imatura e sensível, portanto, o soluço está ligado com a distensão do estômago após a mamada, por deglutição de ar ou excesso de leite. Para encerrar os episódios de soluço em bebê, você pode:

  • Aquecê-lo;
  • Amamentá-lo;
  • Colocá-lo de pé na vertical;
  • Atentar-se à posição ao amamentar;
  • Saber a hora de parar a amamentação;
  • Realizar intervalos durante as mamadas.

Por último, não se esqueça de usar roupinhas confortáveis com tecidos que não restrinjam os movimentos na hora da amamentação e do sono.

Roupinhas de algodão pima para bebês Laleblu

Com uma suavidade incomparável e resistência que aguenta inúmeras lavagens, nossas peças acompanham o crescimento do seu bebê, mantendo-se macias e confortáveis. Cada costura é pensada para evitar irritações, e cada design é criado com amor, garantindo não apenas conforto, mas também estilo.

Agora é a sua vez de proporcionar esse mimo para o seu anjinho! Clique no botão abaixo e descubra a coleção exclusiva de roupinhas de Algodão Pima Laleblu que aguarda para abraçar seu bebê com conforto e carinho.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *