Ao notar o soluço em bebê, muitos pais se assustam e pensam que esse pode ser um sintoma de algo errado que está acontecendo com seus pequenos.
Mas calma! O soluço no bebê é algo comum, tão comum que acontece até mesmo quando ele está na barriga da mãe.
Neles, o soluço é um reflexo da imaturidade do sistema nervoso que não consegue controlar as contrações do músculo do diafragma.
Além do mais, ele costuma ocorrer assim que o bebê mama, engole ar ou chora.
Quer entender mais sobre as causas do soluço em bebê, até que ponto isso é normal e como prevenir? Então, basta seguir a leitura conosco!
Soluço em bebê é normal?
Sim, o soluço em bebê é normal, assim como é em nós, adultos.
Ele é um sintoma comum principalmente em recém-nascidos, sendo uma contração involuntária do músculo que fica no pulmão, o diafragma.
Assim, essa contração involuntária do diafragma faz com que as cordas vocais fechem depressa, causando o barulhinho do soluço.
Soluço em bebê na barriga
Você sabia que é comum que o bebê tenha soluço até mesmo na barriga da mãe?
Durante a gestação, os órgãos do bebê vão se desenvolvendo pouco a pouco e quando os soluços começam dentro da barriga da mamãe, é porque as atividades do estômago e diafragma estão se iniciando.
Essa é uma reação completamente normal, portanto, mamães não precisam se preocupar caso notem que o bebê está dando esse sinal durante a gestação.
Entenda que essa é uma etapa em que o organismo está treinando o bebê para que quando ele nascer, ele seja capaz de respirar por conta própria.
No mais, o soluço do bebê na barriga da mamãe também pode indicar que ele engoliu líquido amniótico da bolsa, desta forma, como o seu órgão está em desenvolvimento, ele leva ao soluço, uma situação que também é comum.
Soluço em bebê recém nascido
Se o soluço do bebê na barriga da mãe é algo comum, no recém-nascido é ainda mais.
Nos primeiros dias de vida, o soluço acontece por conta das contrações do diafragma e outros músculos respiratórios.
Todos eles são muito imaturos no recém-nascido, então, eles se estimulam ou se irritam com facilidade, levando ao soluço.
Entre os estímulos mais comuns que levam o bebê ao soluço nos primeiros dias de vida, podemos citar a amamentação, que enche o estômago dos pequenos, por isso é fundamental notar quando o seu filho já mamou o suficiente e entender que é hora de parar.
Mas, de qualquer maneira, os soluços por conta da amamentação e de refluxos não são preocupantes aos recém-nascidos, somente se eles interromperem completamente o sono ou a alimentação do bebê.
O que causa soluço em bebê?
O que causa soluço em bebê é a contração do músculo diafragma, localizado abaixo dos pulmões e ligado à respiração.
Assim, há uma irritação do nervo frênico, que aciona os movimentos do diafragma, causando a contração involuntária desse músculo que fecha as cordas vocais rapidamente e causa o som do soluço.
A explicação de o que causa soluço em bebê e em adultos é a mesma, entretanto, nos bebês isso pode ser mais comum de acontecer porque a sua musculatura é mais imatura e sensível, portanto, o soluço está ligado com a distensão do estômago após a mamada, por deglutição de ar ou excesso de leite.
No mais, o frio também é uma das causas que os especialistas apontam como razões do soluço no bebê, justamente por isso é ideal que você agasalhe seu pequeno e o aqueça sempre que a temperatura cair.
Como parar soluço em bebê?
Para parar o soluço em bebê, você deve colocá-lo para mamar, atentar-se na posição dele no momento da mamada, realizar intervalos durante as mamadas e aquecê-lo.
Na sequência, entramos em mais detalhes sobre cada uma dessas dicas. Confira.
Amamente seu pequeno
Se os soluços começarem perto do momento de amamentação, adiante um pouco esse processo. O ato de sugar o leite ajuda a diminuir o reflexo do diafragma dos pequenos.
Atente-se à posição ao amamentar
Para interromper o soluço, você deve manter o seu pequeno com a cabeça mais elevada durante a amamentação.
Isso diminui a chance dele engolir ar enquanto faz a sucção e também torna menores os episódios de soluço.
Realize intervalos durante as mamadas
Se após a amamentação os episódios de soluço começarem, busque fazer intervalos, pois assim o seu bebê arrota e diminui os gases no estômago.
Saiba a hora de parar a amamentação
Repare quando o seu bebê já está satisfeito e interrompa o processo de amamentação. O estômago muito cheio coopera tanto para os soluços, quanto para o refluxo.
Coloque seu bebê na vertical
Se durante o soluço o seu bebê estiver com o estômago cheio por conta da amamentação, coloque ele de pé na vertical.
Essa posição auxilia na saída de gases do estômago e também nos arrotos que ele deve dar após se alimentar.
Aqueça o seu bebê
Manter o seu filho bem aquecido ajuda a diminuir o soluço, pois o simples fato de mantê-lo quentinho regulariza a contração do músculo diafragma, desaparecendo com o soluço. Se precisar de ajuda nessa missão confira quais são as melhores mantas para cobrir o bebê.
Como prevenir soluço em bebê?
Algumas dicas para prevenir soluço em bebê são:
- alimente ele quando estiver tranquilo e relaxado;
- não espere ele ficar com muita fome para amamentá-lo;
- dê refeições pequenas, mas frequentes;
- segure ele retinho por aproximadamente 20 minutos depois de cada alimentação.
Quando procurar ajuda?
Como você viu, é comum que recém-nascidos tenham soluços diversas vezes por dia, mas é preciso ficar de olho e pensar em buscar ajuda caso o soluço venha acompanhado de outros sintomas.
Por exemplo, se enquanto soluça o seu filho chora, regurgita ou tosse, isso pode ser um sinal de alerta que precisa de investigação.
Se os soluços também interromperem totalmente a amamentação e sono do bebê, além de levarem mais do que alguns minutos, eles também podem estar indicando algum problema.
Os casos mais sérios de soluço costumam levar a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), que se trata de um problema digestivo caracterizado por incômodos, perda de peso, esofagite, problemas no trato respiratório e ganho de peso insatisfatório.
A doença só pode ser identificada com a análise de um pediatra, que avalia a frequência dos soluços, regurgitação ou vômitos.
Conclusão
Neste artigo, a nossa missão era explicar que o soluço em bebê é causado por conta da contração do músculo diafragma, localizado abaixo dos pulmões e ligado à respiração.
Essa contração ocorre nos pequenos justamente porque a sua musculatura é mais imatura e sensível, portanto, o soluço está ligado com a distensão do estômago após a mamada, por deglutição de ar ou excesso de leite.
Para encerrar os episódios de soluço em bebê, você pode:
- amamentá-lo;
- atentar-se à posição ao amamentar;
- realizar intervalos durante as mamadas;
- saber a hora de parar a amamentação;
- colocá-lo de pé na vertical;
- aquecê-lo.
Por último, não se esqueça de usar roupinhas confortáveis com tecidos que não restrinjam os movimentos na hora da amamentação e do sono.