bebê deitado sorrindo e sendo massageado

Práticas de massagem para bebês com cólicas: alívio e bem-estar

Apesar de muitas vezes representarem momentos de aflição para os pais, o incômodo que muitos recém nascidos sentem nos primeiros meses de vida em decorrência do acúmulo de gases é algo totalmente comum e geralmente é tratado com massagem para bebês. As cólicas provavelmente acontecem porque o sistema digestivo do bebê ainda está em processo de desenvolvimento.

Alguns bebês não enfrentam grandes problemas em relação a isso, enquanto que outros podem sofrer mais com o incômodo gerado. De maneira geral, é interessante saber como evitar ou tentar diminuir a formação dos gases, e nesse sentido as técnicas de massagem podem ser de grande ajuda!

Confira a leitura a seguir para ter acesso a tudo o que você precisa saber sobre esse assunto! 

Por que os bebês têm cólicas? 

Até o terceiro mês de vida, as cólicas costumam ser frequentes nos bebês. Ainda não há consenso entre os pesquisadores sobre o que causa esse desconforto, mas há muitos estudos sendo desenvolvidos em relação a isso. 

bebe no colo da mãe com expressão de dor
Saiba mais sobre cólica em bebês e como as massagens podem auxiliar no alívio e bem estar

O que se sabe sobre isso é que há alguns fatores que contribuem para o acúmulo de gases que geram a cólica. Um dos principais é a imaturidade do trato intestinal dos bebês recém-nascidos, que faz com que as paredes do intestino se contraiam naturalmente e de forma descontrolada (ocasionando os movimentos peristálticos, que são essenciais para a digestão). 

Nessas condições, no entanto, esses movimentos acabam produzindo muitos gases e provocando dores. Em suma, pode-se afirmar que as cólicas são decorrentes da dificuldade do sistema digestivo do bebê de digerir o alimento. Leva um tempinho até que o corpo dele acerte o ritmo dos movimentos peristálticos para que a digestão ocorra de maneira mais fluida e sem gerar desconfortos.

Outra hipótese considerada para as dores que os bebês sentem na barriga é a ingestão de ar durante as mamadas, o que pode acontecer quando o bebê mama muito rápido ou devido a sua posição na hora de mamar.

Em alguns casos, a cólica também pode ser causada por condições específicas, como a hipertonicidade congênita, que é um aumento excessivo no tônus da musculatura, gerando tensão no músculo. 

Também pode ser que o bebê apresente alergia a algum alimento específico que faça parte da alimentação da mãe. O estresse e a tensão dos pais e/ou do ambiente ao redor da criança também pode favorecer o surgimento de cólicas.

Essas são algumas das hipóteses mais comuns consideradas para as cólicas que acometem os bebês recém-nascidos. Entender como elas acontecem é o primeiro passo para tentar evitá-las, mas isso nem sempre é o suficiente. Continue a leitura para conferir algumas técnicas para aliviar esse desconforto. 

Como aliviar as cólicas do bebê?

Uma das principais formas de aliviar as cólicas do bebê é por meio de massagens, que ajudam a melhorar o estímulo para a digestão, amenizar a prisão de ventre, relaxar os músculos envolvidos nesse processo, reduzir o estresse e promover a sensação de bem-estar. 

Veja o que a Dra Ana Escobar diz sobre o assunto:

Desse modo, as técnicas de massagens podem ajudar a liberar os gases aprisionados e aliviar o desconforto no bebê. Além disso, é uma oportunidade para fortalecer o vínculo com os pequenos, já que é uma maneira de se conectar e interagir com eles, promovendo sentimentos de amor e segurança. 

Antes de realizar a massagem na barriguinha do seu bebê, recomendamos tomar algumas medidas de precaução. Certifique-se de que ele esteja sem fome ou sono, e tente deixá-lo calmo e tranquilo. Escolha um óleo de massagem adequado para a pele dos bebês e faça movimentos suaves e lentos. 

Lembre-se de que bebês pequenos são mais sensíveis ao toque, por isso evite pressionar demais a barriga, especialmente se a criança estiver sentindo dor. É importante garantir que ela esteja confortável para que a prática seja de fato efetiva.

bebê deitado chorando por estar com dor relacionado a cólica
Como a massagem para bebês pode ajudar a aliviar essas dores e promover sensação de alívio para os pequenos

Esclarecidos esses pontos principais, é hora de aprender as melhores técnicas de massagem para promover alívio e bem-estar ao bebê que sofre com cólicas. Confira! 

Movimentos circulares

A principal técnica para aliviar as cólicas é posicionar o bebê de barriga para cima e fazer uma massagem com movimentos circulares e no sentido horário, que é a direção que o intestino funciona. 

Antes de iniciar a massagem, esfregue suas mãos para aquecê-las e coloque algumas gotas de óleo apropriado para bebês na palma da mão. Isso vai ajudar na execução da técnica e tornar a massagem mais confortável para o bebê.

A massagem na barriga com movimentos circulares feita com óleo ajuda a relaxar, produzindo relação imediata, curativa e preventiva. O toque deve ser suave, com um pouquinho de pressão para ajudar no funcionamento do intestino e fazer com que ele elimine gases que podem estar contribuindo para a dor. 

Dobrando as perninhas

Outra técnica muito eficaz para aliviar a cólica do bebê é realizar um exercício usando suas perninhas. Deite-o de barriga para cima, segure as pernas e faça movimentos de dobrar e esticar, empurrando-as um pouco em direção à barriga, como se o bebê estivesse fazendo uma ginástica ou pedalando. Essa compressão ajuda a dissolver e soltar os gases, aliviando as dores causadas por eles.

Posicionando-o de bruços

A massagem de bruços também é muito indicada para tranquilizar o bebê e aliviar suas cólicas. Basta deixar a criança de bruços sobre a barriga do pai ou da mãe, e, se preferir, posicionar uma das mãos na barriga do pequeno, o que vai fazer uma leve pressão e ajudar a esquentar a região.

Colocando-o sobre seu antebraço

Quando o assunto são métodos para aliviar as cólicas de bebês recém-nascidos, essa é sem dúvidas a mais eficaz e recomendada. Se nada do que você fez até aqui adiantou, essa pode ser de grande ajuda! 

Para executar essa técnica, é preciso colocar a criança de bruços sobre o seu antebraço, com a cabeça dele próxima do seu cotovelo e as pernas próximas das mãos. O antebraço vai realizar uma leve pressão na barriga da criança, ajudando a soltar os gases que estão causando desconforto.

bebê deitado no antebraço do pai e reflexo desta ação aparece no espelho
Manobra muito eficiente para aliviar as dores causadas pela cólica

Faça movimentos circulares e delicados em suas costas enquanto isso para promover a sensação de relaxamento, e balance suavemente seu corpo.

Com a ajuda de uma bola

Sim, para aplicar essa técnica de massagem você vai precisar de uma bola. Pode ser uma bola de massagem mesmo ou uma bola de fisioterapia.

Deite o bebê de costas no colchão e passe a bola de leve sobre a barriga dele, deslizando em movimentos circulares e gentis, sempre em sentido horário para facilitar o processo de digestão. 

Com o pescoço apoiado

Essa posição também pode ajudar a tranquilizar seu bebê e promover relaxamento. Coloque a cabeça dele entre o seu queixo e o seu peito, e balance seu corpo suavemente para frente e para trás, enquanto canta baixinho uma música monótona. 

Isso ajuda a tirar a tensão do bebê em momentos de dor. A vibração da sua voz passando pela sua garganta vai ajudar nesse processo. Se possível, faça uma caminhada com o bebê nessa posição para distraí-lo.

No ritmo de uma dança

Que a cólica é algo que pode deixar bebês e pais muito aflitos isso já não é novidade alguma, mas o que muitos pais de primeira viagem não sabem é que a dança pode ajudar muito nesses momentos. 

Vale lembrar que no útero a criança balançava constantemente, e dançar com ele no colo pode remeter à sensação de conforto que estar na barriga da mãe trazia para ele durante os meses de gestação.

Escolha uma das posições descritas acima e faça movimentos em três planos: para cima e para baixo, de um lado para o outro e para a frente e para trás. O balanço deve ser algo tranquilo, e não um reflexo da sua própria ansiedade em vê-lo com dores. Se for preciso, acalme-se antes. Coloque uma música relaxante e diminua o ritmo conforme o bebê se acalma. 

Com compressas quentes

A aplicação de calor com compressa morna também é bastante recomendada para tratar cólicas em bebês recém-nascidos. Essa técnica ajuda na vasodilatação, proporciona relaxamento nos músculos abdominais, melhora a circulação sanguínea, reduz o desconforto e auxilia na eliminação dos gases.

bebe deitado com um brinquedo em cima do seu corpo e sendo massageado na barriga
Uma das melhores formas de realizar massagem para bebês com cólica, é com o auxílio de compressas quentes na região

Você pode aquecer uma bolsa de água, uma bolsa própria para bebês ou até mesmo usar uma fralda de tecido aquecida com ferro quente. Lembre-se sempre de checar a temperatura na sua pele primeiro para se certificar de que não está quente demais para a pele do bebê.

Para proporcionar ainda mais relaxamento, coloque o bebê de barriga para baixo sobre a bolsinha aquecida, com a cabeça virada de lado. A gravidade vai ajudar a gerar mais pressão sobre a barriguinha dele, otimizando os benefícios da compressa.

Carinho suave

Para finalizar a sessão de massagem e potencializar a sensação de relaxamento, saiba que qualquer toque realizado no corpo do bebê em um ambiente tranquilo pode ajudar a acalmá-lo ainda mais.

Acaricie suas mãozinhas, pernas ou barriga com o uso de um óleo apropriado para bebês, isso vai facilitar o trabalho de deslizar as mãos e, quem sabe, pode fazer com que ele pegue no sono mais rapidamente.

Banho morno

Para finalizar, outra opção também muito eficaz para acalmar a cólica dos bebês, é dar um banho morno – o ideal é que esteja em temperatura entre 36 e 37 graus. O banho segue a mesma premissa da bolsa térmica aquecida, promovendo benefícios que ajudam a aliviar a dor dos pequenos. Depois do banho, enrole o bebê em uma manta ou cobertor e mantenha-o aquecido.

Apesar das diversas técnicas que existem e que podem auxiliar nos momentos que o bebê está sofrendo de cólicas, muitas vezes nada disso surte o efeito desejado. Isso também pode acontecer, mas a boa notícia é que essa fase tende a passar depois dos três meses de vida.

Na medida do possível, busque compreender o que pode estar causando a cólica no seu bebê e tende manter a calma e a serenidade quando ele apresentar esse desconforto. O seu humor é determinante para ajudá-lo a relaxar.

bebe tomando banho na banheira com o auxílio de um adulto e brinquedos e um frasco de shampoo ao lado da banheira
Um bom banho morno ajuda bastante a relaxar o pequeno nessa hora de desconforto

Como vimos, uma das principais causas da cólica é o ritmo biológico ainda desorganizado de bebês pequenos. Durante a gravidez, o útero da mãe regula naturalmente os sistemas do bebê, e o nascimento interrompe essa organização de maneira abrupta. Para ajudá-lo a retomar esse ritmo biológico, algo que pode ajudar é a mãe trazer o bebê para perto de si, deixá-lo sentir sua pele e seu calor. 

Esse é um bom caminho para aprender a ouvir seu bebê e a compreender suas necessidades. Se mesmo com todas essas dicas ele apresenta cólicas persistentes ou outros sintomas que te causam preocupação, converse com seu pediatra. Dependendo do caso, outros diagnósticos podem ser considerados, e quanto antes forem descobertos, mais eficaz tende a ser o tratamento.

Para você que sempre prioriza o conforto e bem-estar do seu filho ou da sua filha, a Laleblu oferece as melhores opções de roupas, que vão desde peças para o dia a dia até coleções temáticas. 

Somos uma loja especializada em conforto para meninos e meninas, com sofisticação garantida! Aqui, você encontra uma linha completa de produtos e presentes para o seu bebê. Veja a seguir um pouco mais sobre nossa loja, produtos e diferenciais na hora de confeccionar o que há de melhor para o seu bebê.

Vista o seu bebê com muito conforto e sofisticação com a Laleblu

Aqui, na Laleblu, temos uma variedade de modelos encantadores, tanto para meninas quanto para meninos, que serão um verdadeiro caso de amor à primeira vista!

Nossas seleções para bebês vão desde macacões, calças e bodies mais simples até aqueles modelos mais aconchegantes, elaborados em lã e tricô. Temos também em nosso catálogo roupas temáticas, que tornam o momento de vestir ainda mais divertido, encantando a todos com os bebês que irradiam charme!

A Laleblu é uma loja especializada em conforto para os pequenos com tradição, sofisticação e atendimento via WhatsApp. Aqui, você encontra uma linha completa de Produtos e Presentes para o seu Bebê com pagamento em até 6X sem juros.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *