Mãe fazendo massagem em bebê com os braços para cima sobre a cama

Massagem em bebê: como fazer as técnicas mais populares

A massagem em bebê é saudável para ele em vários aspectos, ajudando desde a coordenação motora de seu filho, o seu intestino e até aumentando as reações musculares e o tornando mais receptivo a reagir a interações. E para os pais ela também traz benefícios, como o estímulo do vínculo e apego, além de menos choros por conta de cólicas, por exemplo. Quer aprender a como fazer massagem em bebê para diversas situações? Então vem com a gente e continue a leitura do post!

Benefícios da massagem em bebê

Os benefícios da massagem nos bebês vão desde diminuição do estresse, melhora no sono e criação de um vínculo maior entre pais e filho. Abaixo, listamos mais alguns dos benefícios, confira:

Promove o vínculo afetivo:

A massagem é uma maneira eficaz de fortalecer o vínculo entre o bebê e o pai, a mãe ou o cuidador. O toque gentil e a interação durante a massagem criam uma conexão emocional profunda.

Mãe fazendo massagem para bebê

Melhora do sono:

A massagem pode ajudar a relaxar o bebê, levando a um sono mais tranquilo e duradouro. A rotina da massagem antes de dormir pode ser particularmente eficaz nesse sentido.

Alívio de desconfortos:

Técnicas de massagem específicas podem ajudar a aliviar cólicas, gases e constipação em bebês. Isso ocorre porque a massagem pode estimular o sistema digestivo.

Desenvolvimento sensorial e cognitivo:

A massagem estimula o desenvolvimento dos sentidos e pode promover a consciência corporal do bebê. Além disso, pode ter um impacto positivo no desenvolvimento cognitivo através da estimulação tátil.

Redução do estresse e do choro:

A massagem tem um efeito calmante nos bebês, o que pode reduzir o choro e os sinais de estresse.

Melhora a circulação sanguínea e desenvolvimento muscular:

A massagem ajuda a melhorar a circulação sanguínea e pode contribuir para o desenvolvimento muscular saudável.

É importante lembrar que, antes de iniciar qualquer rotina de massagem, os pais ou cuidadores devem consultar um pediatra, especialmente se o bebê tiver condições médicas específicas ou se houver preocupações com o desenvolvimento. A técnica correta e a pressão suave são cruciais para garantir que a massagem seja benéfica e segura para o bebê.

Tipos de massagem em bebê

Existem vários tipos de massagem, como para aliviar a cólica, para ajudar no sono, para relaxá-lo e até para aliviar os gases. Na sequência, ensinamos você a fazer cada uma dessas massagens. Confira!

Massagem para bebê com cólica

A massagem no bebê com cólica pode ser feita tanto com o bebê usando roupinhas ou em contato direto com a pele da criança. Caso você opte pelo segundo modelo, use um óleo de amêndoas para fazer os movimentos. A seguir, confira algumas técnicas de massagem para bebês com cólica.

10. Massagem para cólica do bebê no sentido horário

A massagem no sentido horário é feita diretamente na barriguinha do bebê, no sentido que o intestino funciona. Não faça muita força ao massagear o seu pequeno, basta um pouquinho de pressão no toque que você já terá resultados. Com esses movimentos em sentido horário, os gases serão eliminados e, consequentemente, a dor. No mais, não faça essa massagem por muito tempo, pois a fricção pode machucar a pele do seu filho.

9. Massagem para cólica do bebê dobrando as perninhas

Para soltar gases presos, que levam à cólica, você pode dobrar as perninhas do seu pequeno e empurrá-las levemente em direção a sua barriguinha.

8. Massagem para cólica do bebê de bruços

A massagem de bruços envolve deixar a criança de bruços para a sua barriga. Assim, você coloca uma das mãos na barriga do bebê, para esquentar e fazer uma pressão bem leve.

Massagem para bebê para dormir

A massagem para o bebê para dormir envolve acalmá-lo um pouco antes do horário da sua soneca. Conheça abaixo algumas práticas.

7. Massagem para bebê dormir tocando braços e pernas

Nesse tipo de massagem para bebê dormir, você pode rolar as suas mãos suavemente para cima e para baixo dos bracinhos e perninhas do bebê. Aqui, vá indo do tornozelo para o quadril, depois do ombro para o pulso, sempre com toques leves e, se quiser, com o auxílio de um óleo ou creminho.

6. Massagem para bebê dormir com toque nas costas

Nessa massagem você toca suavemente as costas do seu bebê, movimentando as suas mãos em direções opostas, dos ombros para o quadril, indo e voltando com esses toques.

Massagem relaxante

A massagem para acalmar bebê pode ser feita tocando sua cabeça, pés e pernas. Abaixo, veja como fazer cada uma dessas massagens.

5. Massagem relaxante na cabeça

Coloque as suas duas mãos nos dois lados da cabeça do bebê e depois deslize para o corpinho dele. Na sequência, fique desenhando pequenos círculos na cabeça do seu filho com a ponta do seu dedo.

4. Massagem relaxante nos pés

Para massagear os pés do seu filho, aperte eles suavemente e role cada dedo dos pés entre o seu polegar e o seu dedo indicador. Use também o polegar da sua outra mão para pressionar levemente a parte de cima do pézinho dele.

3. Massagem relaxante nas pernas

As perninhas costumam ser a região que os bebês mais aceitam massagens. Aqui, você pode segurar o tornozelo do seu filho com uma mão e colocar a outra na parte de cima da coxa. Depois, basta deslizar as suas mãos para o tornozelo dele e voltar para a coxa.

Massagem para bebê com gases

A massagem no bebê com gases é a mesma usada para bebês com cólicas. Veja como fazê-las abaixo.

2. Massagem para bebê com cólica no sentido horário

Aqui você toca levemente na barriga do seu filho no sentido horário, que é o sentido que o intestino funciona. Faça apenas um pouco de pressão ao tocá-lo e, pouco a pouco, veja os gases que o deixam com cólica saírem.

1. Massagem Shantala

Essa massagem envolve deitar o bebê, dobrar as suas perninhas e empurrá-las levemente até a barriguinha dele.

Depois, você fica frente a frente com o bebê e traça pequenas linhas horizontais no seu rostinho, massageando as bochechas e o canto dos olhos com movimentos circulares.

Então você desce para o peito do seu filho, deslizando as mãos em direção às suas axilas.

Agora é hora de massagear o tronco, deslizando as mãos na barriga e indo sentido aos ombros, fazendo um X sobre o abdômen do seu filho. A massagem segue para os braços, deslizando as suas mãos do meio do peito do bebê e sentido às axilas. Depois, nas mãos, você deve esfregar os seus polegares da palma da mão do bebê até os dedos, um por um.

A próxima parte do corpo do seu bebê que você fará a massagem Shantala é a barriguinha, que com a lateral das suas mãos você desliza sobre o seu abdômen, desde o final das costelas, passando pelo umbigo e depois a parte genital.

Ao chegar nas perninhas, você desliza as suas mãos da coxa até os pés, sempre em forma de bracelete, e depois faz movimentos giratórios de vai e vem na virilha até o tornozelo, em uma perna de cada vez. Nos pés, basta deslizar os seus polegares na planta do pé, massageando cada dedinho.

Agora é hora de virar o seu bebê e massagear as suas costas e bumbum, deslizando as mãos de cima para baixo. Por fim, faça alongamentos de leve em seu filho, cruzando os seus bracinhos sobre a barriga e depois abrindo. Repita o mesmo com as perninhas, cruzando elas sobre o abdômen e as esticando. Para cada movimento é recomendado de três a quatro repetições.

Como fazer massagem em bebê recém nascido?

A massagem em bebê recém-nascido pode ser feita após o banho, com o bebê ainda nu. Você pode seguir algumas das técnicas que demos acima, gerando estímulos táteis, motores e cerebrais em seu bebê. Lembrando que para o recém-nascido os benefícios da massagem envolvem melhora na saúde respiratória, circulatória e digestiva. No mais, massageie seu bebê sempre que ele estiver receptivo, ou seja, sem fome, sem estar sujo ou em posição desconfortável.

Vista seu bebê com muito conforto depois de uma massagem relaxante!

Depois de uma sessão de massagem relaxante, nada é mais importante do que manter o conforto do seu bebê. A massagem é uma excelente forma de fortalecer o vínculo, acalmar e promover o bem-estar do seu pequeno. E, para manter essa sensação de aconchego, a escolha da roupa certa é essencial.

Mãe fazendo Massagem em bebê recém nascido para alívio da cólica

Roupinhas de algodão pima para bebês Laleblu

Com uma suavidade incomparável e resistência que aguenta inúmeras lavagens, nossas peças acompanham o crescimento do seu bebê, mantendo-se macias e confortáveis. Cada costura é pensada para evitar irritações, e cada design é criado com amor, garantindo não apenas conforto, mas também estilo.

Agora é a sua vez de proporcionar esse mimo para o seu anjinho! Clique no botão abaixo e descubra a coleção exclusiva de roupinhas de Algodão Pima Laleblu que aguarda para abraçar seu bebê com conforto e carinho.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *