Mãe cortando unha de bebê menino usando tesourinha azul
CUIDADOS COM O BEBÊ

Unha de bebê: como cortar e cuidar das mãos e pés

Tempo de leitura: 6 min

A unha de bebê costuma trazer inúmeros questionamentos aos papais:

  • quando devo cortar?
  • devo cortar ou lixar?
  • como não machucar meu bebê ao cortar?
  • existe algum tipo de tesoura que facilite esse processo?
  • como fazer a higienização correta?

Se você tem alguma dessas dúvidas, está no lugar certo!

Aqui, vamos te ensinar tudo sobre unha de bebê e como cortá-las sem machucar o seu pequeno. Vem com a gente!

Quando posso cortar as unhas do bebê?

cortar unha de bebe - Unha de bebê: como cortar e cuidar das mãos e pés

Pode cortar as unhas do bebê quando ele já tiver aproximadamente 10 dias de vida, segundo especialistas.

Mas, de maneira geral, é preciso ter em mente que cada criança tem processos diferentes, o que pode fazer com que os papais precisem cortar a unha de bebê antes ou depois dos 10 dias de vida.

Por exemplo, há bebês que já nascem com uma unha mais longa e se arranham enquanto ainda estão na maternidade. Nesses casos, o corte da unha deve ser feito logo nos primeiros dias na maternidade.

Então, quanto a quando cortar as unhas, tenha em mente que isso deve ser feito SEMPRE que elas começam a causar arranhões.

Depois disso, você notará que a unha do seu filho irá crescer rapidamente e necessitará de cuidados e cortes toda semana.

Mas calma que logo na sequência a gente te ajuda a como fazer isso sem machucá-lo!

Como cortar a unha de bebê sem machucar?

O primeiro passo para cortar a unha de bebê sem machucá-lo é deixá-lo calmo, para o processo ser mais fácil e menos tenso para ele e para você.

A hora da soneca costuma ser o momento mais indicado para isso, pois quando o bebê entra em sono profundo, é provável que ele nem sinta o seu toque.

Com ele calmo ou dormindo, pegue uma tesourinha para bebê ou uma lixa, lembrando que ambos devem estar esterilizados com álcool 70.

Se o seu bebê é recém nascido, opte por tesourinhas de borda redonda. Mas se ele já tiver mais de seis meses, escolha um cortador com lupa, pois a unha dele já estará mais durinha.

E para que você saiba exatamente quanto cortar da unha, pressione suavemente a raiz da unha e corte apenas a parte branca que aparecer.

Faça todo o corte pressionando a unha, para que ela fique grudadinha com a pele abaixo dela, e acompanhando o formato do dedinho de seu pequeno e nunca arredondando os cantinhos.

Qual tesoura para unha de bebê usar?

tesoura para unha de bebe - Unha de bebê: como cortar e cuidar das mãos e pés

A tesoura ideal para cortar unha de bebê deve ser feita e inox em suas partes cortantes, pois esse material é fácil de limpar e não enferruja.

Você também deve analisar bem o cabo no qual você irá encaixar os seus dedos para cortar a unha de bebê, avaliando se você prefere uma alça emborrachada, que é confortável, ou uma revestida em grip, que é antiderrapante.

Um dos pontos mais importantes da tesoura para unha de bebê é que ela tenha pontas arredondadas, para evitar de perfurar seu filho caso ele se movimente muito durante o corte.

Cuidados com a unha de bebê

Como você viu até agora, é fundamental cortar a unha de bebê enquanto ele estiver calmo ou dormindo e com tesouras com pontas arredondadas e sempre higienizadas.

Para além do corte, te damos aqui outras dicas de como cuidar da unha de seu pequeno. Acompanhe!

Unha encravada

Quando a unha do bebê fica encravada, é comum que ele sinta dor e elas fiquem vermelhas.

E com isso as mamães sempre se perguntam: como desencravar a unha de bebê?

A resposta é simples! Basta molhar os dedinhos em água morna e com sabão duas vezes por dia e depois passar um creme cicatrizante ou antiflamatório com corticoide.

E para evitar que elas encravem novamente, você deve sempre cortá-las conforme ensinamos anteriormente, sem arredondar os cantos.

Além disso, evitar meias e sapatos que apertem também ajuda a prevenir que as unhas de bebê encravem novamente.

Manchas na unha

A mancha branca em unha de bebê costuma assustar as mamães, mas não é preciso se preocupar.

Isso porque, na maioria das vezes, elas apenas surgem por conta de alguma lesão, trauma ou processo inflamatório.

Ou seja, elas podem significar somente que o seu filho mordeu as cutículas, bateu os dedinhos em algum lugar ou apalpou muito suas unhas.

Não é necessário buscar por nenhum tratamento especial nesses casos, basta esperar para que as manchinhas brancas desapareçam conforme as unhas crescem.

Unha inflamada

A unha inflamada merece atenção se ela estiver acompanhada de pus, vermelhidão por todo o dedo ou além dele e se o seu filho tiver febre, pois isso significa que há infecção.

Nessas situações mais drásticas, é preciso levar o seu pequeno para o pediatra ou podologista infantil, assim eles indicarão qual a melhor forma de realizar o tratamento de acordo com o caso do seu filho.

Limpeza

A limpeza das unhas é fundamental, principalmente porque os bebês costumam ficar muito com a mãozinha na boca.

Então, se as unhas deles estiverem sujas e longas, é provável que diversas sujeirinhas fiquem acumuladas nelas.

Sendo assim, a primeira parte da limpeza da unha de bebê consiste em fazer o corte delas pelo menos uma vez por semana.

Esse corte, além de deixá-las higienizadas, irá prevenir de que o seu filho se arranhe e corra o risco de machucar seus próprios olhos e rostinho.

Além do mais, após cada brincadeira, lave a mão do seu bebê e conforme ele for crescendo, ensine que isso é importante para ele não ficar doente.

Caso ele tenha brincado com algo que acumulou sujeira embaixo das unhas, use uma escovinha macia para tirar as sujeiras durante a lavagem das mãos na pia ou no banho.

Unha da mão e do pé do bebê tem diferença

Sim, a unha da mão e do pé do bebê tem diferença, sendo que as das mãozinhas merecem mais atenção, justamente por elas estarem constantemente dentro da boca do bebê.

E ao cortar as unhas dos pés de seu pequeno, não o faça tão rente como na mão.

Isso porque a unha do pé é fininha e precisa sobrar um pouco para que enquanto ela cresça, não encrave.

A regra de não cortar as unhas arredondadas também vale para as unhas dos pés do bebê. Sempre faça o corte de forma reta.

Proteja a unha do bebê e evite doenças com essas opções de luvas para bebês. 

Conclusão

Com esse artigo, a nossa missão era te ajudar a como fazer o corte da unha de bebê. Para isso, esclarecemos que elas devem ser cortadas sempre que começam a causar arranhões.

E para não machucá-lo durante esse processo, você pode esperar ele cair em sono profundo para fazer o corte, assim ele não irá se assustar e se movimentar.

No mais, indicamos que você escolha uma tesoura de inox nas partes cortantes, com um cabo que se encaixe bem nos seus dedos e que tenha alça emborrachada ou revestida em grip, além de ter pontas sempre arredondadas.

Você também pode gostar...