Mãe cortando unha de bebê menino usando tesourinha azul

Unha de bebê: como cortar e cuidar das mãos e pés

A unha de bebê costuma trazer inúmeros questionamentos aos papais:

  • quando devo cortar?
  • devo cortar ou lixar?
  • como não machucar meu bebê ao cortar?
  • existe algum tipo de tesoura que facilite esse processo?
  • como fazer a higienização correta?

Se você tem alguma dessas dúvidas, está no lugar certo!

Aqui, vamos te ensinar tudo sobre unha de bebê e como cortá-las sem machucar o seu pequeno. Vem com a gente!

Quando posso cortar as unhas do bebê?

Cortando unha de bebê enquanto ele sorri

Pode cortar as unhas do bebê quando ele já tiver aproximadamente 10 dias de vida, segundo especialistas.

Mas, de maneira geral, é preciso ter em mente que cada criança tem processos diferentes, o que pode fazer com que os papais precisem cortar a unha de bebê antes ou depois dos 10 dias de vida.

Por exemplo, há bebês que já nascem com uma unha mais longa e se arranham enquanto ainda estão na maternidade. Nesses casos, o corte da unha deve ser feito logo nos primeiros dias na maternidade.

Então, quanto a quando cortar as unhas, tenha em mente que isso deve ser feito SEMPRE que elas começam a causar arranhões.

Depois disso, você notará que a unha do seu filho irá crescer rapidamente e necessitará de cuidados e cortes toda semana.

Mas calma que logo na sequência a gente te ajuda a como fazer isso sem machucá-lo!

Como cortar a unha de bebê sem machucar?

O primeiro passo para cortar a unha de bebê sem machucá-lo é deixá-lo calmo, para o processo ser mais fácil e menos tenso para ele e para você.

A hora da soneca costuma ser o momento mais indicado para isso, pois quando o bebê entra em sono profundo, é provável que ele nem sinta o seu toque.

Com ele calmo ou dormindo, pegue uma tesourinha para bebê ou uma lixa, lembrando que ambos devem estar esterilizados com álcool 70.

Se o seu bebê é recém nascido, opte por tesourinhas de borda redonda. Mas se ele já tiver mais de seis meses, escolha um cortador com lupa, pois a unha dele já estará mais durinha.

E para que você saiba exatamente quanto cortar da unha, pressione suavemente a raiz da unha e corte apenas a parte branca que aparecer.

Faça todo o corte pressionando a unha, para que ela fique grudadinha com a pele abaixo dela, e acompanhando o formato do dedinho de seu pequeno e nunca arredondando os cantinhos.

Qual tesoura para unha de bebê usar?

mãe segurando mão do bebê. Sobre a mesa, aparatos de cuidados para unha do bebê: cortador e tesourinha rosa

A tesoura ideal para cortar unha de bebê deve ser feita e inox em suas partes cortantes, pois esse material é fácil de limpar e não enferruja.

Você também deve analisar bem o cabo no qual você irá encaixar os seus dedos para cortar a unha de bebê, avaliando se você prefere uma alça emborrachada, que é confortável, ou uma revestida em grip, que é antiderrapante.

Um dos pontos mais importantes da tesoura para unha de bebê é que ela tenha pontas arredondadas, para evitar de perfurar seu filho caso ele se movimente muito durante o corte.

Cuidados com a unha de bebê

Como você viu até agora, é fundamental cortar a unha de bebê enquanto ele estiver calmo ou dormindo e com tesouras com pontas arredondadas e sempre higienizadas.

Para além do corte, te damos aqui outras dicas de como cuidar da unha de seu pequeno. Acompanhe!

Unha encravada

Quando a unha do bebê fica encravada, é comum que ele sinta dor e elas fiquem vermelhas.

E com isso as mamães sempre se perguntam: como desencravar a unha de bebê?

A resposta é simples! Basta molhar os dedinhos em água morna e com sabão duas vezes por dia e depois passar um creme cicatrizante ou antiflamatório com corticoide.

E para evitar que elas encravem novamente, você deve sempre cortá-las conforme ensinamos anteriormente, sem arredondar os cantos.

Além disso, evitar meias e sapatos que apertem também ajuda a prevenir que as unhas de bebê encravem novamente.

Manchas na unha

A mancha branca em unha de bebê costuma assustar as mamães, mas não é preciso se preocupar.

Isso porque, na maioria das vezes, elas apenas surgem por conta de alguma lesão, trauma ou processo inflamatório.

Ou seja, elas podem significar somente que o seu filho mordeu as cutículas, bateu os dedinhos em algum lugar ou apalpou muito suas unhas.

Não é necessário buscar por nenhum tratamento especial nesses casos, basta esperar para que as manchinhas brancas desapareçam conforme as unhas crescem.

Unha inflamada

A unha inflamada merece atenção se ela estiver acompanhada de pus, vermelhidão por todo o dedo ou além dele e se o seu filho tiver febre, pois isso significa que há infecção.

Nessas situações mais drásticas, é preciso levar o seu pequeno para o pediatra ou podologista infantil, assim eles indicarão qual a melhor forma de realizar o tratamento de acordo com o caso do seu filho.

Limpeza

A limpeza das unhas é fundamental, principalmente porque os bebês costumam ficar muito com a mãozinha na boca.

Então, se as unhas deles estiverem sujas e longas, é provável que diversas sujeirinhas fiquem acumuladas nelas.

Sendo assim, a primeira parte da limpeza da unha de bebê consiste em fazer o corte delas pelo menos uma vez por semana.

Esse corte, além de deixá-las higienizadas, irá prevenir de que o seu filho se arranhe e corra o risco de machucar seus próprios olhos e rostinho.

Além do mais, após cada brincadeira, lave a mão do seu bebê e conforme ele for crescendo, ensine que isso é importante para ele não ficar doente.

Caso ele tenha brincado com algo que acumulou sujeira embaixo das unhas, use uma escovinha macia para tirar as sujeiras durante a lavagem das mãos na pia ou no banho.

Unha da mão e do pé do bebê tem diferença

Sim, a unha da mão e do pé do bebê tem diferença, sendo que as das mãozinhas merecem mais atenção, justamente por elas estarem constantemente dentro da boca do bebê.

E ao cortar as unhas dos pés de seu pequeno, não o faça tão rente como na mão.

Isso porque a unha do pé é fininha e precisa sobrar um pouco para que enquanto ela cresça, não encrave.

A regra de não cortar as unhas arredondadas também vale para as unhas dos pés do bebê. Sempre faça o corte de forma reta.

Proteja a unha do bebê e evite doenças com essas opções de luvas para bebês. 

Conclusão

Com esse artigo, a nossa missão era te ajudar a como fazer o corte da unha de bebê. Para isso, esclarecemos que elas devem ser cortadas sempre que começam a causar arranhões.

E para não machucá-lo durante esse processo, você pode esperar ele cair em sono profundo para fazer o corte, assim ele não irá se assustar e se movimentar.

No mais, indicamos que você escolha uma tesoura de inox nas partes cortantes, com um cabo que se encaixe bem nos seus dedos e que tenha alça emborrachada ou revestida em grip, além de ter pontas sempre arredondadas.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *