bebê usando celular- imagem do Canva

A importância do tempo de tela limitado e alternativas para entreter o bebê

Com os diversos aparelhos eletrônicos desenvolvidos, os pais usufruem deles como uma forma de distrair os filhos, sem estipular um tempo de tela. Entretanto, uma forma de distração acaba virando um vício com muito malefícios para a saúde do bebê!

As telas deveriam ser a última opção na hora de entreter o bebê, principalmente em razão das diversas consequências como problemas de postura, saúde mental e no desenvolvimento da fala. Deixar o bebê usar o celular – sem limitação de tempo – pode resultar em uma privação de novas experiências e sentimentos.

Por isso, existem várias alternativas que além de afastá-los das telas, geram uma interação maior entre pais e filhos como: pinturas, piqueniques, brincadeiras de faz de conta. Nesse post, reunimos os perigos do uso excessivo de tela e alternativas para entreter o bebê!

Tempo de tela e seus problemas

No mundo moderno, a primeira ideia de entreter ou distrair uma criança é optando por um tablet ou celular, seja para jogar ou assistir vídeos. Esse primeiro contato ocorre durante a primeira infância (0 até 6 anos), momento em que a criança começa a desenvolver os sistemas cognitivo, motor e estruturas cerebrais. Às vezes, os pais entregam esses aparelhos com a ideia de que os aplicativos estarão auxiliando no processo de desenvolvimento.

Desenvolvimento da fala e interação social

Durante os primeiros anos, o cérebro do bebê está sendo formando conexões neurais e as interações humanas catalisam esse processo. Entretanto, quando a criança troca essas interações pelo celular, esse estímulo pode saturar ou sobrestimar o cérebro.

Segundo a Fonoaudióloga Camila Guarnieri, doutora em fala pela USP e USF (University of South Florida), muitos pais vão até seu consultório queixando que seus filhos estão com dificuldades na hora de se comunicar e utilizando a linguagem de forma errada. Em seguida, quando vão investigar a rotina da criança, o uso de aparelhos eletrônicos está presente de forma excessiva.

Crianças sentadas em uma mesa brincando

Saúde mental

Talvez possa parecer muito cedo, mas é importante ressaltar que o uso de telas iniciado na primeira infância pode virar um vício, causando problemas no futuro. Além da exposição de tela azul, a criança pode ter contato com conteúdos sensíveis e inapropriados. A falta de uma limitação tempo de tela antes de dormir pode afetar o sono, causando insônia e irritabilidade durante o dia.

Estabelecendo limites no início impede que a criança não desenvolva dependência digital ao chegar na fase da adolescência. Essa situação é enfrentada diariamente por muitos adolescentes que acabam desenvolvendo problemas com autoestima, principalmente por conta da comparação na internet, afetando as suas relações pessoais.

Problemas no crescimento e postura

Como foi mencionado anteriormente, o tempo de tela interfere no sono porque a luz azul presente nos aparelhos eletrônicos suprime a quantidade de Melatonina. Se a criança não entra em estado de sono profundo, o hormônio do crescimento não é liberado.

Por conta da inclinação do pescoço para usar os aparelhos, ocorre o surgimento de dores nos ombros e de cabeça.

Conteúdos inadequados

A maioria dos conteúdos disponíveis na internet não são para crianças, exibindo violência, comerciais ou simplesmente não adequados para a idade. Mesmo que os pais estipulem controle, brechas existem e a criança pode consumir uma informação que mude seu desenvolvimento.

Entretanto, existem conteúdos educativos na internet, mas é preciso saber qual é o adequado para o seu bebê.

Desenvolvimento cognitivo afetado

A internet oferece vários conteúdos rápidos e isso acaba afetando o foco. Por consumir informações curtas e rápidas, a criança terá uma dificuldade bem maior na hora de se concentrar em uma aula, por exemplo.

Outro ponto é que os conteúdos podem ser um pouco repetitivos, refletindo na falta de desenvolvimento da criatividade pela criança.

O que dizem os estudos?

Na pesquisa feita pelo The Journal of The American Medical Association Pediatrics, crianças de 1 ano com maior exposição ao tempo de tela sofreram atrasos no desenvolvimento. Ainda, 18% dos pais entrevistados relataram que seus filhos possuem 2 horas de exposição, enquanto 4% relataram o uso de 4 horas ou mais por dia.

Mãe segurando bebê no colo

Até que idade deve ser proibido?

De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), até dois anos as crianças não devem ser expostas a nenhum tipo de tela, nem mesmo a televisão. Já entre 2 e 5 anos, podem começar a ter contato de, no máximo, 1 hora por dia.

Enquanto isso, crianças a partir dos 5 anos podem ter um tempo maior, partindo das duas horas. Entretanto, com supervisão dos pais, já que diversos conteúdos podem ser sensíveis e inapropriados para a idade.

18 meses a 24 meses

Nesses meses, só é recomendado o uso em caso de videochamadas com familiares. E caso a família decida colocar algo para assistir, devem estar acompanhando para compreenderem o que está sendo passado.

2 a 5 anos

Colocar um tempo limite de uma hora por dia com conteúdos recreativos. Além de assistir, aplicar algum exercício para entender o que estão vendo.

6 anos ou mais

Estipular um limite que não interfira nas horas de sono ou outras atividades físicas. Além disso, é interessante traçar zonas sem telas, como a mesa de jantar.

Além do tempo de tela

Existem diversas formas para entreter os bebês que não envolvam as telas e resultam em impactos positivos. A seguir, confira algumas das recomendações:

Desenho e pintura

Essa atividade desenvolve a criatividade e permite que o bebê aprenda a se expressar e entenda mais sobre si. É interessante expor as pinturas, seja na parede ou geladeira, para que elas se sintam valorizados pela família e ganhem confiança.

Cozinhar

Mesmo que o bebê não tenha idade para fazer muitas ações sozinho, nada impede de estar junto na hora de cozinhar e ajudar com algumas ações básicas. É uma oportunidade de conectá-los aos alimentos e ensinar novas atividades.

Piquenique

É um momento de reunir a família com brincadeiras, livros e passeio em um ambiente aberto. O piquenique é ótimo para o bebê explorar novos lugares e experimentar novas sensações como, por exemplo, sentar na grama.

Hora da leitura e fantoches

Ler livros é uma ótima opção para entreter a criança com histórias diferentes e criativas, além de ajudar no desenvolvimento da linguagem. Por outro lado, com os fantoches a diversão começa desde a confecção de um boneco de pano até o uso do fantoche pelos pais para contar as histórias.

Pai e filho deitados na cama lendo um livro

As brincadeiras simples são as melhores

Para entreter o bebê, não precisa de nenhuma atividade elaborada, basta pegar um brinquedo como uma boneca ou carrinho e se juntar a criança para brincar. Em um momento de carinho e atenção, a criança já vai estar mais entretida do que usar seu celular.

O limite de tempo de tela é importante em bebês por impedir consequências futuras e garante uma infância mais saudável e feliz.

A jornada é encontrar o equilíbrio, celebrando os avanços digitais mas mantendo firme nosso compromisso com as conexões humanas nas experiências autênticas que formam a essência da infância.

Para brincadeiras fora das telas, vista seu bebê com conforto Laleblu

Aqui, na Laleblu, temos uma variedade de modelos encantadores, tanto para meninas quanto para meninos, que serão um verdadeiro caso de amor à primeira vista!

Nossas seleções para bebês vão desde macacões, calças e bodies mais simples até aqueles modelos mais aconchegantes, elaborados em lã e tricô. Temos também em nosso catálogo roupas temáticas, que tornam o momento de vestir ainda mais divertido, encantando a todos com os bebês que irradiam charme!

A Laleblu é uma loja especializada em conforto para os pequenos com tradição, sofisticação e atendimento via WhatsApp. Aqui, você encontra uma linha completa de Produtos e Presentes para o seu Bebê com pagamento em até 6X sem juros.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *