Pai e filho deitados na cama, lendo um livro

O papel da leitura no desenvolvimento da linguagem do bebê

A leitura vai além de um momento de lazer e carinho entre bebês e seus pais, ela possui inúmeros benefícios, como desenvolvimento da linguagem. É um hábito que estimula as habilidades socioemocionais, criativa, raciocinal, lógico e cognitivo, com comprovação em diversos estudos.

Sendo assim, a leitura é um hábito saudável, com um papel fundamental no desenvolvimento das conexões neurais. Para estimular isso, é preciso praticar em voz alta, se envolver com a história, escolher livros com a faixa etária adequada, e garantir a variedade na contação das histórias.

Nesse post iremos mostrar qual o papel da leitura e oferecer dicas de como criar esse hábito com os pequenos.

Como fazer uma boa leitura para o bebê

Entre as faixas etárias de 0 a 6 anos, é comum que os pais estipulem um horário da leitura que na maioria das vezes acontece antes de dormir. Dessa forma, o bebê escuta a voz dos pais, se sentindo seguro e amado, conseguindo relaxar e pegar no sono. Mas a leitura de histórias também contribui com o desenvolvimento cognitivo, criativo e fonológico.

O bebê consegue identificar que existe um ritmo diferente quando você faz uma leitura, quando você canta. Por isso que se fala em como os bebês reconhecem cantigas que as mães cantam quando ele está na barriga. Desde aí, a leitura já é importante.

Afirma Claudia Sintoni, Coordenadora de Mobilização Social da Fundação Itaú Social, no artigo “Como a leitura impacta o desenvolvimento da linguagem das crianças”

Leitura em voz alta

A leitura em voz alta é mais eficiente do que esperar a criança aprender a ler sozinha. Ao escutar uma história, por exemplo, a criança está de certa forma lendo também – uma vez que o processo de aprendizagem é feito via repetição e imitação.

A ação de ler em voz alta é bem simples. Entretanto, existem alguns pontos que podem deixar a experiência mais benéfica.

Mãe fazendo passeio com bebê para desenvolvimento

Disponibilidade dos pais

Tirar 10 minutos por dia pode não ser suficiente para surtir efeito. É importante separar uma parte do dia, na qual os pais estarão totalmente presentes, sem interrupção ou pressa para encerrar a atividade.

Se envolver com a história

Durante a leitura, é importante demonstrar emoção. Leia com entonações diferentes, dê risada ou demonstre tristeza, isso fará com que a criança preste mais atenção e até entenda como funcionam as emoções.

Além disso, é interessante incentivar a participação da criança, fazendo perguntas sobre a história ou se está gostando daquele momento.

Variedade na forma de leitura

Além de reler a mesma história para provocar emoções diferentes, é interessante levar para uma roda de leitura ou colocar outras pessoas para ler em outros ambientes para enriquecer o repertório.

Como ocorre o desenvolvimento da linguagem?

O desenvolvimento da linguagem ocorre de forma gradativa, desde o nascimento ao convívio com as pessoas. Segundo o estudo da Marcela Lais pela Universidade FEEVALE, no início da vida a linguagem é mais ampla porque utilizam de todos os tipos para se expressarem: não verbal com imagens, músicas e gestos e; verbal pelo uso de palavras.

Além disso, esse desenvolvimento ocorre de forma simultânea, sempre introduzindo novas formas até o bebê atingir a linguagem verbal plena. Com a linguagem, ele consegue conhecer o mundo e ampliar suas capacidades.

Por que escolher livros?

Os livros possuem alguns benefícios quase que exclusivos. Com eles, a criança consegue adquirir um vocabulário diferenciado com uma narração mais elaborada. Ainda, em razão do seu estilo narrativo contínuo e criativo, as crianças em idade escolar desenvolvem uma certa facilidade na hora de escrever textos mais elaborados.

dois livros empilhados com um pequeno ramo de flores em cima

Ampliação do vocabulário

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia, a leitura gera um desenvolvimento 70% maior do que as conversas com os pais. Uma das responsáveis pelo estudo, Jéssica Montag, explicou que o motivo desse número, é que a escrita de um livro possui uma linguagem mais direcionada ao bebê do que a conversa dos pais.

O vocabulário também inclui palavras novas, e cada livro por possuir uma temática ensina uma palavra nova. Por exemplo, a palavra baleia não é utilizada no dia a dia, então as chances da criança conhecer essa palavra, é baixa. Mas, ao ler um livro, ela consegue conhecer e entender o significado dessa.

Estímulo a cognição

O hábito de leitura, ou de ouvir uma história, incentiva as conexões neurais antigas e novas – o que acelera e fortalece o processamento do cérebro. Além disso, ela reduz a chance de declínio cognitivo, ou seja, da capacidade de pensar, atenção e memória.

Criança lendo livro apoiada em uma mesa

Nas crianças esse estímulo ocorre da seguinte forma, durante a leitura a criança escuta sobre a história e as imagens e ativa seu pensamento criativo e a imaginação. Isso, treina o cérebro dela.

Memória e atenção

Com a cognição, vem o desenvolvimento da atenção. Por ser uma ação que exercita muito o cérebro e realiza uma maior quantidade de sinapses, isso ajuda a criança a se concentrar melhor. Outro ponto é quanto mais o pequeno fica envolvido com a história, maior sua concentração e a leitura acaba se transformando em um exercício.

A leitura também estimula a memorização dos fatos como, por exemplo, decorar nome de personagem, ambientes, dentre outros. Esse processo estimula o cérebro a estar mais preparado para guardar informações.

Fortalecimento do vínculo afetivo

Como já mencionamos anteriormente, o momento da leitura é íntimo e estreita o contato entre pais e filhos. O ato de passar alguns minutos com a criança fortalece a estrutura psíquica e emocional, fazendo com que se sinta segura – e podendo refletir em demonstrações de carinho e confiança com os pais.

Pai lendo livro de histórias para um bebê em seu colo

Introdução a sons e ritmos

Da mesma forma que os livros auxiliam a criança a conhecer novas palavras, ele desenvolve o conhecimento de sons. Na maioria dos livros infantis, sons como pular na piscina, chuva, vento, vem com uma onomatopeia (tchibum, xua, vush) e ao escutar esses barulhos ela compreende eles na realidade.

Outro ponto são as músicas nos livros que estimulam o ritmo do bebê ao serem cantadas. Ainda, caso o pequeno estiver envolvido na história, terá a tendência de cantar junto.

Como inserir a leitura no dia a dia

Sem dúvidas, a leitura funciona como um hábito entre as famílias e por isso é preciso criar uma rotina. Essa rotina é elaborada de diversas maneiras e em entrevista a Fundação ABRINC, a psicopedagoga Gláucia Piva indica que a melhor forma é intercalar os gêneros.

Por exemplo, na segunda-feira invista em uma leitura educativa com um livro que ensine a contar ou, se a criança for mais velha, uma revista Recreio. Já na terça, escolha um que ensine a como construir alguma coisa, algo voltado para instrucional. Enquanto na quarta (e quinta se preferir repetir a dose), uma boa escolha é um livro de piadas ou ficção científica… e por assim vai.

Qual o livro ideal para cada faixa etária?

Cada idade possui um entendimento diferente e, por isso, é importante ler livros adequados respeitando os limites dos pequenos. Até os três anos, são indicados livros que estimulam audição ou tato. Já aos seis anos, pode-se incluir com temáticas místicas que façam com que a criança lide com seus medos, ou aqueles que a façam compreender o mundo.

Imagem mostra bebê vestindo body rosa sorrindo com aspecto de empolgação.

A partir dos sete anos, a ficção científica ou fantasia já estão liberadas! Esses possuem diversas questões envolvendo o bem e o mal, com dilemas éticos e também incentivam a criatividades.

Recomendação de títulos para o desenvolvimento da linguagem

Para essa fase inicial, o livro Bebê Feliz – Passeio na Fazendinha incentiva o tato da criança por ser confeccionado em tecido, além de apresentar os animais da fazenda. Outro indicado é o Muito cansado e bem acordado, conta uma história que demonstra a importância da hora de dormir e ainda é texturizado.

Enquanto isso, para as crianças de até seis anos, o Monstro das Cores pode ser uma opção interessante ao representar as emoções, permitindo com que a criança entenda como funcionam os sentimentos formas de se expressar. Ademais, para entender o mundo, o livro Leo e a baleia incentiva o poder da amizade e a cuidar dos animais.

Por fim, para crianças a partir dos sete anos, O quintal da minha casa é um livro de fantasia que mostra os seres mágicos no quintal da personagem de forma criativa e poética. Envolvendo a ciência, Odisseia da Água conta as diferenças do clima e como o aquecimento global afeta o planeta.

A leitura deve estar presente na vida dos bebês desde sempre. É de extrema importância que os pais incentivem esse conhecimento para que então seus filhos estejam prontos para enfrentar o mundo.

Confira as diversas opções de roupas para bebês da Laleblu que combinam com a personalidade única do seu pequeno leitor

Aqui, na Laleblu, temos uma variedade de modelos encantadores, tanto para meninas quanto para meninos, que serão um verdadeiro caso de amor à primeira vista!

Nossas seleções para bebês vão desde macacões, calças e bodies mais simples até aqueles modelos mais aconchegantes, elaborados em lã e tricô. Temos também em nosso catálogo roupas temáticas, que tornam o momento de vestir ainda mais divertido, encantando a todos com os bebês que irradiam charme!

A Laleblu é uma loja especializada em conforto para os pequenos com tradição, sofisticação e atendimento via WhatsApp. Aqui, você encontra uma linha completa de Produtos e Presentes para o seu Bebê com pagamento em até 6X sem juros.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *