Bebê bocejando de touquinha ao lado de urso de pelúcia no berço indicando a janela de sono
CUIDADOS COM O BEBÊ

Janela do sono do bebê: o que é? Como saber e respeitar

Tempo de leitura: 7 min

Conhecer a janela do sono de seu bebê, é fundamental para estimular interações com ele e ajudar no seu desenvolvimento.

Mas afinal de contas, você sabe exatamente o que é janela de sono?

Em resumo, se trata do período em que o seu filho ficará acordado entre uma soneca ou outra, sem nenhum sinal de cansaço.

Com essa pergunta respondida, geralmente vem outra logo na sequência: como eu sei qual é a janela de sono do meu bebê?

Para te ajudar a desvendar todos os mistérios da janela do sono de bebês, criamos esse artigo completo que responderá as principais dúvidas das mamães.

Siga a leitura conosco!

O que é a janela do sono do bebê?

A janela do sono do bebê é um período entre duas sonecas que o seu filho fica acordado e disposto, ativo e sem sinal de cansaço.

São nesses momentos que os pequenos se mostram mais dispostos a brincar, sorrir e interagir com os papais.

O cenário muda quando ele demonstra que quer dormir de novo, iniciando os choros, bocejos e irritações, indicando que o tempo da janela do sono acabou.

Esse tempo da janela do sono varia de acordo com a idade do bebê, considerando que quanto mais novo ele for, menor o período de janela, ou seja, os recém-nascidos têm muito mais sono!

Na sequência, apresentamos uma tabela da janela do sono do bebê, para te ajudar a entender melhor qual é a do seu filho!

Tabela da janela do sono do bebê

A tabela do sono do bebê deixa mais claro de quanto tempo são esses intervalos entre sonecas, de acordo com a idade deles.

Então, abaixo, confira qual é o tempo que seu filho consegue ficar acordado entre uma sonequinha e outra, segundo a sua faixa etária:

Idade Período acordado
0 a 1 mês até 40 min acordado
1 a 2 meses de 40 a 60 min acordado
2 a 3 meses de 60 a 80 min acordado
3 a 4 meses de 60 a 90 min acordado
4 a 6 meses no máximo entre 1h15 e 1h45 acordado
6 a 8 meses aproximadamente 2h30 acordado
8 a 10 meses de 2h a 3h30 acordado
12 meses de 3h a 4h acordado
18 meses de 4h a 6h acordado
2 anos de 5h a 7h acordado
3 anos de 6h a 8h acordado
4 anos de 6h a 12h acordado

Durante esses intervalos, é importante que você interaja com o seu filho, para desenvolvê-lo e para que ele também gaste energia para descansar bem na próxima soneca.

Como saber a janela de sono do meu bebê?

janela do sono bebe - Janela do sono do bebê: o que é? Como saber e respeitar

Para saber qual é a janela do sono de seu bebê, você deve observar quais são os horários que ele começa a apresentar sinais de que quer dormir.

E assim que ele começar a demonstrar esses sinais, como o choro, a irritabilidade e os bocejos, o leve para dormir imediatamente.

Se assim que você o levar para o berço ele cair no sono, então você tem aí a resposta de qual é o horário da janela dele.

Mas se ele demorar de 5 a 10 minutinhos para dormir, então a janela dele é um pouco maior do que o comum.

Para saber mais sobre as sonecas de bebês, clique aqui e leia um artigo completo sobre o tema.

E se o meu bebê não demonstrar sinais claros de sono?

Se o seu pequeno não demonstrar sinais claros de sono, como os bocejos e olhinhos fechados, tente ficar atento a quando ele fica muito irritado.

A irritação também é um dos sinais de que a janela do sono dele está perto ou passando, pois demonstra que ele quer descansar, mas essa vontade não está sendo suprida.

Depois de observar esses pontos ao longo de um dia inteiro, você já terá em mãos as informações que precisa para começar a organizar a rotina de sono do seu filho e assegurar que ele terá o tempo de soneca que necessita para se manter saudável.

Destacamos aqui que o sono durante o dia também costuma tomar mais tempo que o sono da noite para se manter estável, então, não se assuste se demorar um pouco para que o seu bebê tenha uma rotina estabelecida.

Dicas para respeitar a janela do sono

janela de bebe - Janela do sono do bebê: o que é? Como saber e respeitar

Respeitar a janela do seu bebê é importante para que ele fique mais calmo, descansado e menos estressado. Abaixo, confira algumas dicas para fazer isso na prática!

1. Aprenda  identificar a janela de sono

Conforme as dicas que demos acima, identifique qual é a janela de sono do seu filho, assim você evita deixá-lo estressado e chorando para demonstrar que ele quer dormir.

Portanto, fique de olhos nos pequenos sinais que ele pode dar de que o sono vem chegando, como:

  • bocejar;
  • coçar os olhos;
  • coçar as olheiras;
  • encolher o corpinho;
  • lacrimejar;
  • chorar.

Notando quais são os sinais, já o prepare para a sonequinha, sem insistir que ele fique acordado.

E lembre-se: nessa fase da vida, é comum que os bebês passem muito tempo dormindo e quanto menor ele for, mais longas serão as suas sonecas.

2. Respeite a hora do sono do bebê

Colocar o bebê para dormir somente quando ele está exausto e demonstra irritação torna mais difícil o sono dos pequenos.

Justamente por isso reforçamos a importância de respeitar as sonecas do seu filho, pois não adianta nada o manter acordado ao longo do dia para que ele durma mais a noite.

Essa atitude, no final das contas, só fará com que o seu bebê fique ainda mais cansado, estressado, pedindo por sua atenção e colo.

Portanto, respeite o sono do bebê, pois ele também é uma etapa de seu desenvolvimento. 

Viu que ele começou a demonstrar sinais de cansaço? Corra para colocar ele no berço.

3. Ajude o bebê a diferenciar noite do dia

Ajudar o seu filho a diferenciar quando é noite e quando é dia é fundamental para que ele compreenda o novo mundo em que está vivendo, agora fora da barriga da mamãe.

Então, quando você for colocar seu bebê para tirar uma soneca, certifique-se de que o local em que ele dorme estará bem escurinho ou com luzes suaves.

Para ajudar ainda mais em seu soninho, você também pode ambientar o local com algumas músicas calmas e relaxantes.

Assim, ele vai entender que quando o espaço fica escuro e com um som leve, é hora de dormir.

4. Use técnicas para estimular o sono

Deixar o quarto do bebê escurinho e colocar músicas relaxantes são duas técnicas que ajudam a estimular o sono do seu filho, mas não são as únicas.

O banho, por exemplo, também cumpre essa função de estimular as sonecas, além de manter o seu pequeno limpinho e cheiroso.

Por isso, é recomendável dar banho em bebês antes da hora deles dormirem, pois desta forma eles começam a entender que a ducha faz parte de uma etapa do sono, de preparo para descansar.

Durante o banho do bebê, você também pode explorar as opções de sabonetes e cosméticos naturais que auxiliam no estímulo do sono, como óleos essenciais.

Veja alguns bodys para bebês e recém-nascidos, para mantê-lo protegido, confortável e arrumadinho.

Conclusão

Como você viu ao longo deste artigo, a janela do sono do bebê nada mais é que um período entre duas sonecas que o seu filho fica acordado e disposto, ativo e sem sinal de cansaço.

Para saber qual é essa janela do seu pequeno, você deve analisar quais são os sinais que ele dá de cansaço e os horários que eles começam a surgir.

No mais, você também pode verificar a tabela da janela que apresentamos, para entender qual é o período de tempo que o seu filho ficará acordado, de acordo com a idade dele.

Você também pode gostar...