Bebê sentado em uma plataforma azul e uma mulher so lado estimulando seu desenvolvimento, formas coloridas ao fundo.

Estimulando a independência do bebê: marcos e estratégias

A medida que se desenvolve, o bebê começa a perceber que tem seu próprio corpo, pensamentos e sentimentos, e passa cada vez mais a querer fazer as coisas do seu jeito. Após poucos meses de vida, ele já responde a diferentes estímulos e interage mais, e determinados detalhes são capazes de despertar o interesse e a independência do bebê.

Nesses momentos, é recomendado que os pais estimulem ainda mais os movimentos e a independência da criança. Durante os três primeiros anos de vida (conhecidos como a “fase de ouro”), a criança tem um maior potencial para desenvolvimento e crescimento cerebral. Sendo assim, é fundamental estimulá-lo para favorecer seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e psicoafetivo.

No artigo a seguir, vamos tratar sobre a independência do bebê e como ela é desenvolvida ao longo dos primeiros anos de vida. Além disso, vamos falar também sobre as etapas que fazem parte desse tipo de desenvolvimento, e o que os pais e cuidadores podem fazer para estimulá-lo. Confira! 

Como e quando a independência do bebê se desenvolve?

A independência tem estreita relação com o senso de individualidade, algo que leva anos para se formar. Nos primeiros meses de vida, a criança acredita que é uma extensão da mãe – é só a partir dos 6 ou 7 meses que ela passa a identificar a diferença e entender que pode ser deixada sozinha.

Bebê em uma sala engatinhando no chão

É justamente nessa fase que se inicia o medo de abandono, conhecido também como ansiedade de separação. Ela pode durar até por volta dos 2 anos de idade, e diz respeito ao sentimento que um bebê sente ao notar que está longe de seus pais, ainda que isso dure um breve instante.

A ansiedade de separação faz parte do desenvolvimento infantil, e costuma ter seu pico entre o 10º e 18º mês de vida. Leva algum tempo para que o bebê entenda e se acostume com a ideia de que sua mãe é uma pessoa e ele é outra, apesar de ainda depender inteiramente dela.

Essa percepção se transforma em um temor de que a mãe desapareça ou o abandone, o que faz com que o bebê chore quando ela sai do seu campo de visão. Caso fique muito tempo longe da mãe, o bebê pode apresentar irritação, falta de apetite e até mesmo alguns sintomas físicos, como os de um leve resfriado.

Essa ansiedade só diminui quando a criança começa a compreender que sua mãe sempre retorna, mesmo que precise passar alguns minutos ou horas longe dele, como ao deixá-lo na creche ou sair para trabalhar. Ou seja, a despedida de sua mãe não é definitiva. Até conquistar esse nível de entendimento, é preciso ter bastante paciência.

Conforme o tempo vai passando, a criança aprende a se tornar mais sociável, e fica também mais confiante de que sua mãe retorna, mesmo depois de deixá-la sob os cuidados de outra pessoa. 

Assim, o bebê consegue superar seus temores e começa a formar sua própria individualidade e independência. Continue a leitura para descobrir quais os principais marcos desse aspecto do desenvolvimento. 

Quais as principais etapas do desenvolvimento da independência? 

De maneira geral, podemos entender a construção do senso de individualidade e da independência da criança de acordo com a sua idade.

Durante seus primeiros 6 meses de vida, o bebê se identifica totalmente com quem cuida dele. Sua vivência se resume basicamente às necessidades básicas, como comida, amor e atenção. Ainda não há uma identidade própria, uma vez que o pequeno está aprendendo a controlar reflexos e os movimentos mais simples do seu corpo.

Os primeiros sinais de independência começam a surgir por volta dos 4 meses, quando o bebê descobre que o seu choro tem a capacidade de chamar a atenção das pessoas à sua volta e fazer com que elas tentem sanar suas necessidades. Esse é um dos primeiros passos para que a criança entenda que tem vontade própria e que seu comportamento tem o poder de provocar reações nas outras pessoas.

Por volta dos 7 meses, o bebê passa a compreender que é, de certa forma, um ser independente em relação a sua mãe. Esse é um importante salto cognitivo para o seu desenvolvimento, que, apesar de ser digno de comemoração, é também algo que passa a gerar certa ansiedade na criança. 

Nessa fase, o elo entre o bebê e sua mãe já se tornou tão forte que basta ela sair da sua vista por alguns segundos para que ele comece a chorar. Isso acontece porque a criança ainda não compreende que a mãe é capaz de retornar – só o que está diante de seus olhos é passível de ser percebido por ele. 

Os bebês podem demonstrar sinais de ansiedade devido à separação da mãe a partir dos 6 ou 7 meses de idade, com esse comportamento chegando em seu auge entre 10 e 18 meses. À medida que o tempo passa, a criança tende a se tornar cada vez mais sociável e confiar em outras pessoas, aprendendo que a separação da sua mãe é apenas temporária e que ela sempre retorna para perto dele. 

Entre 1 e 2 anos de idade, o bebê já é capaz de diferenciar a si próprio em relação à mãe e ao mundo à sua volta. Assim, começa a criar sua própria identidade. Chegando aos 2 anos, ainda é possível que a criança se chateie ao ser deixada na escolinha ou com algum cuidador, mas a ansiedade gerada por isso começa a passar cada vez mais rápido, já que eles desenvolvem mais segurança.

Afinal, a experiência e o desenvolvimento da memória comprovam que sua mãe volta para perto dele depois de algum tempo. 

É isso que vai possibilitar que a criança tenha confiança o suficiente para se aventurar por conta própria em busca de novidades e novas experiências. Alguns sinais importantes que demonstram que a independência está sendo desenvolvida é a insistência em vestir determinada peça de roupa, uma maior receptividade em relação a comidas específicas ou a recusa em dar a mão aos pais ao andar na rua. 

Dessa forma e aos poucos, a criança vai desenvolvendo sua própria opinião e adquirindo cada vez mais independência em relação aos pais. Entre 2 e 3 anos de idade, ela tende a se afastar mais para explorar o mundo, testando limites e se sentindo mais confortável com outros adultos em quem confia.

O desejo por fazer as coisas do jeito dela é o que pode desencadear algumas crises de birra, consideradas frequentes nesta idade. A partir de então, a criança entra em uma nova fase de desenvolvimento, já que o senso de independência do bebê se encontra mais fortalecido.

Mas para que isso seja possível e aconteça da maneira mais natural e saudável, é preciso estimular o bebê. Descubra como fazer isso no próximo tópico.

Como estimular a independência do bebê? 

O vínculo com os pais é um importante ponto de partida para que a criança tenha vontade de explorar o mundo. Esse elo é construído desde o nascimento, e é preciso fortalecê-lo através de muito amor e cuidados constantes, viabilizando a construção de confiança para que a criança se sinta à vontade para se soltar.

bebê sentado comendo uma banana sozinho

Alguns pequenos gestos podem ajudar nesse sentido desde o início, como responder imediatamente ao choro do bebê, alimentá-lo quando ele está com fome, trocar a fralda suja e conversar e sorrir bastante. 

Tudo isso é importante e ajuda a formar um laço forte e consistente entre pais e filhos desde os primeiros dias de vida. Veja abaixo algumas outras dicas que vão te ajudar nesse sentido.

Interaja com o bebê

Os adultos comumente pensam que os bebês não entendem suas tentativas de interação, mas a verdade é que eles são como uma esponja, percebendo o ambiente, os conflitos que ocorrem nele, quando há mudanças de regras e quando há estimulação.

Sendo assim, logo nos primeiros meses de vida é interessante explorar a interação por meio do estímulo visual, auditivo e tátil. Olhe nos olhos, converse com diferentes entonações de voz, apresente brinquedos coloridos, com contraste e com efeitos de sons diferentes, cante e estimule o tato.

Além disso, o colo é igualmente importante, já que o contato pele a pele também desperta o desenvolvimento do bebê, que sentirá o calor, o aconchego e a segurança das pessoas que fazem parte do seu convívio diário. 

Promova a segurança

Sentir-se seguro é algo importante em qualquer fase da vida, mas na infância esse aspecto tem um peso ainda maior. A segurança advinda dos pais é a primeira fonte de segurança a qual qualquer pessoa pode ter acesso, servindo como modelo para sua adolescência e vida adulta.

Ou seja, essa forma de aceitação e a vontade de se desafiar, arriscar e fazer dar certo têm início logo nos primeiros meses e anos de vida. As atividades e interações realizadas com o intuito de fortalecer a independência do bebê passam a mensagem de que os adultos confiam nela e acreditam na sua capacidade de fazer determinada atividade. 

A segurança física também é de suma importância, por isso recomenda-se que crianças sejam sempre supervisionadas por adultos. No caso dos bebês, é preciso fazer adaptações nos ambientes aos quais eles têm acesso, protegendo tomadas, móveis pontiagudos e janelas. 

Para evitar frustrações e permitir que a criança se movimente livremente e em segurança, afaste móveis e tire do alcance qualquer objeto que possa ser perigoso ou frágil. Escolha alguns itens ou brinquedos interessantes e seguros e coloque à disposição para que ela possa descobrir enquanto explora o espaço. 

bebê sorrindo e engatinhando feliz com sua evolução, simbolizando o início da independência do bebê

Garantir um ambiente seguro é fundamental para que a criança se sinta à vontade para testar limites e explorar o mundo ao seu redor. Sempre que possível, elogie a curiosidade dela.

Ofereça novas possibilidades

Durante os primeiros seis meses do bebê, o ideal é que sua alimentação seja exclusivamente baseada na amamentação. Passado esse período, é hora de introduzir novos sabores e texturas para desenvolver o paladar do bebê e permitir que ele tenha contato manual com os alimentos. 

Isso tudo serve para desenvolver a autonomia e o conhecimento a partir de novas experiências. Para favorecer a independência do bebê e estimular comportamentos, resista à tentação de facilitar e entregar tudo de maneira simplificada para a criança. 

Por volta dos dois anos de idade, a criança já consegue segurar a colher com mais firmeza. Nessa fase, incentive-a a se alimentar de maneira mais independente, sempre sob a supervisão de um adulto.

Invista em brincadeiras

Brincadeiras como o famoso esconde-esconde ou “achou!” possibilitam que o bebê compreenda os conceitos de separação e de retorno. Os pais podem participar ativamente da brincadeira, se posicionando atrás de um móvel ou uma almofada, ou até mesmo escondendo um brinquedo que a criança gosta embaixo de uma manta. 

Ofereça brinquedos que ajudem no desenvolvimento da coordenação motora da criança e que sejam condizentes com a idade que ela tem. Dê preferência por brinquedos coloridos e montáveis, bolas, cordas, etc. Para favorecer a coordenação motora fina, promova atividades que trabalhem com as mãos e materiais como lápis, giz, tintas e barbantes.

Tente ajudá-lo a engatinhar

Outra forma de ajudar a estabelecer a independência do bebê é em relação aos seus movimentos. Como você já deve saber, o ato de engatinhar é um dos marcos importantes do desenvolvimento infantil, que ocorre entre os 7 e 10 meses de idade. 

Esse aprendizado é benéfico para a estrutura muscular, do cérebro e da visão, e também tem forte ligação com a independência do bebê, pois quando o bebê conquista certa mobilidade passa a ter mais oportunidades para explorar os ambientes.

O envolvimento da família é importante nessa fase, sempre levando em conta que cada criança tem um processo diferente. Não é recomendado corrigir para não atrapalhar a evolução, mas é interessante estimular o bebê. 

Escolha um ambiente seguro e plano, e posicione o bebê de barriga para baixo. Coloque brinquedos que a criança goste à sua frente, como forma de estímulo para que ela se movimente em direção a eles. Você também pode chamar o bebê para si, ou engatinhar junto com ele para que ele compreenda os movimentos que deve fazer. 

bebê brincando e engatinhando atrás dos patinos de borracha, estimulando a independência do bebê

Quando ele aprender a engatinhar, experimente ficar um pouco afastado(a) dele dentro de casa, e permita que ele vá sozinho até outros cômodos (que devem ser adaptados para não oferecer nenhum risco). Espere alguns minutos para ir atrás. O processo de separação tende a ser mais fácil quando é iniciado pela criança.

Mesmo colocando em prática essas dicas, é comum que algumas crianças ainda apresentem certa dificuldade para desenvolver sua independência. O que fazer nesses casos? Continue a leitura para descobrir! 

O que fazer quando o bebê não desgruda da mãe?

Para crianças pequenas, perder a mãe de vista pode parecer a pior coisa do mundo, mesmo que ela esteja a poucos metros de distância. Em alguns casos, a mãe não pode nem mesmo ir ao banheiro ou tomar banho sem que o filho a procure. 

Esse tipo de situação muitas vezes é sucedido por desespero e muito choro. Isso nada mais é que a ansiedade ou angústia de separação que vimos anteriormente. Ou seja, trata-se de uma fase normal do desenvolvimento da criança, e não necessariamente significa que os pais não estejam dando atenção o suficiente ou que estejam fazendo algo errado.

Mas afinal, qual a melhor maneira de lidar com essa fase? Uma das mais importantes dicas é a mãe não forçar o afastamento, nem sair de perto dele escondida, sem se despedir dele. Esse tipo de abordagem pode deixá-lo ainda mais assustado e inseguro.

Entre 1 e 2 anos, a criança passa a ter um domínio maior da linguagem, assim é possível explicar quando precisar se ausentar. Sempre que possível, se despeça na hora de deixá-lo com alguém ou na escolinha, e permita que ele veja você se afastando. Procure manter um clima agradável e tranquilo durante a despedida.

Durante essa fase, evite deixar o bebê sob os cuidados de alguém com quem ele não está acostumado a conviver. Antes de fazer isso, certifique-se de que ele se sente à vontade e estabeleça um vínculo com a pessoa que ficará responsável por ele. 

Enquanto isso não acontece, fique por perto durante as interações. Com o tempo, a confiança será fortalecida. Isso é importante porque, ao estar com alguém de quem gosta e em quem confia, ele se sentirá menos ansioso ao ficar longe da mãe.

Outra estratégia eficiente para confortá-lo é deixar por perto algum objeto ou peça de roupa com a qual ele já esteja acostumado ou que tenha o seu cheiro – como uma naninha, por exemplo.

Outra boa ideia é estimular a criança a ir brincar mais longe de você, mantendo-se no mesmo lugar para caso ela resolva te procurar. Com o passar do tempo, é natural que esse tipo de ansiedade diminua cada vez mais. Se isso não acontecer, o mais recomendado é procurar ajuda profissional de um psicólogo

mãe sentada com expressão de preocupação, com seu bebê no colo

Mesmo que a criança comece a se desenvolver nesse sentido, é natural que ela passe períodos de maior independência e outros mais agarradinha à mãe. Quanto mais informada e tranquila a família estiver a esse respeito, mais facilmente esse período será superado. 

E mesmo quando a criança se tornar mais independente, isso não quer dizer que ela precise menos do carinho e do conforto dos pais. Embora se tornem menos apegadas, elas continuam buscando atenção constante, o que será necessário por muito tempo.

O fato é que estimular a independência de bebês e crianças é algo de suma importância, já que serve como incentivo para que testem e arrisquem, dando condições para que desenvolvam autoestima e segurança, e consigam se posicionar melhor no mundo durante a adolescência e vida adulta. 

Para todos esses momentos importantes do desenvolvimento do seu bebê, vista-o com Laleblu. Contamos com uma enorme variedade de modelos para sua criança brincar e se divertir com todo o conforto e estilo que ela merece!

Nossas seleções vão desde roupas para o dia a dia até coleções temáticas, que tornam o momento de vestir ainda mais divertido. A Laleblu é uma loja especializada em conforto para meninos e meninas, com sofisticação garantida! Aqui, você encontra uma linha completa de produtos e presentes para o seu bebê.

Bodies encantadores e práticos e confortáveis para estimular a independência de bebês, é na Laleblu

Os bodies são uma peça essencial e prática no armário de bebês. Na Laleblu, temos uma variedade de opções de alta qualidade para meninos e meninas, desde modelos com diferentes mangas até estampas diversas. Os bodies são ideais para diversas ocasiões, proporcionando comodidade em casa, visitas médicas ou passeios ao ar livre. Além disso, são presentes marcantes e úteis, encantando tanto os pais quanto os bebês. Explore nossa seleção e descubra essas adoráveis peças!

A Laleblu é uma loja especializada em conforto para os pequenos com tradição, sofisticação e atendimento via WhatsApp. Aqui, você encontra uma linha completa de Bodies para o seu Bebê com pagamento em até 6X sem juros.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *