Como agasalhar o bebê
CUIDADOS COM O BEBÊ

Como agasalhar o bebê em locais frios e quentes: guia completo

Tempo de leitura: 6 min

Para saber como agasalhar o bebê, alguns truques podem ajudar, como checar a temperatura do seu pequeno em algumas partes do corpo, como o peito e as costas.

E também é fundamental que outras partes do corpo fiquem protegidas, como as mãos e os pés, então, luvas e meias são bem-vindas para quando as temperaturas caem.

Mas como saber se não está exagerando? Como saber que o bebê está confortável com todas essas roupas?

Bem, essas e outras dúvidas sempre vêm juntas com o questionamento de como agasalhar o bebê, por isso, preparamos esse artigo completo para te explicar tudo sobre proteger o seu filho com roupinhas.

Siga a leitura!

Entenda a importância de saber como agasalhar o bebê corretamente

Saber como agasalhar o bebê corretamente é importante uma vez que a pele deles é mais sensível e perdem calor com mais facilidade do que nós, adultos.

E esse cuidado deve ser redobrado quando o bebê é um recém nascido, afinal, enquanto ele estava no útero da mamãe, ele se mantinha envolvido pelo líquido amniótico.

Esse líquido era responsável por ajudar na manutenção de temperatura ideal para o seu bebê, então, ao vir ao mundo, ele perde essa proteção e precisa das roupinhas para mantê-lo aquecido.

Saber como agasalhar o bebê corretamente é importante principalmente nas épocas de frio, como no inverno, pois os riscos de doenças devido ao clima são ainda maiores.

MAS ATENÇÃO! É fundamental ter em mente que saber como agasalhar o bebê não significa colocar o maior número possível de roupas nele, afinal, isso também pode ser prejudicial.

Isso porque, quando estão com excesso de agasalhos, os bebês ficam desconfortáveis, choram e ficam irritados.

Além disso, as altas temperaturas que o excesso de roupas pode causar ao corpinho deles, os deixa em risco de hipertermia, que é a incapacidade do organismo de diminuir a produção de calor.

Quando agasalhar o bebê?

quando agasalhar o bebe - Como agasalhar o bebê em locais frios e quentes: guia completo

Suas próprias roupas podem ser usadas como parâmetro para saber quando agasalhar o seu filho.

Nossa dica é que em ambientes internos, você o vista com uma peça de roupa a mais que você está usando.

Já em ambientes externos, que costumam ser mais frios, você pode o agasalhar com duas roupas a mais que você está usando, mas sempre prestando atenção se as condições climáticas não são muito severas.

Em relação aos tecidos, você pode usar roupinhas de moletom, plush ou as que imitam um cobertor, além do tipo fleece, que oferece uma opção térmica, porém não tão pesada.

E lembre-se: cabeça, mãos e pés precisam estar sempre protegidos das baixas temperaturas.

Saiba qual o jeito ideal de agasalhar o bebê para dormir

O jeito ideal de agasalhar o bebê para dormir irá depender, principalmente, da região em que você mora, afinal, nosso país tem lugares extremamente quentes e outros mais frios.

Então, se onde você e seu filho moram é mais quente, opte por vesti-lo para dormir com tecidos de algodão, que além de serem mais refrescantes, diminuem os riscos de alergia.

Agora, se você mora em uma região mais fria do Brasil, além de agasalhar seu pequeno com roupas de algodão durante as sonecas, você também pode protegê-lo com um cobertor.

Os cobertores de microfibra, por exemplo, são ideais para dias mais frios, pois são mais pesados, logo, aquecem mais os bebês.

Já os cobertores de matelassê costumam ser mais propícios para a meia-estação, como primavera e outono.

Como agasalhar o bebê para dormir em locais frios

Agasalhe seu bebê com:

  • fralda;
  • body;
  • pijama;
  • meia;
  • meias-calças;
  • saco-cama;
  • roupa da cama;
  • cobertor;
  • manta.

Como agasalhar o bebê para dormir em locais quentes

Agasalhe seu bebê com:

  • fralda;
  • body;
  • lençol ou manta fina.

Se a temperatura cair ao longo da noite, o cubra com:

  • pijama;
  • um lençol a mais;
  • um cobertor leve de algodão.

Qual a temperatura do ar condicionado para o bebê?

Se você pretende ligar o ar condicionado durante o sono do seu bebê, a temperatura ideal varia entre 24ºC e 27ºC. 

Lembre-se que é importante ligar o ar condicionado na temperatura ideal antes de colocar seu bebê no cômodo, para preparar o quarto antes dele entrar, sem causar mudanças bruscas na temperatura do local.

A LALEBLU tem diversos modelos de cobertores confortáveis: manta térmica, microfibra, matelassê e mais. O seu bebê merece esse aconchego, confira!

Dicas de cuidados com o bebê no frio

cuidados com o bebe no frio - Como agasalhar o bebê em locais frios e quentes: guia completo

Além das dicas de como agasalhar o bebê no frio, nós também alertamos para os cuidados com o banho nessas estações

Aqui, nossa dica é que você ligue o chuveiro antes do banho, para vaporizar o banheiro e evitar o choque térmico entre a água e a pele do seu pequeno.

Outro alerta que deixamos é em relação aos aquecedores, que podem deixar o ar mais seco, por diminuírem a qualidade dele.

Para não deixar de usar esse aparelho, você pode umedecer o ambiente com uma toalha molhada ou uma bacia com água enquanto ele estiver ligado.

Saiba como vestir bebê no frio 

Por fim, nossa dica final sobre como vestir o seu bebê no frio é aderir às camadas de roupas.

Ou seja, você coloca um body por baixo, uma calça e uma blusa por cima e um casaquinho para completar a proteção.

E mais uma vez, reforçamos que as mãos, pés e cabeça devem sempre estar protegidos por luvas, meias e toucas.

Atenção, agasalhar demais o bebê pode ser um risco

Como já falamos anteriormente, agasalhar demais o bebê pode causar riscos.

Primeiro, porque ele ficará desconfortável, logo, irá mostrar essa sensação ficando irritado e chorando.

Além disso, o excesso de roupas pode levar o bebê a hipertermia, que ocorre quando o organismo fica incapaz de diminuir a produção de calor.

Então, se o seu pequeno estiver suando, não ignore esse sinal, pois o suor em excesso pode estar indicando calor, mas, pior do que isso, pode desidratá-lo!

De olho nos sinais: bebê com frio ou bebê com calor

Dos sinais para saber se o seu bebê está com frio, destacamos verificar a temperatura do peito e das costas do seu filho, além de ficar de olho em tremores, apatia e palidez.

Já para confirmar se o seu bebê está com calor, você pode verificar a temperatura das mesmas partes do corpo citadas acima, além de olhar se o pescoço dele está úmido, avermelhado ou suando.

Visite o site da LALEBLU e se apaixone por cada peça, temos roupas para o seu bebê vai ficar aquecido e confortável em todas as estações do ano!

Conclusão

E aí, mamãe, conseguimos tirar sua dúvida de como agasalhar o bebê?

Esperamos que você tenha finalizado esse artigo sabendo da importância de o proteger corretamente e como fazer isso da melhor forma, de acordo com a região em que vocês moram!

E lembre-se de continuar acompanhando o blog da LALEBLU para conferir as nossas dicas, combinado?

Você também pode gostar...