Bebê dormindo enrolado em um charutinho de manta, ilustrando o que é swaddle

O que é swaddle de bebê, quando e como aplicar? [Passos e benefícios]

Você sabe o que é swaddle?

O swaddling é uma técnica que tem se popularizado bastante aqui no Brasil, e consiste em enrolar (ou embrulhar) os bebês, para que se sintam protegidos e confortáveis em suas mantinhas.

As mamães têm achado interessante proporcionar esse aconchego para seus pequenos e ainda deixá-los uma gracinha com casulinhos feitos de tecidos nas mais variadas estampas.

No entanto, antes de aderir à técnica, é importante saber como funciona o swaddle e quais os benefícios do método para os bebês – bem como o passo a passo para envolver o seu neném com todo o carinho na manta quentinha.

A equipe da LaLeBlu preparou um conteúdo completo para explicar o que é swaddle e demais informações importantes sobre essa nova moda.

Acompanhe o artigo até o final e boa leitura!

O que é swaddle? Para que serve?

Swaddle vem do inglês que significa cobertor; a prática swaddling consiste em envolver a criança em uma manta ou cueiro, para aconchegá-la e deixá-la bem quentinha e protegida dentro de um pequeno (e fofo) casulo.

A proposta do swaddling é que apenas a cabeça da criança fique de fora, mantendo membros superiores e inferiores do bebê dentro da mantinha.

O swaddling acaba, nesse sentido, se parecendo muito com o útero da mãe, onde o bebê se encontrava protegido e completamente envolvido por uma camada segura e quentinha.

Quais são os benefícios do swaddle?

Mesmo dividindo opiniões, muitos papais e mamães, depois que conhecem o que é o swaddle, descobrem os diversos benefícios que a técnica proporciona para o bebê.

São alguns deles:

  • ajuda bebês que sofrem com cólicas;
  • contribui para um sono mais tranquilo e sem sustos;
  • pode ser benéfico para bebês com problemas neurológicos;
  • ajuda bebês prematuros a se desenvolver de forma mais saudável e com melhor organização motora.

Além disso, um dos principais benefícios da técnica de swaddling é a minimização do Reflexo de Moro.

O Reflexo de Moro são aqueles sustos que deixam o bebê sobressaltado, de repente, por conta da falta de limite de espaço; geralmente, os pequenos lidam com essa questão até os três meses de vida, começando nas primeiras semanas.

Com o uso do swaddle, o bebê se sente mais acolhido e com melhor noção de espaço, uma vez que está envolvido e com uma sensação maior de segurança, reduzindo os episódios de Reflexo de Moro.

Quando o swaddle é indicado?

Bebê dormindo pacificamente enrolando em charutinho, ilustrando o uso de swadde

Foto: Shutterstock

Além de saber o que é swaddle e conhecer seus benefícios, é importante, também, estar ciente de que situações esse método de manter o bebê aconchegado é indicado.

Por ser uma técnica bem versátil e não apresentar contraindicações gerais, o swaddling pode ser indicado nas mais diversas situações.

A favorita das mamães é a de envolver o pequeno no swaddle antes da soneca, para estimular um sono mais tranquilo.

Ainda, há muitas famílias que optam por envolver o bebê no swaddle ao levá-lo para passear.

A verdade é que fica a critério dos pais decidir quando aplicar o swaddling na rotina do bebê – o mais importante é analisar como a criança reage quando é envolvida com a manta, e se ela aparenta estar confortável.

Por que há uma polêmica sobre essa técnica de embrulhar o bebê em um cueiro?

Da mesma forma como há muita gente, dentro até da comunidade científica, que defende e apoia o swaddling, indicando a técnica para famílias que querem oferecer aconchego para o bebê, existe a outra perspectiva dessa prática.

Alguns pediatras e fisioterapeutas não concordam tanto com esse método de envolver o bebê quase que completamente em uma manta, alegando que pode ser prejudicial à criança.

Há especialistas que alertam para casos de superaquecimento o bebê, e também risco de que a criança se sufoque com alguma parte do tecido que fique solta – incidentes que são possíveis, e que vale a atenção dos pais.

É por isso que, além de saber o que é swaddle, é fundamental que os pais saibam como colocar a técnica em prática, garantindo que o bebê esteja, acima de tudo, seguro.

Swaddle: até que idade é aconselhado fazer swaddling?

Essa é uma pergunta comum aos pais quando estão começando a pesquisar sobre esse tema: até quando posso fazer swaddling, considerando o crescimento do meu bebê?

Observe os movimentos e o desenvolvimento da criança: a partir do momento em que o bebê já consegue virar sua própria posição e se colocar de barriga para baixo, quer dizer que é o momento de dizer adeus ao swaddling.

Tais atitudes atestam que o bebê já consegue ter uma noção de espaço e limite maiores, dispensando o uso da mantinha que o envolve.

Como aplicar a técnica swaddling? (Passos)

Agora que você já sabe o que é o swaddle e conhece melhor os benefícios dessa técnica, tá na hora de saber como aplicá-la, ou seja, como usar o swaddle.

O passo a passo é simples, mas deve ser seguido com atenção:

  1. estenda o swaddle escolhido em um local plano;
  2. o swaddle, nessa etapa, deve estar com um dos cantos dobrado para baixo;
  3. coloque o bebê, virado para cima, na manta, com a cabeça acima do canto que estiver dobrado;
  4. deixe reto o braço esquerdo do bebê, enrole o canto esquerdo do swaddle sobre o corpo do neném, e posicione a manta entre o braço e o lado direito do corpinho da criança;
  5. depois, abaixe o braço direito do bebê e dobre o canto direito da manta, abaixo do corpo e sob o lado esquerdo;
  6. dobre a parte de baixo do swaddle, de modo que ela fique mais folgada, e posicione-a sob um lado do bebê;
  7. verifique os quadris do bebê, atestando de que há espaço o suficiente para que o bebê fique confortável, de modo que não esteja muito apertado.

Pronto! Você acabou de usar o swaddling para aconchegar o seu bebê!

Dicas de como enfaixar o bebê corretamente com o swaddle

Como você percebeu, aplicar o swaddling não é muito difícil, mas demanda atenção e cuidado da parte do responsável pelo bebê.

Confira algumas dicas de como deixar o seu bebê aconchegado e seguro no swaddle:

  • para se certificar de que o swaddle não está muito apertado, faça o teste de colocar três dedos entre o peito do bebê e a manta;
  • se é a sua primeira vez usando a técnica swaddling, o uso do swaddle wrap pode ajudar: a manta já é feita na estrutura certinha para facilitar o embrulho do bebê!;
  • sempre observe as primeiras reações do bebê, para se certificar de que ele está confortável no seu pequeno casulo.

Onde comprar mantas e cueiros de qualidade? (Loja online)

Manta vermelha laleblu para swaddle ou charutinhoFoto: Reprodução/LaLeBlu

Está convencido de que vai usar a técnica do swaddling para garantir noites mais tranquilas e aconchegantes para o seu bebê? Então adquira mantas de qualidade!

Aqui na LaLeBlu, você confere um catálogo com mantinhas e cueiros feitos dos melhores materiais, com opções em algodão egípcio, lã com sherpa, algodão prima e microfibra plush.

Seu bebê merece o melhor conforto para dormir tranquilo e com muito estilo! Confira as opções de mantas da LaLeBlu!

Conclusão

Agora você sabe o que é swaddle, os benefícios da técnica, e de que forma ela pode ajudar o seu bebê a ter sonos mais tranquilos nos primeiros meses!

Quando feito com atenção e segurança, o swaddling proporciona muito aconchego para o neném – além de deixá-lo super fofo!

Para mais dicas e informações, acesse o blog da LaLeBlu.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *