Como vestir o bebê para dormir? Dicas de tecidos

Como vestir o bebê para dormir? Dicas de tecidos

Logo quando o bebê sai da maternidade, e os pais podem tê-lo em casa e cuidar do pequeno por conta própria, uma das dúvidas mais comuns é saber como vestir o bebê para dormir.

A pele do baby é sensível, e pode sofrer bastante com as variações climáticas, como em noites muito frias ou muito quentes.

Ainda, essa sensibilidade também pode ser consequência do tecido de algumas das roupinhas do bebê, ou da qualidade do enxoval utilizado no berço — por isso, o material dos itens também é muito importante.

Com todas essas considerações, os papais e mamães, principalmente os de primeira viagem, podem ficar confusos sobre como vestir o bebê para dormir.

Pensando em ajudar você com isso, a LaLeBlu, sua loja favorita de enxoval para bebês, preparou um conteúdo completo sobre o tema!

Acompanhe abaixo para saber como cuidar do seu baby para que ele tenha uma noite de sono tranquila.

Boa leitura!

Como a roupinha influencia na qualidade do sono do bebê?

É importante ter consciência de que as roupinhas para bebê são muito mais importantes do que se imagina.

Muito além de deixar os nenéns ainda mais lindos e fofos, os lookinhos servem para oferecer proteção e garantir as noites de sono mais tranquilas. 

Por exemplo, as peças de algodão têm o material mais leve, o que permite que a pele respire livremente. Fora isso, o algodão não causa alergias. 

Mais um aspecto fundamental: é importante que as roupas sejam flexíveis, isso para que os bebês consigam esticar o corpinho à vontade. 

Aliás, olha só: durante as noites de sono, acontece o crescimento físico e a “gravação” dos aprendizados no cérebro dos nenéns.

Sendo assim, bebês que dormem bem se desenvolvem de uma forma melhor. 

Mas, afinal, como vestir o bebê para dormir? Bom, isso já é assunto para o próximo tópico. 

Como vestir o bebê para dormir conforme a temperatura?

Citamos logo no início que a variação climática e a temperatura do ambiente podem influenciar, diretamente, a qualidade do sono bebê.

Para que o pequeno tenha mais conforto na hora de dormir, é preciso observar se está muito frio ou calor, para vesti-lo da forma mais apropriada.

Confira abaixo o que usar para cada possibilidade:

No frio / No inverno

Se na sua região, os dias frios costumam ser bem marcados por baixas temperaturas à noite, fazendo com que esse período do dia peça por roupas mais quentinhas, você deve se atentar para a hora de colocar o bebê para dormir.

Aqui, opte por vestir o neném com fraldas e body de manga longa, além de calças e, dependendo de quantos graus faz durante à noite, até meias calças. Macacões compridos também são excelentes. 

Como são muitas camadas de roupas, certifique-se de que o bebê consegue se mexer de forma confortável, para que ele não se sinta apertado.

No calor / No verão

Agora, quando as noites forem mais quentes, o bebê deve estar se sentindo mais livre e fresco para dormir — mas isso não quer dizer que ele precise ficar totalmente desprotegido, ou sem usar roupinhas.

As peças mais indicadas para as noites assim são os bodies de manga curta ou, dependendo da sua região, se as noites forem muito quentes e úmidas, apenas a fralda.

Porém, para evitar que ele sinta frio em algum momento, ou para deixá-lo livre de contato com insetos como mosquitos, adicionar um pequeno e fino cobertor é uma opção indicada.

Durante meia-estação 

A meia-estação é caracterizada por períodos do ano em que não temos frio nem calor intensos. Dessa forma, esses momentos de meia-estação são outono e primavera. 

Quando a temperatura está entre 17.º a 25.º, dá para colocar um body de manga longa com short ou, ainda, uma calça de manga comprida com camiseta curta. 

Observação: outra dica é sempre conferir se o bebê está com a temperatura do corpo normal.

Para isso, toque no pescoço do pequeno, essa parte do corpo não deve estar muito quente nem muito fria. 

Por que é importante vestir o bebê adequadamente para dormir?

O recém-nascido, logo nesses primeiros meses de vida, passa por uma série de adaptações fisiológicas, que demandam cuidados e a compreensão de que o metabolismo do pequeno reage de uma forma bem diferente da nossa.

Isso caracteriza uma fase da vida onde os bebês ainda não conseguem esfriar os seus corpinhos quando estão muito aquecidos; o mesmo acontece no processo inverso, de se esquentarem quando estão vestidos com pouca roupa.

Por isso, a assistência dos pais para esses momentos é fundamental, evitando que os bebês sofram muito com as variações do clima, até mesmo ficando doentes.

Dicas importantes para o guarda-roupa infantil

Levando em consideração todos esses fatores, já deu para perceber que a escolha das roupinhas deve ser assertiva.

Para ajudar você a comprar as melhores peças, separamos algumas dicas:

1. Opte por roupas hipoalergênicas

Tecidos como o algodão, a viscose e as roupas feitas de cotton e plush são ótimas opções hipoalergênicas para que o bebê fique vestido de forma confortável e sem irritar a pele.

Elas podem estar em peças para versões de dias quentes e frios, além de garantir a respiração da pele.

2. Retire as etiquetas

Se as etiquetas das roupas podem incomodar nós, adultos, imagine aos bebês?

Por isso, corte as etiquetas e demais tecidos sobressalentes, para evitar que a pele do bebê fique irritada, ou que ele se machuque de alguma forma.

3. Dê prioridade a roupas 100% algodão

Roupas feitas com material 100% algodão são as mais indicadas para que o bebê não tenha nenhuma alergia ao tecido do body, dos lençóis e do cobertor usados.

Além disso, essas roupas permitem que a pele do bebê respire de forma adequada, sem que ele fique suado enquanto dorme.

Tudo de mais fofo que o seu bebê merece! Confira aqui!

4. Escolha roupas que são fáceis de tirar e colocar para possíveis trocas de fraldas durante a noite

Praticidade é a palavra-chave ao cuidar de um bebê e, na hora das trocas de fraldas, a roupa pode ajudar a fazer isso da melhor forma — ou atrapalhar, dependendo da escolha.

Por isso, quando o bebê for dormir e você for prepará-lo para isso, sempre priorize roupas que, além de protegê-lo e deixá-lo confortável, também sejam práticas para qualquer situação ou emergência.

5. Evite vesti-lo com peças de tecidos sintéticos e lãs

Seguindo a mesma indicação do uso de peças de roupas e enxoval hipoalergênicos, também é preferível que o bebê não use roupas feitas de tecidos sintéticos, assim como lãs.

Essas peças não ajudam a respiração da pele do bebê, e nem contribuem para a adaptação da pele às temperaturas que variam durante o dia e a noite.

Quais roupinhas evitar colocar no bebê na hora de dormir?

Tão importante quanto saber como vestir o bebê é ter consciência do que não usar. 

Nesse caso, evite roupas que esquentam demais, como as feitas de lã. Os tecidos que pinicam também devem ser evitados. 

Nos dias de calor, o ideal é não deixar o bebê só de fralda. Isso porque, durante a noite, pode acontecer de o tempo virar e acabar esfriando um pouco ou bastante. 

Cobrir demais o neném também não é uma boa estratégia, uma vez que, ao se mexer, ele pode acabar se descobrindo (sem querer). 

Com vestir o bebê para dormir: dúvidas frequentes

Qual a temperatura ideal para um bebê dormir?

As temperaturas de meia-estação (entre 17.º a 25.º) são excelentes, já que não tendem ao frio nem ao calor extremo. 

Se você for usar um ar-condicionado, tome bastante cuidado para a ventilação não ficar na mesma direção do bebê. 

Qual é a posição ideal para o bebê dormir? 

De acordo com os médicos pediatras, a melhor posição para o bebê dormir é de barriga para cima.

De lado, os pequenos ficam muito instáveis e, ao passar da noite, podem acabar virando de bruços. 

Outra vantagem de dormir de barriga para o alto é que, caso o neném vomite, ele provavelmente vai tossir e, assim, chamar a atenção dos papais. 

Qual é o melhor horário para o bebê dormir?

Nos primeiros meses de vida, todo ser humano necessita de longas horas de sono — em torno de 12 horas — para poder se desenvolver física e intelectualmente. 

Então, basta pensar que horas, mais ou menos, o seu filho ou filha costuma acordar. Se ele desperta às 7h, colocá-lo para dormir às 19h é a melhor opção. 

Lembrando que, também nos primeiros meses de vida, é comum que o neném acorde no meio da noite para mamar. 

Como saber se o bebê está com frio à noite?
Entenda como vestir um bebê para dormir

Para que os papais saibam se o bebê está com frio, com calor, ou se sentindo confortável, é preciso checar a temperatura corporal da criança.

Tateie regiões corporais como a barriga, as costas e o peito, verificando se a pele está muito fria e há a necessidade de agasalha-lo melhor.

Quando o bebê começa a regular a temperatura corporal?

Logo algumas semanas após o nascimento, a criança vai começar a desenvolver a habilidade de controlar, melhor, a sua temperatura corporal, principalmente se estiver vestido da forma adequada.

Para ajudar nesse processo, os pais devem estar sempre atentos a forma como vestem os pequenos, bem como o corpinho do bebê reage ao clima nas variadas estações do ano.

Na LaLeBlu, você encontra as roupinha ideais para o seu bebê dormir confortável durante toda a noite. Aproveite!

Conclusão

Agora você tem um guia completo de como vestir o bebê para dormir, levando em consideração as diversas variações do clima na sua cidade!

Sempre tenha em mente que o corpinho do bebê tem suas próprias necessidades, e cuidado, atenção e carinho são fundamentais para que ele durma confortável, e em um ambiente aconchegante.


Para mais informações e dicas úteis, acesse aqui o blog da LaLeBlu.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *