Bebê ao centro e sua volta, mãe, irmãos e demais familiares cantando parabéns e celebrando seu aniversário

Ideias para festas de aniversário de bebês: temas e decoração

De maneira geral, festas de aniversário de bebês são produzidas mais para os pais do que para a criança em si, já que os pequenos não se lembram de boa parte das memórias criadas nos primeiros anos de vida. 

Ainda assim, elas não deixam de ser uma maneira especial para comemorar essa data junto de familiares e amigos e iniciar a criança nas tradições culturais relacionadas às celebrações de aniversário. 

O importante é que a festa seja pensada de modo a atender as necessidades do aniversariante, ou seja, em local adequado, com uma duração delimitada previamente, com comes e bebes correspondentes à sua faixa etária e estímulos oferecidos respeitando o bebê e seus horários. Pensando em tudo isso, faça uma festa de acordo com as suas condições financeiras, priorizando a presença de quem realmente importa. 

Muitos pais e mães podem enfrentar algumas dúvidas e dificuldades na hora de organizar a festinha do seu bebê, já que a expectativa é grande para que tudo saia conforme o esperado.

Pensando nisso, produzimos esse texto com dicas importantes sobre o que é necessário para comemorar o aniversário do bebê, como escolher o tema e a decoração, e o que servir e oferecer de modo a agradar os convidados. Confira! 

Como comemorar as festas de aniversário de bebês?

Organizar a festa de aniversário do seu bebê é um momento muito especial e gratificante, mas que requer planejamento para garantir que o evento seja seguro, divertido e apropriado para a idade da criança. 

bebê sentado comemorando seu aniversário de um ano com chapéu e outros enfeites

Afinal, o que é preciso para comemorar o aniversário do bebê da melhor forma? Veja a seguir algumas dicas fundamentais!

Organize a festa com antecedência

O planejamento é essencial para organizar uma festa de sucesso. Quanto maior a antecedência, mais fácil e em conta tende a ser a comemoração, já que com tempo é possível pesquisar, negociar preços, parcelar e escolher tudo com calma, sem correr o risco de estourar o orçamento.

Estabeleça um orçamento

Quanto você pode ou está disposto a investir para realizar a festa do seu pequeno? O orçamento é outro importante aspecto que deve ser levado em consideração. 

Vale a pena ter em mente que crianças pequenas não criam muitas expectativas em relação a isso, nem vão se lembrar da festa depois de um tempo. Sendo assim, não há necessidade de apostar em comemorações muito caras. O fundamental é reunir as pessoas mais importantes e fazer do evento uma ocasião agradável e divertida para o bebê!

Atenção à lista de convidados

Outro ponto crucial de qualquer festa é a lista de convidados. É preciso ter alguma estratégia ao criá-la para não extrapolar o orçamento. 

Agenda usada para fazer lista de convidados de uma festa, sobre a mesa cor de rosa. Flores desfocadas ao lado

A festa de aniversário de um bebê é um momento muito íntimo e especial – por isso, vale a pena pensar se é realmente necessário convidar todos os seus colegas de trabalho, os vizinhos do bairro e familiares com quem você não tem tanta proximidade. Escolha dividir esse momento com pessoas que realmente fazem parte da sua vida e são importantes para a sua família.

Escolha o local que mais combina com você

Não há regras quanto ao lugar onde será celebrado o aniversário do bebê. Dependendo do clima e do número de convidados, você pode fazer a festa em casa, no salão do prédio, na casa dos avós, em uma casa de campo ou de praia, ou até mesmo em algum parque. 

Escolha o que for melhor para a ocasião e para o seu bolso, lembrando de verificar se o local é seguro para o bebê e seus convidados.

Organize atividades para as crianças

Outro detalhe ao qual vale a pena atentar é quanto às atividades da festa. Sendo um aniversário infantil, é de se imaginar que outras crianças pequenas sejam convidadas para o evento. O que será oferecido com o intuito de mantê-las entretidas

Organize atividades suaves e interativas, como brincadeiras no tapete, músicas e histórias curtas. Evite atividades que possam assustar os bebês pequenos.

Sabendo por onde começar a organizar a festa do seu bebê, fica mais fácil dar os próximos passos e definir as partes mais divertidas, como o tema e a decoração. Continue a leitura para conferir algumas dicas que vão te ajudar em relação a isso.

Qual tema escolher? 

Quando a criança já está um pouco crescida e possui alguns interesses específicos, as festas de aniversário de bebês contam, geralmente, com temas relacionados a personagens de desenhos e filmes. As celebrações para bebês, no entanto, tendem a contar com decorações mais genéricas.

Escolher um tema não é algo obrigatório, mas essa pode ser a única chance dos pais escolherem a decoração da festa da criança, já que no futuro ela terá opiniões e vontade próprias. Neste caso, a dica é buscar um tema de festa infantil que combine com a personalidade ou interesses da criança.

balões e efeites utilizados para enfeitar as festas de aniversário de bebês

Enquanto seu filho ou sua filha ainda é um bebê, a escolha do tema da festa ainda é sua, mas é interessante considerar os gostos do pequeno. Talvez tenha algum desenho, brinquedo, bichinho ou assunto que atraía mais a atenção do bebê, servindo como uma ideia de inspiração para festa. Confira a seguir alguns dos temas que estão em alta!

Festa na piscina

Se o bebê faz aniversário durante o verão, uma festa na piscina pode ser uma opção divertida e refrescante. Para criar uma decoração condizente com a proposta, concentre-se em cores vivas, como amarelo, laranja e azul.

Para tornar o evento seguro e agradável, escolha uma piscina adequada para bebês, com água rasa e temperatura confortável. Decore o local com boias coloridas e guarda-sóis, proporcionando uma atmosfera alegre e vibrante. Se houver sol, coloque uma sombrinha ou tenda para fornecer sombra aos convidados e deixá-los mais confortáveis.

Lembre-se de que a segurança é primordial – então, conte sempre com a supervisão de adultos e esteja preparado com protetor solar para bebês. Além disso, ofereça lanches saudáveis e refrescantes, como frutas cortadas em pedaços pequenos e muita água para manter todos bem hidratados durante a festa.

Fazendinha

Animais estão entre os principais elementos que atraem a atenção das crianças. Sendo assim, por que não aproveitar esse interesse para fazer uma festa com a temática de fazenda

Esse tema é bem alegre, tem um conceito rústico e oferece inúmeras possibilidades de combinações. Por isso, essa é uma excelente opção para quem quer uma festa com uma proposta mais natural. Você pode simular um curral ou um galinheiro usando bonecos e pelúcias, e usar móveis rústicos, frutas e outros elementos que remetam à roça. 

Circo 

Quando o assunto é festa infantil, a temática circense é uma das mais tradicionais, já que contribui com efeitos lúdicos e muito divertidos. As cores que predominam são azul, vermelho e amarelo, e os animais do circo também se fazem presentes na decoração, assim como algumas figuras marcantes, como o mágico e o palhaço.

Piquenique no jardim

Se você tem preferência por uma proposta mais bucólica e tranquila, que tal transformar a festa em um piquenique? Você pode realizá-la no seu próprio jardim ou em um parque, decorando com mantas xadrez, almofadas e cestas de piquenique. 

Pai e mãe com filhos bebês fazendo um piquenique com uma bela mesa com frutas

Flores, folhagens, borboletas, pássaros e até mesmo fadas e duendes podem compor uma festa temática de jardim. Reunidos, esses elementos vão ajudar a criar um ambiente acolhedor, charmoso e muito divertido. 

Safari

Para famílias que gostam de animais, outra boa ideia é explorar a temática de safari, que está em alta e tem estado muito presente em catálogos de festa. Esse tema é um clássico, oferecendo a possibilidade de criar uma decoração divertida e alegre. Tons verdes e pastéis geralmente predominam, e são usadas plantas e flores para criar um efeito mais natural.

Dinossauro

Se tem uma ideia que nunca sai de moda para aniversários de bebê, é a decoração de dinossauros! Decore o espaço com folhagens verdes para simular a selva, cenários de papelão com imagens desses animais e tons terrosos escuros para criar uma atmosfera de aventura.

Pelúcias e brinquedos de plástico também são bem-vindos – lembre-se de tomar cuidado para não deixar ao alcance das crianças pequena qualquer elemento que não deva ser engolido. Uma festa com esse tipo de decoração é uma maneira adorável e educativa de celebrar o aniversário e, ao mesmo tempo, estimular a imaginação dos pequenos.

Festa do pijama

Para uma celebração fofa e acolhedora, aposte em uma festa do pijama! Você vai precisar de almofadas coloridas, cobertores macios e brinquedos de pelúcia para criar um ambiente aconchegante.

As famosas “cabaninhas” de lençóis, edredons e cobertores fazem sucesso com crianças de diferentes idades, então lembre-se de inseri-las em sua decoração. Para criar uma atmosfera ainda mais imersiva, incentive os convidados a vestirem roupas confortáveis e seus próprios pijamas.

Embora a temática de festa do pijama seja mais simbólica, ela pode ser uma maneira adorável de celebrar o aniversário do seu pequeno.

Unicórnio

Quando a festa é voltada para uma criança pequena que ainda não tem um personagem preferido, o unicórnio também é um tema muito procurado pelos pais. É uma escolha muito popular para festas de aniversário de bebês, já que permite uma decoração alegre, colorida e, ao mesmo tempo, delicada.

decoração para festas de aniversário de bebês de unicórnio

Decore o ambiente com muitas cores pastéis, balões em tons suaves e imagens de unicórnios, e use elementos como arcos de balões, nuvens de algodão-doce e faixas brilhantes para criar um ambiente de conto de fadas. Esses elementos vão fazer do evento uma ocasião ainda mais mágica e encantadora. 

Ideias para comemorar o aniversário do seu bebê tem de monte, assim como os infinitos motivos para celebrar essa data tão especial e memorável. O que importa verdadeiramente é escolher o caminho que deixará os principais envolvidos felizes e realizados.

Escolhido o tema da festa, é hora de pensar na decoração. Se você tem dúvidas a esse respeito, o próximo tópico vai te ajudar!

Como fazer a decoração das festas de aniversário de bebês?

A decoração muitas vezes é uma das principais preocupações na hora de organizar uma festa, já que chama bastante a atenção dos convidados, pode fazer toda a diferença nas fotos tiradas durante o evento e pode requerer um bom investimento. Confira a seguir algumas dicas que vão te ajudar a arrasar na decoração!

Use e abuse das cores

Apostar nas cores relacionadas ao tema escolhido para a festa é uma das melhores formas de impressionar sem precisar gastar muito, principalmente se a ideia é fazer uma festa temática relacionada a algum personagem específico, que pode ter produtos licenciados. 

montagem com imagem de um menino fantasiado de batman e a neve que represena a personagem frozen que podem ser usadas em festas de aniversário de bebês

Ao fazer uma festa com o tema do filme da Mulher Maravilha, por exemplo, invista nos tons de vermelho, azul e branco, e referências as cores da personagem. Se a ideia é fazer uma referência ao Batman, use bastante preto e amarelo, com morcegos feitos de papel ou EVA. 

Personalize os balões

Balões são algo que definitivamente não pode faltar em festas de aniversário de bebês – a menos, é claro, se o aniversariante não for muito fã desse tipo de elemento decorativo.

Se esse não for o caso, aproveite a oportunidade para criar balões customizados e exclusivos, usando caneta permanente, papel e fita adesiva transparente ou colorida. Essa pode ser uma ótima ideia para substituir bonecos e outras formas de apresentação de personagens relacionados à temática escolhida. 

Aproveite as fotos do aniversariante

Já que o seu bebê será o grande foco do evento, certifique-se de dar o devido destaque a ele. Use fotos emolduradas dos seus primeiros meses para decorar o ambiente da festa, as paredes, a mesa do bolo ou até mesmo as mesas dos convidados. 

Outra ideia legal é fazer um varal de recordações, pendurando fotos e outros elementos (como roupinhas, pelúcias, chupetas e outros acessórios) com prendedores coloridos em um barbante ou corda.

Decore a mesa ao estilo do bebê

Na hora de organizar a mesa do bolo, você pode recorrer aos bichinhos de pelúcia favoritos da criança ou outros elementos que façam sentido para ela. Isso vai ajudar a dar um toque ainda mais personalizado e divertido para a festa.

Crie um topper de papel ou EVA

Também chamado de tag ou topo de bolo, esse acessório é geralmente utilizado em cima do bolo ou dos docinhos da festa. Essa é uma grande tendência para decoração de festa, e por isso se tornou praticamente indispensável na hora de compor a mesa de aniversários infantis. 

Esse acessório pode ser feito em casa, com palito, papel ou EVA, tesoura, fita adesiva e imaginação. Basta escolher um elemento de acordo com o tema escolhido e incorporá-lo ao bolo e demais lanches e doces que forem servidos.

O que as crianças mais gostam no aniversário?

Já que essa será a primeira de muitas celebrações de aniversário do seu bebê, talvez você esteja preocupado(a) em fazer algo que realmente agrade o aniversariante e todos os outros pequenos que fazem parte da lista de convidados, não é mesmo? 

bebe sentada, a sua frente um bolo cor de rosa, e ao fundo, várias bexigas e outras decorações de festa de aniversário

As festas de aniversário são momentos muito especiais para as crianças, já que são repletos de expectativas e muita diversão. Embora os interesses e gostos das crianças possam variar de acordo com a personalidade e os estímulos aos quais são expostas, há alguns elementos em comum que a maioria delas aprecia em uma festa. Veremos a seguir quais são! 

Bolo e doces

Não dá para negar que o bolo ocupa um lugar muito especial em qualquer festa de aniversário, assim como os docinhos que são servidos ao longo do evento ou ficam dispostos na mesa do bolo. Cria-se uma grande expectativa em relação à hora de cantar “Parabéns” para o aniversariante e saborear uma fatia do bolo. Sendo assim, vale a pena caprichar nesse item! 

Atividades e brincadeiras

Outro detalhe que pode ser decisivo para que o aniversariante e seus convidados tirem o máximo proveito da festa são as atividades promovidas ao longo do evento. Crianças adoram brincar e se divertir, ainda mais quando reunidas em uma ocasião tão especial.

Programe brincadeiras como batata quente ou pinhatas para mantê-las entretidas, e ofereça atividades criativas, como estações de pintura, artesanato ou maquiagem para que possam desenvolver suas habilidades e imaginação.

Música e dança

Se tem algo que não pode faltar na festa de aniversário do seu bebê é uma playlist bem animada e que coloque os convidados para dançar! Isso vai incentivar as crianças a se movimentarem e se divertirem juntas, tornando o evento ainda mais memorável.

Lembrancinhas e sacolas surpresa

Uma tradição muito comum nas festas de aniversário de bebês é a oferta de lembrancinhas para os convidados levarem para casa. Muitas crianças esperam ansiosamente para ver o que vão ganhar, o que faz com que elas se sintam especiais e valorizadas.

várias sacolinhas surpresa para festas de aniversário de bebês coloridas sobre a mesa e algumas bexigas ao lado

Se a lista de convidados contar com vários outros bebês, é legal pensar em algo que possa ser útil para eles e/ou seus pais, como um travesseirinho, uma moldura para fotos, um estojo, uma caixinha ou um peso de porta com a temática da festa. Copinhos, pratinhos e colherzinhas também são ideias legais! Capriche na criatividade e apresentação!

O que servir em festa infantil simples e barato?

Para finalizar nosso guia com ideias para festas de aniversário de bebês, é claro que não poderíamos deixar de falar sobre os comes e bebes. Afinal, esses elementos também são uma grande atração da festa, que não só podem, como devem, ser incrementados de acordo com o tema e decoração escolhidos.

Antes de qualquer coisa, certifique-se de oferecer comida e bebida o suficiente para o número de convidados. Quanto à escolha do que servir, não há regras: você pode optar pelos tradicionais salgadinhos e doces, mas há também outras ideias legais, como churrasco, crepes, pizzas, hambúrgueres, sanduíches naturais, pão de queijo, etc.

Como parte dos convidados provavelmente será composta por bebês, assim como o próprio aniversariante, também é interessante oferecer alimentos fáceis de comer, como purês, papinhas e frutas. Em relação à bebida, boas pedidas são sucos de frutas naturais e água de côco. Como deve haver crianças de outras idades e adultos, ofereça também refrigerante. 

Esperamos que esse texto tenha sido útil em te ajudar a organizar e decorar a festa de aniversário do seu bebê. Não se esqueça de pensar também na roupinha que ele vai usar na ocasião, já que esse é um dia pra lá de especial!

Bebê muito feliz com seu bolo de aniversário cor de rosa, e algumas flores amarelas ao lado
Sem dúvidas, caprichar no bolo de aniversário é um dos principais pontos para o sucesso desta comemoração

Aqui na Laleblu, você encontra calças, casacos, vestidos e conjuntos para vestir seu pequeno ou pequena com muita qualidade e estilo.

Vista o seu bebê com muito conforto e sofisticação para aniversários, com a Laleblu

Aqui, na Laleblu, temos uma variedade de modelos encantadores, tanto para meninas quanto para meninos, que serão um verdadeiro caso de amor à primeira vista!

Nossas seleções para bebês vão desde macacões, calças e bodies mais simples até aqueles modelos mais aconchegantes, elaborados em lã e tricô. Temos também em nosso catálogo roupas temáticas, que tornam o momento de vestir ainda mais divertido, encantando a todos com os bebês que irradiam charme!

A Laleblu é uma loja especializada em conforto para os pequenos com tradição, sofisticação e atendimento via WhatsApp. Aqui, você encontra uma linha completa de Produtos e Presentes para o seu Bebê com pagamento em até 6X sem juros.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *