Pai ao fundo sorrindo agachado ajudando e estimulando o filho bebê, e bebê em primeiro plano engatinhando sorrindo, representando com qual idade o bebê começa a engatinhar

Saiba quando o bebê começa a engatinhar e alguns cuidados!

Entre os 6 e os 10 meses de idade é quando o bebê começa a engatinhar, pois é nessa fase que ele passa a desenvolver capacidade para deitar de barriga para baixo e ficar com a cabeça bem erguida. Além disso, também é nesse momento que o bebê tem força nos seus ombros e braços para conseguir apoiar as suas costas e o seu tronco, iniciando assim a etapa de engatinhar. E para te ajudar a entender melhor sobre esse momento da vida do seu filho, preparamos esse post completo entrando em mais detalhes sobre quando o bebê começa a engatinhar. Confira!

Quais são as fases do desenvolvimento do bebê?

O primeiro mês de vida do seu filho é a primeira fase do seu desenvolvimento, em que a audição e visão ainda são sensíveis e o paladar ainda não sabe distinguir doce, salgado, amargo e azedo.

A partir do segundo mês o bebê já tem mais controle do pescoço e da cabeça e suas retinas conseguem fixar melhor objetos e pessoas.

No terceiro mês os bebês começam a morder as mãos e outros objetos, pois os dentinhos começam a coçar no fundo da gengiva.

O quarto mês é caracterizado pelos sorrisos e barulhos fofos que os pequenos fazem reagindo aos estímulos de quem o cerca.

No quinto e sexto mês de vida, os bebês já conseguem sentar com apoio e fazer mais movimentos.

No final do sexto mês e até o oitavo mês é quando o bebê começa a engatinhar, conseguindo manter seu peso nas mãos e no joelho.

O que fazer para estimular o bebê a engatinhar?

Agora que você já entendeu melhor as fases de desenvolvimento do seu filho e quando o bebê começa a engatinhar, é hora de ficar por dentro de algumas atitudes para estimular ele a essa prática.

Nossa primeira dica é que você levante o seu bebê no ar durante os momentos que estiver falando com ele ou cantando para ele, pois dessa forma ele consegue contrair os músculos do abdômen, ajudando ele a começar a querer engatinhar.

Outra dica bem prática é deixar o seu filho por bastante tempo no chão, principalmente de barriga para baixo, pois assim ele começa a ter mais força nos músculos dos ombros, braços, costas e tronco, preparando todo o seu corpinho para o engatinhar.

Você também pode deixar um espelho de frente para o seu bebê quando ele estiver deitado de barriga para baixo, porque isso faz com que ele fique atraído por sua própria imagem e comece a ter vontade de se aproximar do espelho.

Outra sugestão que também se baseia em deixar o bebê com “vontade” de engatinhar é afastar os seus brinquedos dele, para que ele tente pegá-los sozinho.

Por fim, você também pode engatinhar ao lado do seu filho, deixando que ele te observe e tente imitar os seus movimentos.

Por que engatinhar é importante no desenvolvimento infantil?

Engatinhar é importante no desenvolvimento infantil porque alinha a coluna do seu filho e fortalece os seus músculos.

E para além do físico, o ato de engatinhar também contribui para o desenvolvimento e amadurecimento psicológico do seu bebê.

Bebê engatinhando simbolizando quando o bebê começa a engatinhar

Nessa fase, é importante que você fique de olho nos momentos em que o seu pequeno engatinha para algo ou para alguém, pois isso significa que ele está pedindo uma informação ou ajuda e é essencial que você responda a esses atos para colaborar com o amadurecimento dele.

Lembrando que por volta dos 10 meses de idade as crianças já devem estar engatinhando, mas cada um tem o seu tempo e é preciso respeitar a individualidade deles.

Meu bebê ainda não começou a engatinhar ainda: o que fazer?

Como você viu até agora, entre os 6 e os 10 meses de vida é quando o bebê começa a engatinhar.

Porém, algumas crianças pulam nessa fase, mas não há motivo para se preocupar, pois não existe nenhuma comprovação científica que isso pode agregar em prejuízos para o desenvolvimento motor e cognitivo dos bebês.

Os pais devem mesmo ficar atentos a algumas habilidades essenciais que as crianças precisam desenvolver até os sete meses, como sentar, rolar e ter controle da cabeça.

Caso até os sete meses de idade seu filho não tenha apresentado essas habilidades, então é hora de buscar ajuda de um especialista.

Lembrando que pular a fase de engatinhar e ir direito para a fase de ficar em pé não é nenhum problema, o que é preocupante mesmo é a ausência dessas habilidades que citamos.

Cuidados para quando o bebê começa a engatinhar

Quando o bebê começa a engatinhar, é preciso tomar alguns cuidados, como manter os espaços da casa livre, usar cantoneiras, evitar roupas apertadas, vestir o bebê com calças com joelheiras e ter superfícies emborrachadas ou tapete para eles.

Na sequência, entramos em mais detalhes sobre cada um desses cuidados. Confira!

1. Mantenha espaços livres na casa para o bebê engatinhar:

Quando o bebê começa a engatinhar, é preciso que ele tenha espaço livre para praticar, permitindo que seu corpinho consiga se movimentar e explorar cada canto da casa.

2. Use cantoneiras para evitar acidentes:

As mesas e móveis de fato precisam ficar afastados para que o seu bebê tenha espaço para engatinhar, mas mais do que isso, é preciso evitar acidentes, principalmente com as quinas.

E para isso a melhor solução é usar cantoneiras de silicone, que além de evitar possíveis cortes, machucados e arranhões são discretas na decoração do seu lar.

3. Evite roupas apertadas:

As roupas apertadas muitas vezes não contribuem para que o seu filho consiga explorar os movimentos do corpo dele, portanto, prefira roupas mais soltinhas uma vez que elas dão mais liberdade para ele se desafiar.

Bebê engatinhando dentro de casa

4. Vista o bebê com calças com joelheiras:

Quando o bebê começa a engatinhar, as calças com joelheiras também cumprem a função de manter seu filho protegido e mais seguro nessa etapa, pois elas não deixam que o joelho dele fique em contato direto com o chão, podendo causar algum machucado.

5. Tenha superfícies emborrachadas ou tapetes:

Por fim, quando o bebe começa a engatinhar, a gente reforça que o lugar do bebê é no chão e não no colo ou carrinho o tempo todo.

E mais uma forma de tornar essa experiência boa para o seu pequeno é mantê-lo em superfícies que tenham tapete ou que sejam emborrachadas, como tapetes de EVA.

Esse tipo de tapete, em especial, costuma não ser muito caro e ajuda o seu filho a ter um chão confortável em que ele não escorregue facilmente.

A fase do engatinhar é um marco emocionante no desenvolvimento de um bebê. Embora cada criança siga seu próprio ritmo, é importante entender os sinais de que seu pequeno está pronto para dar os primeiros passos de sua jornada na descoberta do mundo ao seu redor.

Lembre-se sempre de que a segurança e o apoio amoroso são fundamentais durante essa fase. Observar o desenvolvimento do seu bebê é uma experiência incrível e recompensadora, então aproveite cada momento dessa jornada.

Pai ao fundo sorrindo agachado ajudando e estimulando o filho bebê, e bebê em primeiro plano engatinhando sorrindo, representando com qual idade o bebê começa a engatinhar

Com o tempo, você verá seu bebê se transformar em um explorador destemido, ansioso para conquistar cada desafio que a vida lhe oferecerá. Cada passo que seu filho der, literal e figurativamente, será motivo de celebração e orgulho para toda a família. Portanto, esteja presente, esteja atento e aproveite ao máximo essa fase emocionante de crescimento do seu bebê.

Seu apoio e carinho são os melhores cuidados que você pode oferecer a ele enquanto ele embarca nessa jornada de descobertas e aventuras.

Vista o seu bebê com muito conforto e sofisticação com a Laleblu

Aqui, na Laleblu, temos uma variedade de modelos encantadores, tanto para meninas quanto para meninos, que serão um verdadeiro caso de amor à primeira vista!

Nossas seleções para bebês vão desde macacões, calças e bodies mais simples até aqueles modelos mais aconchegantes, elaborados em lã e tricô. Temos também em nosso catálogo roupas temáticas, que tornam o momento de vestir ainda mais divertido, encantando a todos com os bebês que irradiam charme!

A Laleblu é uma loja especializada em conforto para os pequenos com tradição, sofisticação e atendimento via WhatsApp. Aqui, você encontra uma linha completa de Produtos e Presentes para o seu Bebê com pagamento em até 6X sem juros.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *