Além do amor incondicional: 17 razões para desfrutar da gravidez
Inchaço, enjoos, oscilações de humor… a gravidez é acompanhada de diversos sintomas físicos e emocionais, o que não é novidade para ninguém. Acontece que essas manifestações tomam tanto espaço no dia a dia da gestante que acabam fazendo com que os detalhes encantadores desta fase sejam deixados de lado e impeçam você de desfrutar da gravidez.
Este artigo é dedicado exclusivamente a isso: compartilhar as razões para você desfrutar da gravidez ao máximo e aproveitar esse momento. Não é à toa que muitas mulheres que já vivenciaram a gravidez relatam que essa é uma experiência única e singular.
Além da boa nova de que a família vai crescer, há diversos outros motivos para amar estar grávida. Confira a seguir quais são!
17. Descobrir do que seu corpo é capaz
Você já parou para pensar no poder e na força que gerar uma nova vida exige? A gestação revela a incrível capacidade do organismo feminino de criar e nutrir um novo ser e garantir a ele tudo o que precisa para crescer forte e saudável.
Durante nove meses, seu corpo se transforma no abrigo desta nova vida, que por um bom tempo será totalmente dependente de você. Enquanto estiver na sua barriga, seu bebê vai se alimentar dos nutrientes que você ingerir e receber o ar que você respira. Não é incrível?
As mudanças físicas e emocionais que você vai experimentar durante esse tempo são um testemunho da força e resiliência do seu corpo.
A adaptação do útero para abrigar o bebê em crescimento, as transformações hormonais, o desenvolvimento da placenta e a capacidade de proporcionar nutrição e proteção ao feto são verdadeiras proezas da natureza. Celebre esse momento e reconheça sua própria força!
16. Compartilhar a notícia
Depois que a nova mamãe descobre que está grávida, um dos momentos mais emocionantes é anunciar a novidade para a família e amigos. Essa descoberta envolve não apenas a revelação de uma nova vida, mas também a criação de vínculos profundos com as pessoas que estão à sua volta.
Esse momento especial permite que o casal compartilhe a alegria e a empolgação de receber um novo membro na família, unindo as pessoas em torno de um evento significativo.
A reação das pessoas próximas pode enriquecer a experiência da gravidez e criar memórias inesquecíveis. O apoio recebido ao compartilhar a notícia também ajuda a fortalecer o sentimento de pertencimento, tornando a gravidez uma jornada ainda mais especial.
15. Ter uma pausa na menstruação e na TPM
Tudo bem que essa pausa é provisória, mas para as mulheres que sofrem regularmente com o fluxo menstrual e seus sintomas isso pode ser um grande alívio. São cerca de 40 semanas sem precisar se preocupar com escapes na roupa, em comprar absorvente ou vivenciar cólicas menstruais.
Apesar do primeiro trimestre da gravidez ser mais turbulento em relação às emoções, depois os hormônios se acalmam e o restante da gravidez tende a ser mais tranquilo. Assim, você pode curtir umas férias dos diversos desconfortos associados ao ciclo menstrual.
14. Redobrar o autocuidado
A gestação é o momento ideal para adotar novos hábitos, já que nessa fase as mulheres tendem a ficar mais conscientes sobre a importância de um estilo de vida saudável.
Se cigarro e álcool fazem parte da sua vida, aproveite a ocasião para deixá-los de lado. Tome cuidado para não se estressar tanto, adote uma alimentação mais balanceada, comece a praticar exercícios físicos e preste atenção às necessidades do seu corpo.
Esse é o segredo, não apenas para garantir um ambiente saudável para o crescimento do bebê, como também para redobrar os cuidados que você merece.
Esses hábitos ajudam a fortalecer a autoestima e a conexão com o próprio corpo, preparando-o para as demandas da maternidade. As transformações motivadas pela gravidez costumam ser mantidas mesmo depois do parto.
13. Escolher o nome do bebê
A escolha do nome do bebê é um dos momentos mais divertidos e repletos de expectativa durante a gravidez. A ocasião é cheia de significado, e uma oportunidade única para a futura mamãe e o futuro papai se envolverem em um ato de carinho e cuidado, reafirmando seu compromisso com o novo membro da família que está para chegar.
Esse processo pode envolver tradições familiares, significados culturais e muita criatividade na busca pelo nome perfeito. Conversas alegres sobre nomes, pesquisas de origens e significados, e até mesmo a possibilidade de honrar entes queridos com um nome especial tornam esse período especialmente gratificante.
Essa escolha cria uma conexão profunda entre os pais e o bebê antes mesmo da sua chegada. Essa antecipação e afeto associados à decisão tornam a gravidez um momento de doçura e amor, reforçando o vínculo entre a família que está prestes a crescer.
12. Viver novas experiências e sensações
Carregar uma nova vida em seu ventre é uma experiência capaz de despertar novas sensações e emoções, que você talvez nem imaginasse que existissem. Muitas delas você já deve estar vivenciando.
É, sobretudo, um momento propício para muitas reflexões, como relacionadas ao relacionamento que você tem ou teve com sua própria mãe, sobre a sua infância e como você foi recebida na sua família. Nessa ocasião, é comum se dar conta do tamanho do amor que sente por alguém que ainda nem nasceu, e da importância disso para a criação de vínculos com seu bebê.
A gravidez é uma experiência de muitas descobertas e transformações. Essa jornada oferece uma série de experiências únicas, desde sentir os primeiros movimentos do bebê até as mudanças no corpo que ocorrem para acomodar o crescimento fetal. Além disso, a futura mãe vivencia muitas emoções inéditas, desde a expectativa e ansiedade até a profunda conexão com o bebê em desenvolvimento.
Cada dia traz consigo a oportunidade de aprender, crescer e apreciar as maravilhas do processo de gerar uma nova vida, tornando a gravidez uma experiência inigualável e repleta de momentos especiais que ficarão gravados na sua memória para sempre. Desfrute o quanto puder!
11. Ficar ainda mais bonita
É durante a gravidez que os cabelos ficam mais sedosos, a pele com viço, e as unhas fortes e resistentes. São os hormônios os principais responsáveis por todas essas mudanças, além das vitaminas que são recomendadas para complementar a dieta. Prepare-se para sentir um aumento na sua autoestima.
O aumento dos seios também é notável, já que esse é um dos primeiros sinais da gravidez. O crescimento é impulsionado pela deposição de gordura e pelos hormônios, principalmente o estrogênio, que tem ação sobre o desenvolvimento das glândulas mamárias, fazendo com que elas se preparem para produzir leite.
A maioria das mulheres sente falta dos seios grandes depois. Então, abuse dos decotes enquanto puder!
10. Criar momentos especiais
Muitas mulheres sentem saudade dos tempos de gravidez depois que essa experiência passa e o bebê chega. Sendo assim, por que não aproveitar a ocasião para registrar momentos especiais, que servirão como memórias inesquecíveis no futuro?
Registre diferentes momentos da gravidez e da barriga crescendo ao longo dos meses. Isso vai servir para eternizar a beleza das mudanças físicas e emocionais que ocorrem ao longo do tempo de gestação.
Uma boa ideia é fazer sessões de fotos, envolver seu parceiro(a) para registrar a conexão de vocês, capturar os movimentos do bebê através de vídeos ou fotos de ultrassons, e assim por diante. Outra sugestão é fazer um diário de gravidez para registrar pensamentos e sentimentos. Assim, você poderá reviver esses momentos com carinho no futuro e compartilhá-los com seu filho quando ele crescer.
9. Ser paparicada
Quando o casal planeja a gravidez e sonha com o bebê, essa fase tem tudo para ser repleta de momentos muito especiais. Se a nova mamãe estiver inserida em um contexto familiar amoroso, então, melhor ainda! Prepare-se para todos os mimos que vai receber do seu parceiro/a, familiares e amigos durante os próximos meses.
Aproveite sem culpa essas regalias. É esperado que você se torne o centro das atenções em todos os ambientes que frequentar, já que a gravidez é uma experiência muito celebrada. As pessoas à sua volta provavelmente vão querer agradá-la, então aprecie ao máximo esses atos de gentileza.
8. Comer sem culpa
Para quem vive lutando para manter o peso em dia, a gravidez é o momento ideal para deixar a culpa de lado e comer sem peso na consciência. Afinal, é preciso nutrir não apenas o próprio corpo, mas garantir os nutrientes necessários para o pleno desenvolvimento do bebê.
Durante esse período, as demandas nutricionais aumentam, e é importante garantir que ambos, mãe e filho, recebam os nutrientes necessários para um crescimento saudável. Dietas restritivas estão fora de cogitação, a menos em casos específicos, como quando a mãe tem diabetes ou alergia a algum alimento.
Comer sem culpa não significa “comer por dois”, já que essa ideia oferece riscos de que a gestante engorde mais do que o necessário. Mas é importante sim satisfazer seus desejos alimentares e apreciar uma variedade de alimentos, desde que isso seja feito de forma balanceada.
Caso sinta uma fome maior do que a que sentia antes de ficar grávida, tudo bem consumir algumas calorias a mais. Permita-se desfrutar de refeições saborosas e nutritivas, lembrando que o seu bem-estar é fundamental para o bem-estar do bebê.
7. Montar o enxoval
Para muitas mulheres que sonham em ser mães, montar o enxoval é um dos momentos mais esperados. Com a descoberta do sexo do bebê, é hora de investir em cada vez mais peças!
Cada novo momento é carregado de muito significado: o primeiro macacão, a primeira touquinha, o primeiro par de meias e até mesmo o primeiro varal de roupinhas lavadas vira um belo registro para guardar de recordação. Tudo isso ajuda a alimentar ainda mais a expectativa pela chegada do novo membro da família.
Outra boa oportunidade de celebração que a gravidez oferece é o chá de bebê, um momento único, que além de servir para reunir a família e os amigos, também ajuda a ganhar fraldas e presentes para o pequeno.
6. Aumento da libido
Nada impede que sua vida sexual se mantenha ativa durante toda a gravidez – a menos, é claro, que se trate de uma gestação de risco. Estando saudável e tendo um bom relacionamento com o parceiro ou parceira, é comum que as grávidas notem um aumento na libido, o que se deve às alterações hormonais.
Se esse é o seu caso, aproveite! A partir do sexto mês de gravidez, um volume de sangue 50% maior do que o normal circula pelo corpo feminino, o que leva a uma maior vascularização e maior sensibilidade da vagina à estimulação. Com isso, a lubrificação ocorre com mais facilidade, tornando o sexo ainda mais prazeroso.
É possível manter a vida sexual ativa até mesmo quando a barriga já está grande – basta ter um pouco mais de paciência e criatividade para encontrar posições confortáveis. Além disso, outra vantagem é não precisar se preocupar com métodos contraceptivos.
Caso tenha algum receio ou dúvida a respeito da prática sexual durante a gestação, tire todas as dúvidas com o seu obstetra.
5. Aceitar seu corpo como ele é
Durante a gestação, o corpo da mulher passa por diversas transformações, que são impossíveis de se controlar. Essa é uma excelente oportunidade para relaxar e aproveitar cada nova mudança do seu corpo, aceitando-o em toda sua autenticidade e potência.
Uma das principais vantagens da gestação é justamente sair por aí exibindo os novos contornos que seu corpo vai ganhando conforme o bebê vai crescendo. Usar blusas justas ou curtinhas sem se preocupar com a exposição da barriga está entre as maiores alegrias da gravidez. Afinal, chega uma hora que não tem mesmo como esconder, e a maioria das gestantes não vê a hora que isso aconteça.
4. Participar de grupos de apoio
Os grupos de apoio para gestantes podem ser uma ótima maneira de compartilhar experiências e fazer novas amizades, favorecendo a construção de uma rede de suporte emocional e informações valiosas entre outras pessoas que estão vivenciando as mesmas coisas que você.
Nesses grupos, as futuras mamães têm a oportunidade de compartilhar experiências, preocupações e dúvidas com outras mulheres que estão passando pelas mesmas situações.
Com isso, você terá a oportunidade de aprender com a experiência de outras mães mais experientes, ter acesso a conselhos e orientações que podem fazer toda a diferença, e usufruir de um ambiente de apoio para discutir questões emocionais.
Além disso, esses grupos também podem servir para estabelecer novas amizades e construir uma rede de suporte para além da gravidez, tornando a jornada para a maternidade menos solitária e mais reconfortante e enriquecedora.
3. Usar as filas preferenciais
Se a sua gestação já está em fase avançada, você provavelmente deve ter notado que não é nada fácil transitar por aí com o barrigão e dar continuidade às tarefas do dia a dia.
A gravidez geralmente é acompanhada de diversos tipos de desconforto, como inchaço, fadiga e dores nas costas, e é levando em conta algumas limitações como essas que existem leis específicas para gestantes, como filas e assentos preferenciais.
Faça valer seu direito e usufrua disso! Recorrer a atendimentos prioritários vai te oferecer um pouco de alívio e praticidade em meio a essa fase, que pode ser tão desafiadora – sobretudo em aspectos físicos. Isso certamente pode servir para minimizar o estresse e o esforço gerados pelo peso extra.
Além de facilitar a vida cotidiana das futuras mamães, esse tipo de iniciativa também é como uma demonstração pública de reconhecimento e consideração pela jornada que estão enfrentando.
2. Fortalecer o vínculo com seu parceiro/a
Além de tudo o que você viu até aqui, você sabia que a gravidez também é uma oportunidade e tanto para fortalecer o vínculo entre você e seu parceiro/a? Afinal de contas, agora vocês compartilham a emoção e a responsabilidade de se tornarem pais em breve.
Essa é uma jornada muito significativa, que ganha ainda mais peso quando vivenciada juntos. Aproveite esse período para compartilhar a alegria, a expectativa e as responsabilidades da criação de uma nova vida, o que pode estreitar ainda mais os laços emocionais entre você e seu amor.
O planejamento para a chegada do bebê, as decisões conjuntas sobre nome, decoração do quarto e preparação para o parto, bem como a vivência das consultas médicas e ultrassonografias, criam oportunidades para uma comunicação aberta e um entendimento mútuo mais profundo.
O apoio diante das mudanças físicas e emocionais da gravidez também ajuda a fortalecer o relacionamento, promovendo a cumplicidade e solidificando o compromisso de serem parceiros não apenas um para o outro, mas também para a nova vida que está a caminho.
1. Planejar o futuro
Quem não gosta de sonhar, não é mesmo? Não há ocasião mais oportuna para isso do que a fase na qual que se gera uma nova vida. A gravidez é muito propícia para planejar como vocês pretendem ser enquanto pais e como uma família em crescimento.
Esse período permite que os casais se concentrem em questões importantes, como estabilidade financeira, preparação do lar para o bebê, considerações sobre a carreira e equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Essa é também uma oportunidade de discutir valores, metas e expectativas em relação à educação e à criação do filho. Desfrutar desse momento para planejar o futuro fornece uma sensação de preparo e segurança para a chegada do bebê, e ajuda a estabelecer um alicerce sólido para a vida familiar que está prestes a começar.
Como você pôde notar, motivos e momentos para desfrutar durante a gravidez são o que não faltam. Ainda assim, aposto que a expectativa para conhecer seu bebê não para de crescer a cada dia. Saiba que pode contar com a Laleblu em cada nova etapa vivenciada durante essa jornada tão especial.
Somos uma loja especializada em roupas e produtos para bebês, sem deixar a sofisticação de lado. Se você quer priorizar o estilo e o conforto do seu filho ou da sua filha que está para chegar, acesse nossa loja online e confira as melhores opções de roupas, que vão desde peças para o dia a ida até coleções temáticas apaixonantes.
Acessórios encantadores para completar o enxoval da Laleblu
A Laleblu oferece uma variedade encantadora de acessórios para completar o enxoval dos bebês, garantindo que cada detalhe seja cuidadosamente pensado. Esses acessórios foram feitos para adicionar conforto, estilo e funcionalidade à vida dos pequenos e de seus papais.
A Laleblu é uma loja especializada em conforto para os pequenos com tradição, sofisticação e atendimento via WhatsApp. Aqui, você encontra uma linha completa de Acessórios para completar o enxoval do seu Bebê com pagamento em até 6X sem juros.