marcas de fraldas descartaveis
CUIDADOS COM O BEBÊ

Tipos de fraldas de bebê: Descubra como escolher a melhor

Tempo de leitura: 6 min

As dúvidas sobre quais tipos de fraldas usar em seu bebê são muito comuns entre os pais, principalmente os de primeira viagem.

As fraldas descartáveis costumam ser a opção mais escolhida, mas além de seus impactos negativos ao meio ambiente, elas podem causar alergias em seu pequeno, caso não sejam bem avaliadas.

Para saber quais outros tipos de fraldas existem além dessas e quais os fatores considerar ao escolher uma fralda, siga a leitura de nosso artigo! 

A importância de conhecer os tipos de fraldas de bebê

Fraldas limpinhas e secas são essenciais para a felicidade e bem-estar do se bebê.

Conhecer os tipos de fraldas permite que você repare com qual delas o seu pequeno se sente mais confortável e qual gera menos irritabilidade a ele.

Alguns tipos de fraldas podem, por exemplo, desenvolver assaduras, infecções e outros problemas de saúde no seu bebê.

Então, é preciso escolher as que têm maior capacidade de absorção, as que são mais macias e que tem materiais hipoalérgicos.

Além disso, definir qual dos tipos de fraldas que você irá usar também tem relação com a quantidade de trocas que serão feitas, ainda mais considerando que nos estágios iniciais, essa troca é feita aproximadamente de 6 a 10 vezes em um dia.

marcas de fraldas boas e baratas - Tipos de fraldas de bebê: Descubra como escolher a melhor

Quais são os tipos de fraldas de bebê?

Atualmente você pode encontrar três tipos de fraldas para bebês, as descartáveis, as de pano e as que são à prova d’água. Abaixo, conheça melhor cada uma delas. 

– Fraldas descartáveis

Esses tipos de fraldas são as mais fáceis de serem encontradas, pois se tratam das que são vendidas em pacotes nas farmácias.

As fraldas descartáveis são as mais procuradas e compradas, afinal, elas são práticas e ajudam muito em passeios ou viagens com os bebês.

Mas é preciso ficar atento, pois as fraldas descartáveis costumam ser produzidas com materiais sintéticos, aumentando o risco de alergias na pele.

– Fraldas de pano

Diferente das fraldas descartáveis, as fraldas de pano oferecem baixo risco de alergia ao bebê, por serem feitas com materiais orgânicos, como o algodão.

A principal vantagem desse tipo de fralda é a questão da reutilização e da durabilidade, fazendo com que ela seja uma ótima aliada do meio ambiente, afinal, jogar milhares de fraldas no lixo é um grande problema ambiental.

Por não ter uma ótima absorção, é recomendável que as fraldas de pano sejam usadas somente em casa e que os pais fiquem de olho para não deixar a criança úmida.

– Fraldas à prova d’água

As fraldas à prova d’água foram criadas para que bebês possam entrar em piscinas ou na praia e, ao fazer suas necessidades, elas não entrem em contato com a água.

Esses tipos de fraldas costumam ser mais justas, portanto, recomenda-se seu uso apenas para momentos em que o bebê irá participar de atividades aquáticas.

Então, lembre-se: essa não deve ser uma fralda usada no dia a dia!

Como escolher o melhor tipo de fralda para o seu bebê? 

Considerando que as fraldas irão ficar os primeiros aninhos de vida presente no corpo do seu bebê, é importante saber como escolher o melhor tipo de fralda. Confira aqui algumas dicas:

– Tamanhos

O tamanho correto da fralda é um dos primeiros fatores que deve ser avaliado ao escolher as fraldas.

É comum que as marcas especifiquem a idade e peso para saber qual o tamanho ideal de fralda para o seu filho.

As definições de tamanho de acordo com peso e idade variam conforme cada marca de fraldas, então fique de olho nisso.

Atualmente, os valores disponíveis são:

  • RN (recém-nascido);
  • XP (extra pequena);
  • P (pequeno);
  • M (médio);
  • G (grande);
  • XG ou GG (extra grande).

– Absorção

Uma fralda com boa absorção permite que o bebê fique com ela por um bom tempo, sem riscos de vazamento ou umidade para a pele.

É comum que as fraldas noturnas tenham uma melhor absorção, para que não ocorram problemas durante o sono do bebê e para que não sejam feitas trocas no meio da noite.

Lembrando que o uso de uma fralda deve ser em média de 6 a 8 horas, enquanto as noturnas podem ser estendidas para o uso de 10 a 12 horas.

– Material hipoalergênico

Produtos definidos como hipoalergênicos são aqueles que têm baixos riscos de causar uma alergia na pele.

Eles são produzidos levando em conta os agentes que são mais comuns nas causas de alergias.

A escolha de uma fralda de material hipoalergênico é perfeita para a pele sensível do bebê e pode sair muito mais barato no final das contas.

Isso porque ao evitar alergias, você economiza com cremes e loções que terá que comprar para sará-las da pele do bebê, além de evitar estresse para vocês dois.

– Mobilidade

Os tipos de fraldas que oferecem mobilidade ao corpinho do seu bebê são aquelas que com elásticos ajustáveis.

Portanto, sempre que você inserir a fralda em seu bebê, repare se ele consegue flexionar e movimentar seus membros inferiores.

Se ele tiver dificuldades, infelizmente o desconforto será garantido, acarretando em problemas como irritação na pele e pressão nas coxas e abdômen.

Os impactos de uma fralda que não permite mobilidade também vão além, causando desde cólicas até dores no corpinho do seu filho. 

tipos de fraldas descartaveis - Tipos de fraldas de bebê: Descubra como escolher a melhor

– Vazamentos

Os vazamentos costumam ser uma consequência das fraldas com baixo poder de absorção.

Para evitar que os vazamentos aconteçam, verifique nos tipos de fraldas a capacidade de absorção, a quantidade de material absorvente e as barreiras nas laterais.

O resultado de uma fralda que vaza nós já conhecemos bem: urinas e fezes escapando, manchando roupinhas e sujando o corpinho do bebê.

Como a Laleblu pode te ajudar?

Como você viu até agora, existe uma variedade nos tipos de fraldas, mas para todas elas algumas regrinhas valem.

Por exemplo, todas devem permitir a mobilidade do seu pequeno, além de prevenir contra vazamentos.

E além desse tipo de fralda, você também deve incluir em seu enxoval as fraldas de boca e de ombro.

Com isso, a LaLeBlu pode te ajudar! 

Nós temos diversas opções de kits dessas fraldas, todas personalizadas com a primeira letra do nome do seu bebê e uma gama de cores.

Conheça as melhores fraldas de ombro e boca para você sempre ter por perto.

Conclusão

Ao longo deste artigo, te apresentamos alguns tipos de fraldas para bebês, como as descartáveis, que são as mais fáceis de se encontrar, as de pano, que são mais usadas em casa e uma ótima opção ao meio ambiente, e as à prova d’água, que devem ser usadas somente em atividades aquática.

Além do mais, você ficou por dentro de alguns fatores essenciais para fazer a escolha correta da fralda, como verificar o tamanho de acordo com a idade e peso do seu pequeno e o poder de absorção que a fralda garante.

Agora você já está pronta para escolher a fralda perfeita para seu bebê e garantir o seu conforto e felicidade!

Você também pode gostar...