Como fazer charutinho no bebê de forma correta [Cuidados]
Para que o bebê durma confortável, quentinho, e sem riscos de se machucar, muitas mães optam pela técnica do charutinho que, apesar de ser muito conhecida, ainda deixa muitos pais e familiares se perguntando: como fazer charutinho no bebê?
Mesmo que pareça simples, esse método de embrulhar a criança não consiste em, somente, transpassar um cobertor e envolver o neném!
É preciso seguir um passo a passo para que o bebê fique aconchegado no charutinho, que é a proposta da técnica, e não deixá-lo apertado ou, pior, sufocado.
Mais uma vez, a equipe LaLeBlu traz aqui um conteúdo super completo: e o de hoje é um tutorial para ensinar você a como fazer charutinho no bebê de forma correta!
Para aprender, basta seguir o artigo abaixo.
Boa leitura!
O que é o charutinho ou casulinho?
Antes de sabermos como fazer charutinho no bebê, vamos entender melhor do que se trata essa técnica de colocar o baby para dormir?
Também chamada de casulinho, essa forma de fazer o neném dormir ajuda a acalmar os recém-nascidos porque carrega uma proposta especial: o envolvimento da criança na manta serve para simular a situação em que o bebê ficava dentro do útero da mãe.
Por isso, fazer charutinho no neném envolve colocar o bebê bem aconchegado em uma manta específica, restringindo o movimento dos membros.
Benefícios e por que o charutinho acalma o bebê
Justamente por buscar se assemelhar ao ambiente que o neném estava acostumado dentro do útero, antes de vir ao mundo, a técnica do charutinho oferece maior sensação de segurança à criança, que pode dormir mais tranquila.
Mas essa é somente uma das vantagens de saber como fazer charutinho no bebê; seu filho pode se beneficiar da seguinte forma com esse método:
- ameniza as cólicas;
- ambientação de conforto;
- menos inquietação na hora de dormir;
- menor sensação de insegurança e ansiedade;
- garante ao neném uma posição confortável a noite toda;
- restrição de movimentos que podem machucar o bebê durante o sono.
É seguro enrolar o bebê? A técnica do charutinho bebê (swaddle) pode ser prejudicial?
Inclusive, antes de passarmos para o tutorial de como fazer charutinho no bebê, você deve se lembrar de um de nossos artigos, onde falamos sobre o swaddle.
Esse é um sinônimo estrangeiro para a técnica do charutinho; logo, os dois são a mesma coisa, tanto em benefícios, quanto em alerta.
Isso porque muita gente acha que a técnica do charutinho pode ser prejudicial à criança, atrapalhando seu desenvolvimento físico.
Então, vamos desmistificar esse tópico para você!
O método swaddle não é completamente livre de riscos: e o enfaixamento incorreto do bebê na hora de dormir pode aumentar o risco de displasia e de deslocamento dos quadris.
Ainda, se for usada uma manta que fique muito frouxa, existe o risco de o tecido se soltar durante a noite e cobrir o rosto do bebê, que pode se sufocar.
Logo, o caráter prejudicial da técnica do charutinho depende de uma aplicação correta do método — por isso, é tão importante saber usar o casulinho!
Como fazer charutinho (bebê) de forma segura, sem prejudicar os quadris dos bebês?
Agora que você já sabe dos riscos de não desempenhar a técnica da forma correta, vamos explicar como fazer embrulho charutinho no bebê da maneira que deixará o neném (e você!) tranquilo, com uma boa noite de sono.
- estenda o cueiro em posição de losango em uma posição confortável;
- dobre a ponta superior do tecido;
- coloque o bebê de barriga para cima sobre o cueiro;
- deixe as mãozinhas do bebê sobre o peito dele;
- agora, use a ponta direita para enrolar o bebê, com a ponta do tecido sob a criança;
- depois, cubra as perninhas do neném com a parte inferior do “triângulo”, com cuidado para não apertar muito essa região;
- termine de enrolar o bebê com a ponta esquerda do tecido;
- por fim, certifique-se de que as pernas do bebê, bem como seu quadril, estão firmes, mas não restritos a ponto de apertar;
- e fim!
Dicas e macetes: como enrolar o bebê no cueiro ou manta de forma correta?
Viu só como a técnica não é complicada? Uma vez com prática, vai ser ainda mais fácil usar esse método para que o baby durma confortável a noite toda.
Porém, além de saber como fazer charutinho no bebê, é interessante se atentar para algumas dicas que tornam esse processo ainda mais simples — e seguro.
Confira:
- sempre coloque o neném para dormir de costas;
- mantenha o seu bebê fresquinho, para evitar superaquecimento;
- no topo da faixa do swaddle, certifique-se de que você consegue colocar três dedos entre o cueiro e o bebê — se isso for possível, quer dizer que ele está confortável, e não apertado.
Como tirar o charutinho do bebê?
Depois de uma noite confortável de sono, é hora de tirar o baby de dentro do seu casulinho.
Geralmente, quando o bebê começa a tentar rolar, é um indicativo de que ele não quer mais estar envolvido naquele tecido, e nem ficar mais naquela posição, e é o momento de remover a manta.
Repita o processo inverso, tomando cuidado para não apertar o bebê ou deixá-lo desconfortável, e retire o casulinho.
Pode amamentar bebê no charutinho?
Essa é uma dúvida super comum entre as mães, quando pesquisando como fazer charutinho no bebê.
E a verdade é que não é indicado deixar o bebê envolto em qualquer casulinho no momento da amamentação.
Isso pode deixá-lo desconfortável no peito; além disso, esse é um momento de interação entre a mãe e a criança, e ter contato com o neném durante a amamentação é sempre o mais indicado — além de ser mágico!
Como fazer charutinho com recém-nascido? Pode enrolar RN para dormir?
Sim, você pode colocar o seu neném recém-nascido para dormir em um swaddle, aplicando a técnica do charutinho.
O passo a passo é o mesmo que apresentamos acima, mas o cuidado deve ser redobrado: atenção para não apertar muito a criança, e nem deixá-la desconfortável ou muito quente.
Quando parar de enfaixar? Deve-se fazer charutinho bebê até quantos meses?
Assim como vários hábitos que adquirimos durante o período inicial do bebê no mundo, o charutinho também demanda um “desmame”: logo, existe uma idade indicada para parar de usar a técnica.
Geralmente, por volta dos 3 ou 4 meses, o baby vai ficar mais ativo e tentar rolar durante a noite ou ao acordar — e ele mesmo não vai querer mais o charutinho para dormir.
Conclusão
Agora você já sabe como fazer charutinho no bebê de forma correta, garantindo noites de sono tranquilas e confortáveis.