Barriga grande de grávida, simbolizando a diferença de gravidez de menino e menina. gravidez após 35 anos

O que é mito e verdade sobre a diferença de gravidez de menino e menina

Existem diversos mitos e lendas em nossa cultura que giram em torno de desvendar qual a diferença de gravidez de menino e menina. Mas afinal de contas, como saber o que é verdade e o que é mentira? Para ajudar você a desvendar esses mistérios, nós separamos aqui as principais afirmações em relação à diferença de gravidez de menino e menina e esclarecemos em que você pode e em que não pode confiar. Vem com a gente!

Qual a diferença de gravidez de menino e menina? O que é verdade e o que é mito?

Na sequência, confira o que é verdade e o que é mito em relação a diferença de gravidez de menino e menina.

Quem mexe mais cedo na barriga? Bebê menino ou menina?

Uma das principais afirmações que fazem sobre a diferença de gravidez de menino e menina é que os meninos mexem mais cedo na barriga. A verdade é que cada bebê tem o seu próprio tempo para começar a mexer na barriga da mamãe. Então, dizer que os meninos mexem antes é um mito. 

Grávidas de meninos tendem a ter um ganho de peso maior?

Sim, as mulheres grávidas de meninos costumam ganhar mais peso. E isso se justifica por conta da estrutura fisiológica dos fetos masculinos, pois eles têm mais necessidade calórica, algo que leva as mamães a terem mais apetite durante a gravidez.

Mas é importante destacarmos que existem exceções em relação ao ganho de peso da gestante e nem sempre isso determina o sexo do bebê.

Por exemplo, grávidas que mantêm uma dieta balanceada e saudável, além de evitarem problemas de saúde, como a diabetes gestacional, acabam ganhando menos peso, mesmo que estejam grávidas de meninos. 

Enjoos matinais: Qual gravidez enjoa mais? É verdade que gravidez de menina dá mais enjoo?

Outra afirmação comum que diz respeito à diferença de gravidez de menino e menina é que as meninas costumam dar mais enjoo nas mamães.

De acordo com uma pesquisa feita pela revista New Science, as mulheres que estão esperando meninas geralmente sofrem mais enjoos e com mais frequência desse mal-estar no início da gravidez.

Embora essa pesquisa comprove essa afirmação, essa não é uma diferença definitiva entre o feto masculino e o feminino, pois dependendo do organismo da mãe, ela também pode ter enjoos fortes e frequentes durante a gravidez de um menino.

Diferença entre gravidez masculina e feminina: Barriga da grávida tem formato diferente dependendo do sexo do bebê?

Essa é uma das crenças mais populares que envolve a diferença de gravidez de menino e menina e nós já adiantamos que ela é um mito. Isso porque o formato do abdômen não tem relação nenhuma com o sexo do bebê, mas sim a posição do feto no útero.

E infelizmente não existe nenhuma evidência científica que diga que o formato da barriga determine a diferença de gravidez de menino e menina.

Desejos alimentares doces ou salgados: Grávidas de meninos tendem a ter desejo de coisas doces?

O paladar da gestante é o que determina os seus desejos durante a gestação. Então, a vontade de consumir alimentos mais doces não tem nada a ver com o fato da mamãe estar esperando um menino ou uma menina.

Grávida sorrindo, com a mão sobre a barriga, simbolizando a diferença entre gravidez de menino e menina

Frequência cardíaca do bebê: O ritmo cardíaco é diferente a depender se sexo do feto é masculino ou feminino?

Não, o ritmo cardíaco de fetos masculinos não é diferente do ritmo cardíaco de fetos femininos. Portanto, não é possível encontrar uma diferença de gravidez de menino e menina por conta da frequência cardíaca dos bebês.

Gravidez de bebês meninos costumam dar mais complicações?

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Adelaide, na Austrália, os fetos masculinos apresentam mais complicações durante a gestação do que os fetos femininos. Mas isso não pode ser levado como uma regra para toda a gestação!

É possível influenciar no sexo do bebê?

Não é possível influenciar o sexo do bebê, conforme muitas simpatias e crenças afirmam. Isso porque o que define o sexo do bebê é a informação genética do espermatozoide e se ele tem o cromossomo Y, para que o feto seja um menino, ou se ele tem o cromossomo X, para que o feto seja uma menina.

Somente em casos de inseminação artificial existe a possibilidade de influenciar o sexo do bebê, por meio da sexagem pela fertilização In Vitro. Assim, a fecundação do óvulo é feita em laboratório e existe a chance de avaliar se o embrião é feminino ou masculino.

Mas por questões éticas o Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe esse tipo de prática na maioria dos casos da área de reprodução assistida.

Deste modo, a sexagem laboratorial só é permitida em casos específicos e com autorização do CFM para situações em que existe risco de desenvolvimento de doenças determinadas pelo sexo do bebê, como hemofilia ou daltonismo 

Quando e como o sexo do bebê é identificado?

A descoberta do sexo do bebê só pode ser realizada depois de alguns meses de gestação. Geralmente a partir da sétima semana o embrião já passa a produzir hormônios que formam os órgãos sexuais ao longo dos primeiros meses.

Para identificar o sexo do seu bebê, a mãe pode fazer uma ultrassonografia, um exame de sangue ou um exame de urina. Abaixo, entramos em mais detalhes sobre cada um desses exames. Confira!

Ultrassonografia

A ultrassonografia é um exame feito em todo o pré-natal para fornecer informações sobre o estado de saúde de desenvolvimento do bebê. Nele é possível descobrir o sexo por meio de imagens caso a posição do feto esteja propícia para visualizar o órgão sexual. No mais, esse exame pode ser feito a partir da 16ª  semana de gestação.

Exame de sangue (Teste de sexagem fetal)

O teste de sexagem fetal trata de um exame de sangue capaz de captar os cromossomos do bebê por meio do sangue da mãe, pois ele tem algumas células do feto. A partir da 8ª semana completa de gestação já é possível fazer esse teste com chance de acerto de 99%. 

Exame de urina de sexagem fetal (Comprado em farmácia)

O exame de urina de sexagem fetal pode ser feito a partir da 10ª semana de gestação. Por meio dele é possível analisar os hormônios presentes na urina que se comunicam com os cristais químicos presentes no corpo da mulher.

Assim, se com esse teste a cor da urina muda para verde, o bebê é um menino, mas se muda para laranja, será uma menina. Esse exame pode ser comprado em farmácia, mas nós destacamos que fazer exames em laboratórios especializados é uma saída mais confiável para saber qual o sexo do seu bebê.

Para montar um enxoval completo do seu bebê com produtos de qualidade, visite a nossa loja online!

Mulher grávida, com as mãos na barriga, olhando para a barriga com ternura

Agora você já está por dentro do que é mito e o que é verdade quando falamos sobre a diferença de gravidez de menino e menina.

E independentemente do sexo do seu bebê, saiba que você pode contar com a LALEBLU para montar o seu enxoval com produtos de qualidade!

Acessórios encantadores para completar o enxoval da Laleblu

A Laleblu oferece uma variedade encantadora de acessórios para completar o enxoval dos bebês, garantindo que cada detalhe seja cuidadosamente pensado. Esses acessórios foram feitos para adicionar conforto, estilo e funcionalidade à vida dos pequenos e de seus papais.

A Laleblu é uma loja especializada em conforto para os pequenos com tradição, sofisticação e atendimento via WhatsApp. Aqui, você encontra uma linha completa de Acessórios para completar o enxoval do seu Bebê com pagamento em até 6X sem juros.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *