4 sinais de que o parto está se aproximando
|

3 sinais de que o parto está se aproximando

Uma das dúvidas mais recorrentes entre as futuras mamães é saber se, quando começar o trabalho de parto, ela conseguirá identificar os sinais. Afinal, identificá-los o quanto antes faz toda a diferença para que a chegada do bebê ocorra tranquilamente. Por isso, separamos uma lista para que você consiga identificar os principais sinais de que o parto está se aproximando.

Conheça abaixo cada um deles.

1. Saída do tampão mucoso

Cerca de um a dois dias antes das contrações começarem, já é possível observar um corrimento gelatinoso. A sua coloração pode variar de transparente a rosado ou com listras de sangue. Tal secreção trata-se do tampão mucoso que fechava o colo do útero durante a gravidez.

O papel desse tampão é impedir a entrada de bactérias e qualquer outra substância dentro da bolsa de água que protege o bebê.

Um dos primeiros sinais de que o parto está se aproximando é quando ele começar a ser expelido. Uma vez que, quando o colo começa a dilatar, em torno de 10 a 15 dias antes do parto, essa secreção já pode começar a ser eliminada. 

No entanto, esse sinal também pode ocorrer após as contrações, isso quando ele não ocorre de forma despercebida. Vale ressaltar que seja esse ou qualquer tipo de corrimento, o seu médico deverá ser avisado. Afinal, esse tipo de atitude pode prevenir complicações futuras.

2. Contrações 

As contrações regulares e que seguem um padrão previsível são os sinais do parto se aproximando mais evidentes. Elas são sentidas como cólicas fortes ou dor nas costas, nas quais assumem um padrão de intervalos gradativos.

Normalmente, elas se iniciam com cólicas mais leves a cada 10 minutos, até atingir a frequência de uma a cada 2 ou 3 minutos. De forma ritmada, a barriga endurece a cada contração e volta a relaxar após o fim de cada contração.

Qual a diferença das contrações de parto com as contrações de treinamento?

As contrações de treinamento podem ocorrer entre 3 a 4 vezes por dia, quando o bebê se mexe ou chuta. Elas chegam a durar menos de 60 segundos e não causam dor, apenas certo desconforto na região pélvica.

Tais contrações, ao contrário das contrações de parto, não são ritmadas com um padrão de intervalos. Portanto, se você observar que esse intervalo de contração não possui um padrão, saiba que ainda não chegou a hora.

3. Ruptura das membranas (bolsa amniótica)

Esse é um dos sinais mais reconhecidos de que o parto está se aproximando. Também conhecido como “estouro da bolsa”, esse é o sinal em que o fluido amniótico sai pela vagina.

É importante saber que a quantidade de fluido amniótico que irá sair difere de mulher para mulher. Portanto, algumas mulheres podem liberar pouco fluido, enquanto outras podem liberar bastante.

Além disso, nem sempre a bolsa irá se romper. Necessitando, assim, que o médico faça o rompimento para que o parto possa ocorrer. Por esse motivo, não basta só esperar por esse sinal para entender que está na hora. É fundamental analisar em conjunto todos os outros indícios para identificar o momento com mais precisão.

  • Caso a sua bolsa se rompa, não pense duas vezes, avise o seu médico.
  • Não somente, veja que horas ela estourou, a cor, a quantidade de fluido e se houve algum odor estranho.

Essas informações deverão ser repassadas ao seu médico para que as preparações do parto ocorram com eficiência e segurança.

Atenção aos sinais do parto se aproximando!

Agora, que você conheceu os principais sinais do parto se aproximando, fique atenta a eles para que o parto ocorra com tranquilidade. Além disso, considere cada sinal e compartilhe toda novidade. 

Esperamos ter te ajudado a entender mais sobre esses sinais. Tenha um lindo parto e não se esqueça: você consegue, nós acreditamos em você!

Conheça também: quais são os principais tipos de parto e como eles ocorrem. 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *