marcas de nascença no bebê

Como enrolar o bebê na manta? Qual é melhor?

Quando os bebês estão na barriga das mamães, o útero os mantém aconchegados e ao enrolá-los na manta, você dá uma sensação semelhante, o que os acalma e ajuda no sono. Mas afinal, como enrolar bebê na manta sem machucá-lo?

Bom, para saber como enrolar bebê na manta, é preciso entender que isso não os machuca, na verdade, os deixa mais confortáveis justamente por remeter a forma como eles ficavam em seu útero.

Quando os bebês começam a se soltar da manta, isso significa que eles estão começando a ter mais autonomia de seus corpinhos e entender que podem se movimentar, então, essa é a hora de deixar a mantinha de lado.

E para saber como enrolar bebê na manta, seja para dormir ou para passear, basta seguir a leitura conosco que nós te ensinamos em um passo a passo e um vídeo.

Como enrolar bebê na manta para dormir?

Mãe enrolando bebê menina na manta preparando-a para dormir

A primeira dica que vamos dar sobre como enrolar bebê na manta é para preparar o seu filho para a soneca.

Assim, você deve pegar a manta e colocá-la em uma superfície reta, com uma das pontas para cima, formando um losango.

Então, você deve dobrar a ponta para cima e colocar o seu filho sobre a manta, com o ombro na altura da linha da ponta dobrada.

  1. Segure o braço do seu bebê esticado ao longo do corpo e segure o lado esquerdo da ponta da manta, passando por cima do braço esticadinho e do corpo do seu pequeno, prendendo a ponta do outro lado que está debaixo dele;
  2. Depois, pegue o bracinho esquerdo dele e estique ao longo do corpo, na sequência pegue a ponta inferior da manta e cubra seu filho prendendo embaixo do ombro esquerdo;
  3. Por fim, basta pegar a manta do lado direito e cruzar para o outro lado, por cima de seu bebê e o rolar devagarinho para o lado, prendendo a manta embaixo dele.

Como enrolar bebê na manta com charutinho?

Antes de ensinarmos a como enrolar bebê na manta com charutinho, precisamos falar sobre o risco dessa prática, que pode deslocar o quadril dos bebês.

Isso porque, quando nascem, os bebês ficam por um tempo com seus membros inferiores posicionados como as perninhas de um sapo, pois essa posição ajuda eles a se desenvolverem de forma adequada e deixar os quadris mais estáveis.

Mas quando o bebê é embrulhado em uma manta muito apertada, as perninhas dele não conseguem ficar posicionadas da forma fisiológica que deveriam, podendo causar deslocamento do quadril.

Para não correr esse risco, existe uma forma certa e segura de como enrolar bebê na manta com charutinho.

Essa forma certa envolve colocar os braços enrolados e presos normalmente na manta, mas as pernas e quadris ficam soltinhos, para se movimentarem livremente.

Abaixo, separamos um vídeo que explica como enrolar bebê na manta com charutinho de forma segura. Veja:

Como escolher a melhor manta para bebê

Bebê sorrindo brincando com uma manta de bebê azul em tecido soft

A melhor manta para bebê deve levar em conta o tecido, tamanho e sensação que dá ao tocar seu pequeno.

E agora que você já sabe como enrolar bebê na manta, é fundamental entender como escolher os itens do seu enxoval. E nós também te ajudamos com isso. Confira abaixo!

Fique atenta à sensação tátil da manta de bebê

Durante os primeiros dias de vida, os bebês dormem por muito tempo e também ficam embrulhados em suas mantinhas.

Nesse período, os pequenos têm a pele bastante sensível e necessitam de cuidados especiais. Por isso, é importante que a manta escolhida seja de um tecido macio, que não cause irritações ou arranhões.

Evite mantas com fitas e adereços que ultrapassem as bordas

Outro ponto importante a ser observado está relacionado aos enfeites que ornamentam a manta de bebê. É comum que os fabricantes incluam franjas, fitas, laços ou cordões, a fim de deixá-las mais bonitas. Porém, dependendo do tamanho desses adereços, eles podem ser um perigo à vida da criança.

Caso superem as bordas, há o risco de asfixia. Além disso, as fitas e cordões podem se enroscar nos braços e pernas do neném, o que provoca desconforto e inquietação. Portanto, evite adquirir mantas com esse tipo de customização.

Tome cuidado com mantas que têm buracos

As mantas de bebê — especialmente as feitas de tricot — podem ter buracos em seu cumprimento e você deve estar atenta a esse detalhe.

Se os buracos da manta forem muito grandes, o pequeno pode passar seus braços, pernas ou até a sua cabeça por eles e se ferir, ter torções ou sofrer acidentes mais graves.

Os buracos também podem prejudicar a durabilidade da manta, já que permitem que ela fique presa em objetos, quinas de móveis ou maçanetas, e rasgue ou tenha seu tecido danificado.

Clique aqui para ver quais são os diferentes tipos de manta para bebê e não se perca na hora de comprar.

Considere o tamanho da manta

Por fim, antes de escolher a manta de bebê, atente-se ao tamanho da peça. Ela deve ser comprida o suficiente para cobrir e proteger o seu neném, mas não pode deixá-lo desconfortável com o excesso de peso.

Esse detalhe também é importante para você, uma vez que é mais fácil e prático carregar mantas menores.

Dessa forma, pense no conforto e na comodidade de ambos e procure por aquelas cujo tamanho fique em cerca de 90 cm x 80 cm.

Como você pode perceber, não existem muitos segredos para se escolher a manta de bebê ideal. Basta ter atenção aos itens que citamos e você conseguirá fazer a escolha certa e garantir o conforto e a segurança do seu filho.

Clique aqui para conferir as melhores opções de mantas para enrolar o bebê e garantir o conforto do seu filho!

Conclusão

Como você viu, saber como enrolar bebê na manta corretamente é fundamental para não prejudicar o seu desenvolvimento e, principalmente, não correr o risco de deslocar o seu quadril.

Então, sempre que tiver dúvidas de como fazer isso, recorra ao nosso artigo e, se necessário, ao vídeo que indicamos nesta leitura!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *