Bebe com dermatite atópica

Dermatite atópica em bebê: saiba o que é e como enfrentar

A dermatite atópica em bebê leva os pequenos a se coçarem com bastante frequência, além de ressecar a pele deles, deixá-la avermelhada e com casquinhas.

Essa é uma doença inflamatória crônica que costuma dar sinais a partir dos dois meses de idade dos bebês, mas também pode se desenvolver em adultos.

A diferença é que nos bebês os sinais aparecem principalmente no rosto, na bochecha e no pescoço, enquanto nos adultos ela demonstra seus sinais nas pernas e nos braços.

Especialistas estimam que aproximadamente de 10 a 15% da população vai precisar enfrentar a dermatite atópica em alguma fase da vida.

Aliás, pessoas que têm asma e rinite geralmente estão mais propensas a desenvolver a doença.

E para te ajudar a entender melhor sobre a dermatite atópica em bebê, preparamos esse artigo completo explicando suas causas, chances de cura, modos de tratar e muito mais.

Vem com a gente!

O que é dermatite atópica?

A dermatite atópica é uma doença que causa inflamação na pele, desenvolvendo lesões e coceiras.

E embora ela não seja contagiosa e a sua causa ainda seja desconhecida pela ciência, ela é considerada uma doença crônica e hereditária.

Isso porque profissionais já notaram que é comum que ela aconteça entre pessoas da mesma família, junto com a asma e a rinite alérgica.

Aliás, ela pode aparecer ou se desenvolver por conta de substâncias que costumam provocar reações alérgicas, como as que estão presentes no pelo de animais de estimação, como gatos e cachorros, além de roupas que provocam coceira, condições ambientais e alguns tipos de emoção, como o estresse.

Infelizmente essa doença permanece por toda a vida de quem a tem, porém, os sintomas podem diminuir com o envelhecimento, embora a pele continue sensível e seca.

No mais,  os seus sintomas variam de acordo com as fases da doença, que podem acontecer em três estágios, sendo a fase infantil o primeiro estágio, considerando-se dermatite atópica em bebê, por surgir dos três meses aos dois anos de idade.

A segunda fase é a dermatite pré-puberal, dos dois aos doze anos, e por fim a fase adulta, a partir dos doze anos.

Sintomas da dermatite atópica em bebês: como identificar?

Bebê em pé no berço, olhando para cima com carinha de choro, simbolizando dermatite em bebe. Dois ursinhos de pelúcia ao fundo, dentro do berço

Para identificar a dermatite atópica em bebê, você deve notar se a pele do rosto, pescoço, cotovelos e joelhos do seu filho estão secas ou com coceiras constantes que provocam ferimentos.

Além disso, nos pequenos, a dermatite atópica também se apresenta com sinais de descamação principalmente nas partes do corpo que fazem dobrinhas na pele.

O que causa dermatite atopica em bebês?

O que causa dermatite atópica em bebê na maioria dos casos é o fato dos pais terem a doença e os filhos também apresentarem sintomas, justamente por isso é sempre importante investigar antecedentes familiares.

Outra causa da dermatite atópica em bebês são os fatores ambientais, como as mudanças de estação do ano, em que no inverno a pele do bebê fica mais ressecada, enquanto no verão a transpiração aumenta mais do que o normal.

Além do mais, lugares com ácaros, poeira e substâncias químicas, como produtos de limpeza e roupas de lã, também podem causar a dermatite atópica em bebê.

Dermatite atópica em recém nascidos

A dermatite atópica em recém-nascidos demonstra sinais no rosto, principalmente na bochecha e no queixo.

Conforme a criança cresce, os sinais se espalham principalmente para o pescoço e em volta do cotovelo, pulso e atrás do joelhos.

Lembrando que esses sinais são a pele seca e com coceira intensa, muitas vezes causando machucados.

Dermatite atópica em bebês tem cura?

Não há uma cura definitiva para dermatite atópica em bebê, porém, em  50% dos casos, a doença desaparece sozinha até os 5 anos de idade.

Entretanto, caso ela não desapareça, existem diversas formas de tratar a dermatite atópica em bebês e crianças, conforme mostraremos na sequência.

Como tratar dermatite atópica em bebês?

Bebê em pé, segurando na grade de segurança do berço, representando dermatite atópica em bebe

Para tratar a dermatite atópica em bebês, você deve fazer um acompanhamento médico, hidratar a pele deles, dar banho na temperatura correta, evitar as coceiras, manter a casa livre de ácaros e usar roupas 100% de algodão e com tecido antialérgico.

Abaixo, explicamos em mais detalhes cada um desses tratamentos.

Acompanhamento médico

Caso você desconfie que o seu filho tem dermatite atópica, o primeiro passo é buscar por um profissional que trate essa doença, ou seja, um  dermatologista.

Só ele é capaz de dar um diagnóstico correto e receitar tratamentos e recomendações adequadas para o caso do seu filho.

Hidratação

O corticoide em forma de creme fica na superfície da pele e não é capaz de provocar os efeitos colaterais severos que uso de cortisona oral costuma dar, como distúrbios de sono, retenção de água, diminuição do ritmo de crescimento e afins.

Porém, antes de adotar a hidratação da pele com corticoide, converse com um dermatologista, pois o uso dele em excesso pode afinar e enfraquecer a pele do seu filho.

Banho na temperatura certa

A temperatura ideal do banho para quem tem dermatite atópica é sempre com água morna e com limite de 10 minutos no máximo.

Além do mais, os banhos devem evitar qualquer produto que forme espuma e que possam ser agressivos à pele.

Nesse sentido, é ideal escolher um sabonete sem sabão e que seja capaz de limpar a pele sem irritá-la.

Evitar a coceira

Embora a coceira seja um dos principais sintomas da dermatite atópica em bebê, é preciso controlar o seu filho para que ele resista a esse hábito para não desencadear um processo inflamatório.

Por isso, sempre corte as unhas do seu bebê ou coloque luvas nele.

Lembrando que a dermatite atópica não é contagiosa, então, esclareça isso tanto para o seu filho conforme ele for crescendo, quanto no ambiente escolar, para evitar que ele sofra bullying.

Mantenha a casa livre de ácaros

Como você viu ao longo deste artigo, os ácaros domésticos são uma das causas da dermatite atópica em bebês.

Portanto, mantenha a sua casa bem higienizada para que eles não se desenvolvam nela, passando aspirador de pó na região dos cômodos regularmente, principalmente nos quartos.

Uma dica extra é comprar protetores de colchão e de travesseiros que sejam específicos para evitar ácaros. 

Roupinhas 100% algodão e com tecido anti-alérgico

Lãs e tecidos sintéticos devem ser evitados em bebês e crianças que têm dermatite atópica, pois elas colaboram para o suor em excesso que leva a irritação da pele.

Prefira por roupas com tecidos de algodão respirável e tecidos antialérgicos, pois eles são mais macios ao tocarem na pele.

Conheça os bodys da LaLeBlu 100% algodão e ultra confortáveis para o seu bebê!

Conclusão

Agora você já sabe o que é dermatite atópica, os seus sintomas, causas e chances de cura.

Caso você marque uma consulta com um dermatologista e descubra que o seu bebê tem essa doença, siga algumas dicas de tratamento que nós apresentamos aqui e principalmente as dicas de tratamento que o médico indicar.

E lembre-se que para ter roupinhas de 100% algodão para o seu filho, você pode contar com a LALEBLU!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *