ensaio gestante

Ensaio gestante: ideias incríveis para arrasar nas fotos

A gestação é uma etapa linda da vida e que merece ser registrada adequadamente. Por isso, para realizar um ensaio gestante incrível, é necessário muito mais do que uma câmera na mão. Tendo isso em mente, separamos para você as principais dicas para ter ótimas fotos.

Elas variam desde dicas de poses às dicas de iluminação. Conheça cada uma delas a seguir.

Defina o que deseja fotografar 

Essa dica pode parecer óbvia, mas não é bem assim. Pois, quando falamos em definir o que fotografar, nos referimos ao estilo da foto, expressão, cores, temática e objetivo. Afinal, uma foto aleatória pode até sair legal, mas na maioria das vezes pode não ser o que desejava.

Sabendo disso, entenda os desejos e até mesmo as limitações das pessoas que irão participar da sessão. Assim, se torna possível capturar os melhores momentos em fotos ainda mais especiais.

Escolha o ambiente 

O local onde serão feitas as capturas deve ser escolhido para transmitir as emoções e características já definidas para o ensaio gestante. Esse lugar pode ser tanto um estúdio, área externa ou mesmo dentro de casa. As possibilidades são infinitas, mas separamos algumas que podem servir de inspiração.

  • No quarto do bebê (perto do berço é sempre muito bonito).
  • No parquinho.
  • Na grama.
  • Na praia.
  • Na frente de fundo branco (ótimo para focar na barriga ou em objetos da composição da foto).
  • Na frente de fundo negro (interessante para focar na expressão da gestante). 

Fique atento com a iluminação

A iluminação é um dos principais fatores que, quando bem executado, resulta em fotos de ótima qualidade.

A iluminação pode variar tanto para ambientes internos ou externos. Por isso é bom contar com alguns itens para ajudar a corrigir sombras ou dar mais claridade para as fotos do ensaio. 

Em ensaios em locais fechados, por exemplo, é interessante contar com pelo menos duas luzes em diferentes posições. Além disso, um isopor grande pode ser um grande amigo para refletir, de forma difusa, a luz em pontos com sombras não tão interessantes.  

Para compor uma boa iluminação é indicado que a luz principal esteja direcionada para o rosto e barriga. A partir disso, posicione uma segunda luz de intensidade e até coloração diferente para dar mais profundidade à foto, valorizando cada curvatura. Por fim, use o isopor para corrigir os pontos de sombra que achar necessário. 

Agora, em fotografias com iluminação externa, a dica é levar em conta a posição do sol. Busque fotografar mais na parte da manhã, após o nascer do sol ou até as 9h30, ou no fim de tarde, após as 15h30, em que a luz do sol ganha um tom mais alaranjado. Se achar necessário, utilize o flash e a placa de isopor para auxiliar na correção de qualquer sombra. 

Também é possível fotografar contra a luz, capturando a silhueta da gestante, fica bem interessante e criativo.

Dicas de poses e objetos

Antes de fotografar, observe se a gestante está confortável e se sentindo bem para a sessão de fotos. Geralmente, o período ideal para realizar o ensaio gestante é entre a 25ª e a 32ª semana de gestação. Isso porque nessa fase a barriga já cresceu bastante e ela costuma se sentir bem melhor do que nos meses anteriores. 

Tendo isso em mente, confira agora as dicas de composição de poses e objetos.

1. Mãos na barriga

Uma das coisas que as gestantes mais fazem é tocar e segurar a sua barriga. Essa ação é muito significativa e pode render ótimas fotos. Ela também pode ser realizada tanto com a gestante sozinha como com a família, apesar de ser uma pose clichê, sempre vale a pena fotografá-la. 

2. Beijando a barriga

Outra pose linda é beijando a barriga. Ela passa muita emoção e carinho para a captura, além de ser outra pose para se inserir a família.

3. Na água

Seja nos braços do marido nas águas rasas, saindo de uma cachoeira ou levantando do riacho com as mãos na barriga, as fotos na água são sempre deslumbrantes. O único ponto é zelar pela segurança da gestante e do bebê. Não escolha qualquer riacho, cachoeira ou piscina, essas fotos necessitam de um lugar que garanta a segurança. 

4. Com os sapatinhos 

Os sapatinhos são um dos maiores símbolos da maternidade, use-os para compor fotografias lindas. Eles podem ficar em cima da barriga, segurados com os dedos ou com as duas mãos. 

5. Ao vento

Outro agente que pode ser utilizado a favor da fotografia é o vento. Com ele, as fotos ganham um toque artístico e fogem do tradicional. 

Além dos cabelos, use tecidos leves e longos, balões e folhas para gerar fotos incríveis. Outra ideia legal é utilizar a fumaça colorida contra o vento para fazer composições ainda mais surpreendentes.

Faça lindas fotos de ensaio gestante

Agora, que você conheceu algumas das principais dicas para fazer lindas fotos em um ensaio gestante, esperamos que consiga lindas capturas. Eternize esse momento tão mágico que é a gestação com lindas fotos. 

Só não se esqueça de cuidar da segurança na hora de fotografar. Nos vemos no próximo post, até mais!
Conheça também os principais tipos de parto e como ocorrem.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *