DICAS PARA MAMÃES

Veja qual é a real importância do pai na gestação do bebê

/
2 0
Tempo de leitura: 3 min

Durante a gravidez, a futura mamãe passa por muitas alterações emocionais e físicas que podem trazer um pouco de insegurança. Assim, esse período cheio de medos e dúvidas deve ser vivido a dois. A importância do pai na gestação é fundamental para a segurança da mãe e, também, para dar conselhos, apoio e suporte emocional, já que nesse período a gestante está mais sensível e a presença do companheiro diminui as angústias.

Além disso, a presença do pai não se restringe a apenas dar suporte físico à esposa. A sua presença pode colaborar para criar um vínculo familiar entre mãe, pai e filho, antes mesmo do nascimento. São pequenas atitudes, como ajudar a preparar o enxoval, ter paciência e tratar a gestante com carinho, que constroem o pai enquanto a mãe carrega o bebê durante os noves meses.

Neste post, vamos falar sobre a importância do pai na gestação e dar dicas para que ele possa ajudar e colaborar na gestação do bebê. Confira!

Ter paciência

Durante toda a gravidez os hormônios podem provocar alterações de humor, o que causa sentimentos de preocupação e alegria na gestante. Assim, quando o companheiro perceber um período de descontrole emocional, é importante que ele tente acalmá-la e converse sobre o que aconteceu. Além disso, é essencial ajudá-la a perceber que as emoções fazem parte do processo.

Tratar a gestante com carinho

À medida que o corpo passa pelas transformações e os sintomas da gravidez se intensificam, a futura mamãe pode se achar menos atraente. Por isso, o pai deve ajudá-la a se sentir melhor, dando atenção e fazendo elogios. Esses cuidados são muito importantes para aumentar a autoestima e diminuir a insegurança natural da gestação.

Abandonar os maus hábitos

Para que o bebê nasça saudável, a mãe precisa ter bons hábitos, como não fumar, ter uma alimentação adequada e não ingerir bebidas alcoólicas. Para que tudo fique mais fácil para ela, é importante que o pai embarque nesse mesmo estilo de vida, pois a saúde dele também sairá ganhando.

Participar da escolha do enxoval

A decoração do quarto do bebê, além da escolha das primeiras roupinhas e do carrinho mais adequado são assuntos de grande interesse para a gestante. Assim, é essencial que o companheiro se envolva e procure curtir essa época juntos.

Colaborar para que a gestante descanse

No início da gravidez, a gestante pode se sentir cansada o tempo todo. Por isso, é importante ajudá-la a dormir bem e sempre que possível fazer surpresas, como uma massagem relaxante. Isso pode auxiliá-la a dormir muito melhor.

Participar das consultas médicas

É muito importante que o pai participe das consultas e ultrassonografias do pré-natal quando puder. Quanto mais ele demonstrar interesse, mais tranquila a mãe vai se sentir. Assim, esse acompanhamento também pode ajudá-lo a criar vínculos com o bebê.

Como foi visto, a importância do pai na gestação é muito grande. Ele pode dar apoio, conselhos, participar das consultas médicas e ajudar a grávida a se sentir mais feliz e acolhida.

Caso o companheiro não esteja muito interessado em participar da gestação, você pode envolvê-lo aos poucos. Por isso, insista para que ele converse com o bebê, sinta os movimentos dele e participe do pré-natal. Com isso, o pai saberá sobre a importância do seu envolvimento.

Agora que você já sabe como o pai pode ajudar a futura mamãe durante a gestação, não deixe de fazer um comentário em nosso post e contar a sua experiência!

Posts Relacionados
/

Durante a gravidez, a futura mamãe passa por muitas alterações emocionais e físicas que podem…

0 0
/

Durante a gravidez, a futura mamãe passa por muitas alterações emocionais e físicas que podem…

0 0
Leave a Reply

Your email address will not be published.