DICAS PARA MAMÃES

5 cuidados na gravidez imprescindíveis para sua saúde

/
5 0
Tempo de leitura: 3 min

A gravidez é um momento muito marcante e especial para as mulheres. Ela envolve uma série de sentimentos que se misturam, como alegria, emoção, felicidade e apreensão. Cada mês é marcado por novas descobertas e, para que a futura mamãe e seu filho passem por cada etapa com saúde, é preciso ter cuidados na gravidez.

Logo, é muito importante se manter informada sobre a saúde e os procedimentos recomendados durante todo o período de gestação. Além do pré-natal com acompanhamento médico, é essencial manter uma alimentação saudável, evitar alguns produtos e fazer exercícios físicos indicados, entre outros.

Neste post, vamos falar sobre cinco cuidados essenciais para a sua saúde na gravidez. Quer ficar por dentro do assunto? Então confira!

1. Tenha uma alimentação correta

A alimentação saudável é um dos principais cuidados na gravidez a serem tomados. Seguir uma dieta nutritiva, equilibrada e natural resulta em um bebê mais saudável. Além disso, prepara adequadamente o corpo para a fase que acontece após o parto: a amamentação. Assim, a alimentação deve ser bastante variada, com quantidades ideais de proteínas, carboidratos, ácidos graxos, cálcio e ferro.

Tente se alimentar com legumes, frutas, grãos e verduras e não se esqueça de beber muita água. Alguns alimentos devem ser evitados, como carne mal passada e peixes crus, por conta do risco de contaminação.

2. Evite produtos nocivos

Alguns produtos nocivos, como o cigarro e as bebidas alcoólicas, podem fazer mal para a mãe e para o bebê. Então, o período da gestação é o momento certo para acabar com alguns vícios. O cigarro pode trazer complicações na placenta e episódios de hemorragia.

O excesso de bebida alcoólica pode provocar aborto espontâneo e trabalho de parto prematuro. A criança pode ter dificuldades para aprender, problemas no comportamento e falta de crescimento.

3. Faça exercícios físicos indicados

Além do aumento de peso, as articulações e as juntas da gestante podem ficar mais suscetíveis a entorses. Portanto, é importante optar por atividades físicas que tenham pouco impacto e redobrar a atenção ao praticá-las. Além disso, se você não está acostumada a fazer exercícios físicos, inicie com algo leve e que seja confortável.

É essencial contar com a supervisão médica e, em alguns exercícios, utilizar equipamentos de proteção, como joelheira e capacete.

4. Evite fazer processos químicos nos cabelos

As tintas de cabelo, mesmo as que não apresentam amônia na composição, devem ser evitadas durante a gravidez. Já os alisamentos, permanentes e escovas progressivas são proibidos durante toda a gestação.

É preciso considerar também que durante a gravidez o cabelo pode sofrer mudanças. A textura e os ciclos de crescimento podem mudar, por isso, converse com o seu médico sobre o uso de produtos químicos.

5. Faça exames constantemente

Os exames de acompanhamento e as consultas mensais são indispensáveis durante o período de gravidez. Eles servem para prevenir possíveis complicações na gestação e durante o parto, reduzindo a morte infantil e materna.

No decorrer da consulta, o médico avalia as alterações no corpo da mãe, como controle de pressão arterial, ganho de peso e medição dos batimentos cardíacos, entre outros. Com essas medidas é possível prevenir doenças, como o diabetes gestacional e a pré-eclâmpsia.

Os cuidados na gravidez devem ser constantes para evitar possíveis complicações para a mãe e o bebê. Por isso, tenha uma alimentação correta, consulte um médico especializado e faça exames regularmente. Esses cuidados contribuirão para que você tenha uma gestação muito mais tranquila e saudável.

Gostou do nosso conteúdo ou tem alguma dúvida sobre gestação? Então deixe o seu comentário abaixo. Será um prazer respondê-lo!

Posts Relacionados
/

A gravidez é um momento muito marcante e especial para as mulheres. Ela envolve uma…

0 0
/

A gravidez é um momento muito marcante e especial para as mulheres. Ela envolve uma…

0 0
Leave a Reply

Your email address will not be published.