Tempo de Puerpério

Quanto tempo dura o puerpério e como se prepara

Saber quanto tempo dura o puerpério é uma dúvida comum entre as mulheres, afinal de contas, essa é uma fase de diversas alterações emocionais e físicas, por conta dos hormônios.

Vale lembrar que o puerpério é a fase do pós-parto, que se inicia desde o dia em que o seu bebê nasce até a volta da sua menstruação.

E para te ajudar a entender quanto tempo dura o puerpério, quais as suas fases, sintomas e algumas dicas de como passar por ele de uma forma mais leve, nós preparamos esse artigo completo.

Siga a leitura conosco!

O que é puerpério?

O puerpério é a fase depois do parto em que o corpo da mulher se prepara para voltar a forma normal, ou seja, ao modo que ele era antes da gestação.

Desse modo, ele começa com a saída da placenta e o parto do bebê e é finalizado  com a primeira ovulação, que acompanha a primeira menstruação após o período de gravidez.

E como a amamentação bloqueia a ovulação, a duração do puerpério costuma variar de uma mulher para outra.

Então o puerpério costuma ser mais longo para aquelas mulheres que amamentam.

Para entender melhor quanto tempo dura o puerpério, basta seguir a leitura conosco, pois abaixo vamos falar sobre esse tópico em especial.

Quanto tempo deura o puerpério

Quanto tempo dura o puerpério?

O puerpério costuma durar entre 45 a 60 dias depois do parto da mulher, pois é nessa etapa que todos os órgãos começam a voltar às suas condições normais, ou seja, a como eles eram antes da gravidez, exceto pela mama, que precisa de mais tempo para essa recuperação, por conta da amamentação.

Quais são as fases do puerpério?

O puerpério é dividido em três fases, sendo elas: imediato, tardio e remoto.

Na sequência, entramos em mais detalhes sobre cada uma dessas fases, esclarecendo melhor quanto tempo dura o puerpério.

Imediato

O puerpério imediato vai do 1º ao 11º dia depois do parto, iniciando logo depois da expulsão da placenta.

Tardio

Entre o 11º  e o 42º dia depois do parto é considerado o puerpério tardio.

Mesmo que a fase inicial do puerpério tenha se encerrado, ainda é preciso que a mulher tome alguns cuidados aqui, pois o seu corpo ainda está sofrendo alterações para conseguir voltar ao seu estado natural.

Remoto

A partir do 43º dia do pós-parto, inicia-se o puerpério remoto, no qual a principal característica é o corpo da mulher ovulando novamente.

Quais os sintomas do puerpério?

Agora que você já sabe quanto tempo dura o puerpério, é importante ficar por dentro de alguns sintomas dessa fase, que podem ser:

  •  mamas mais duras;
  •  inchaços na barriga;
  •  sangramento vaginal;
  •  cólicas constantes;
  • desconforto na genitália;
  • incontinência urinária.

Como saber se o puerpério está acabando?

O puerpério acaba quando a mulher volta a ovular e a sua função reprodutiva é restabelecida.

É nessa fase que consideramos que o seu corpo voltou ao que era antes da gravidez.

No caso de mulheres que não amamentam, a primeira ovulação geralmente acontece entre 6º a 8º semana após o parto.

Quanto tempo dura o puerpério

Dicas para passar pelo puerpério

Para passar pelo puerpério de uma maneira mais leve você deve construir uma rede de apoio e de ajuda externa, buscar estabelecer horários para as visitas, dividir as tarefas no dia a dia com o seu parceiro, descansar e cuidar da alimentação, principalmente no que diz respeito à hidratação.

Na sequência,  explicamos melhor como colocar em prática cada uma dessas dicas.

Rede de apoio e ajuda externa

Criar uma rede de apoio envolve unir amigos e familiares que você confia e que se preocupam com você para te manterem firme nesta nova fase da sua vida.

Além de te apoiar psicologicamente, a rede de apoio também serve para você pedir ajuda com a criação do seu bebê.

Portanto, nada de sentir vergonha ou medo de pedir uma mão para as pessoas que você incluiu nessa rede de apoio.

Lembrando que o período de puerpério é uma fase em que a mulher fica extremamente sensível e sobrecarregada, então é importante que você tenha com quem contar para ficar um tempo com o seu bebê, ajudar em algumas atividades da casa, como faxina e compras de mercado.

E se for possível, considere a ideia de contratar uma babá ou uma faxineira para te ajudar nas atividades.

Estabeleça horários para as visitações

Amigos e familiares sempre querem conhecer o recém-nascido o mais rápido possível, e claro que isso é ótimo!

Porém, a fase de puerpério nem sempre é o melhor momento para a mulher.

Então, não tenha medo de estabelecer um limite e um horário para as visitações, considerando sempre a rotina do seu bebê e os momentos do dia que são mais convenientes para você.

Divida as tarefas com o seu parceiro

Se antes da gravidez o seu parceiro não era tão ativo com ajuda em tarefas do cotidiano, esse é o momento de ter uma conversa franca e começar a dividir essas atividades.

Isso porque é fundamental que o pai participe de todas as etapas de cuidado do seu filho, desde a primeira semana de vida dele.

Então, converse com para que ele também troque troque fraldas, dê banho, coloque o bebê para dormir e, claro, ajude nas tarefas da casa, como preparar comida, limpar os cômodos, fazer compras no mercado e afins.

Busque sempre descansar

Os recém-nascidos geralmente dormem durante o dia e passam as noites acordados, pois nos seus primeiros meses de vida eles ainda não conseguem diferenciar o dia da noite.

Com o tempo isso vai se ajustando e eles começam a se adaptar a tirar as suas sonecas durante a noite.

Mas até lá é importante que você consiga manter o seu sono em dia e o seu corpo descansado, então, não tenha medo de embarcar nas sonecas com o seu filho durante o dia.

Cuide da sua  alimentação e hidratação

Uma boa alimentação é essencial para você manter o seu corpo saudável e passar pelo puerpério, além de ser super importante para o seu bebê, principalmente se você estiver amamentando.

Então, não abra mão de nenhuma refeição do dia e, se for preciso, peça ajuda de seu parceiro ou da sua rede de apoio para cozinhar durante as refeições.

E não esqueça de se hidratar!

Beber bastante água ajuda a produzir mais leite, lembrando que a amamentação é recomendada até os dois anos de idade do seu bebê, segundo Ministério da Saúde.

Diminua o estresse do pós-parto com um enxoval dos sonhos! Confira a seleção de peças da LaLeblu. 

Conclusão

Com esse artigo, a nossa missão era te explicar quanto tempo dura o puerpério.

Deste modo, esclarecemos que ele costuma durar entre 45 a 60 dias após o parto, se configurando na etapa em que os órgãos da mulher começam a voltar às suas condições normais, ou seja, como elas eram antes do parto.

E além de falar sobre quanto tempo dura o puerpério, também falamos sobre quais são as suas fases, sendo elas: puerpério imediato, tardio e remoto.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *