Sono do Bebê: Tudo o que precisa saber da rotina de sono
O sono do bebê é uma das partes fundamentais, uma vez que ajuda a promover a adaptação ao mundo externo, fortalece o sistema imunológico. Além disso, auxilia no desenvolvimento físico e intelectual. Mas, afinal, quanto tempo os bebês precisam dormir por dia? E como você, mamãe ou papai, pode agir para melhorar o sono do seu filho (a)? É isso o que vamos descobrir juntos neste post! Você vai ver que existem várias medidas que ajudam a estimular o sono e o descanso dos pequenos.
Como é o ciclo de sono do bebê?
Para fazer com que o seu bebê durma bem, é extremamente importante entender um ponto: como, afinal, funiona o ciclo do sono para os pequenos. Bom, vamos lá…
O que acontece é que todos nós passamos por diferentes estágios cerebrais e, consequentemente, corporais — enquanto dormimos. Nos adultos, cada ciclo tem cinco etapas. Já para os bebês, tudo funciona de uma maneira mais simplificada, ao todo, são duas fases de sono. São elas:
Sono ligeiro
O sono ligeiro — também conhecido como sono ativo ou REM — é mais leve, sendo assim, o neném pode acordar com mais facilidade nessa fase. Aliás, trata-se da primeira parte do sono. Outras características desse momento são os movimentos corporais (mais frequentes) dos bebês. Os olhinhos também ficam mexendo quase que a todo tempo. Já a respiração é rápida e sem sincronia.
Sono profundo
O sono profundo é o período em que há poucos movimentos corporais, os olhinhos também se mexem pouco. A respiração, por sua vez, é mais calma e lenta. Como já é de se esperar, pelo nome do sono, nessa fase, os pequenos não acordam com tanta facilidade. E, ao contrário do sono ligeiro, o profundo finaliza o ciclo do sono do bebê. Aliás, também vale saber que cada fase de sono dura, em média, de 50 a 60 minutos (elas vão se repetindo até completar as horas totais de sono).
A importância de uma rotina de sono do bebê
Os papais precisam sempre ter a consciência de que, quando os bebês nascem, eles precisam aprender a viver no mundo externo. Um dos aprendizados é justamente o estabelecimento da rotina de sono. O que acontece é que os pequenos não têm noção de dia e noite. Ou seja, eles não possuem a percepção de que, à noite, é preciso dormir e descansar.
E, claro, nós sabemos que nada é tão fácil. Durante os primeiros meses, os nenéns,, costumam acordar várias vezes durante a noite. Diante disso, a família precisa estabelecer e ajudar nesse processo de adaptação. Para tornar tudo mais fácil, primeiramente, é fundamental criar uma rotina. Se for para sair, preferir os horários do dia.
Já à noite, ficar em casa e fazer atividades mais calminhas. Por exemplo, ao anoitecer, é interessante usar luz baixa e colocar um som mais suave. Esses pontos ajudam o neném a perceber que já é noite e, logo, é preciso dormir e descansar. Então, procure fazer tudo, sempre que possível, no mesmo horário. Mais do que isso, tente seguir a chamada higiene do sono (prática de atividades que ajudam a induzir e deixar o sono do bebê melhor).
O que pode afetar a qualidade do sono do bebê?
Tão importante quanto saber o que fazer para o sono do bebê, é ter consciência do que atrapalha o descanso. Veja alguns modos que podem prejudicar o sono do seu filho (a):
- Não ter rotina;
- Viver muitos conflitos (discussões) familiares;
- Ter muitos estímulos luminosos (lâmpadas acesas, celulares e notebooks) perto do neném;
- Não providenciar um quarto e berço de qualidade;
- Deixar o pequeno (a) chorar até dormir (isso só estressa o neném e, consequentemente, prejudica o sono).
Como melhorar o sono do bebê?
Além de criar e manter uma rotina de sono do bebê, existem outras medidas indicadas. Nós separamos algumas delas por aqui. Veja quais são:
- Antes de colocar o bebê para dormir, dê um banho morno e relaxante nele;
- Para embalar o sono, use o sling ou canguru (acessórios que ajudam a acalmar os pequenos);
- Para o bebê recém-nascido, também vale usar um cueiro, que simula o ambiente uterino, traz calma e, assim, pode ajudar a induzir o sono;
- Siga os mesmo horários de amamentação do bebê;
- Deixe que o neném tire pequenos cochilos durante o dia.
Quantas horas de sono por dia o bebê precisa ter?
Um recém-nascido dorme, em média, de 16 a 18 horas por dia. Essa quantidade, com o passar dos meses, vai diminuindo. Confira como fica:
- de 3 a 6 meses de vida — 15 horas de sono por dia;
- de 6 a 9 meses de vida — 14 horas de sono por dia;
- de 9 a 12 meses de vida — 13 horas de sono por dia.
Como deixar o bebê seguro durante o sono?
O bom sono do bebê, claro, também depende de segurança. Para isso, primeiramente, tenha o cuidado de escolher um berço de qualidade — que não fique se movendo, conforme o bebê se mexe, e que tenha grades. O travesseiro também deve ser firme e feito especialmente para um bebezinho. Já o lençol é indicado que seja feito de algodão, um material leve, gostoso e antialérgico.
Não se esqueça de que, dependendo do clima onde você mora e da estação do ano, uma manta ou uma coberta também é essencial. Falando nisso, sempre confira se o bebê está com a temperatura adequada (coloque a sua mão no pescocinho dele, essa parte do corpo não pode ficar gelada nem quente demais).
Leia também: Janela do sono do bebê: o que é? Como saber e respeitar
Como a Laleblu pode te ajudar?
A Laleblu tem diversos produtos para o enxoval do seu neném. Fica o destaque para os itens que somam ao sono do bebê, por exemplo: naninha, manta, cobertor, lençol, cueiro e muito mais. Conheça todas as categorias da loja on-line e compre produtos de extrema qualidade! E o melhor: tudo isso sem precisar sair de casa.
Neste post, nós falamos sobre os aspectos que envolvem o sono do bebê. Lembrando que as horas de descanso são fundamentais para o desenvolvimento dos nenéns. Só que, ao mesmo tempo, os bebês precisam aprender em quais momentos devem dormir.
Para isso, estabeleça uma rotina de horários para o pequeno (a) dormir e acordar, comer, sair em família, tomar banho, etc. Algumas outras medidas e acessórios também ajudam na indução do sono. Por exemplo, use luz baixa à noite, em casa; e providencie naninhas e cueiros.
Conforto e cuidado: Mantas e Cueiros Laleblu para bebês
As mantas e os cueiros da Laleblu são feitos com materiais de alta qualidade, oferecendo uma sensação suave e aconchegante para o bebê. Além disso, fabricados com padrões delicados e encantadores, que combinam estilo e conforto. Essas mantas e cueiros não apenas mantêm o bebê aquecido, mas também adicionam um toque de beleza ao enxoval.
A Laleblu é uma loja especializada em conforto para os pequenos com tradição, sofisticação e atendimento via WhatsApp. Aqui, você encontra uma linha completa de Mantas e cueiros para o seu Bebê com pagamento em até 6X sem juros.