Veja o que você deve fazer em sua casa para a chegada do bebê

A chegada do bebê traz muita felicidade, mas requer também alguns cuidados e atenção. Afinal, é preciso ter cautela e planejamento neste momento tão aguardado e que costuma causar grande ansiedade em todos os envolvidos.

Os preparativos começam com os pais, que precisam aprender a lidar com a nova situação, e com a casa, que deve ser preparada com antecedência para o nascimento de um novo membro da família. Até mesmo a saída da maternidade precisa ser planejada, visando o conforto do bebê.

Neste post, conheça algumas dicas de como adaptar a casa ao bebê e às futuras visitas. Acompanhe!

Onde colocar a banheira

banho é um momento muito importante para o bebê. Além da higienização necessária para prevenir doenças e infecções, ele é um dos fatores que realça e fortalece os laços entre os pais e o filho. Por isso, é preciso levar algumas coisas em consideração para ter a melhor experiência.

A compra de uma banheira própria para o bebê é indicada, assim como produtos como sabonetes e shampoos. Ao término do banho, é preciso enxugá-lo bem e deixá-lo aquecido, podendo utilizar uma manta, por exemplo.

Escolha adequadamente o local para a colocação da banheira. Uma boa dica é optar por áreas que já tenham a tendência de ficarem úmidas, como o próprio banheiro da casa. Assim, os pais não precisarão se preocupar quando o bebê bater as mãos e pés na água durante o banho.

É sempre bom evitar locais altos e sem proteção, para diminuir os riscos de quedas. Áreas externas também podem ser utilizadas — ainda que o ideal seja um ambiente interno —, mas é preciso ter cuidado com os insetos e formigas, além da temperatura e presença de ventos. Afinal, não queremos que o pequeno fique doente, certo?

Como arrumar a casa para a chegada do bebê

A casa deve ser arrumada de forma a evitar acidentes. Móveis pontiagudos devem ser trocados ou transferidos para locais que não apresentem riscos, ou ainda adaptados com proteções de silicone para as pontas.

Especialmente quando começar a engatinhar e andar, as tomadas devem ser tampadas para que o bebê não tome choque. As gavetas e portas de armários — especialmente da cozinha e área de serviço — também podem receber travas especiais à prova de crianças.

A poeira é extremamente prejudicial para os pulmões ainda em formação do novo habitante. Por isso, a limpeza e higienização da casa devem ser feitas com frequência, a fim de evitar que doenças e infecções contaminem o bebê.

Como preparar a casa para receber as visitas

Além do bebê, deve-se pensar nas visitas que ele receberá em casa. Um espaço deve ser montado com lugares para acomodar vários visitantes ao mesmo tempo — seja no terraço, na varanda ou, até mesmo, na própria sala de estar da casa.

Porém, o mais importante é respeitar a fase do bebê — especialmente quando for recém-nascido. Às vezes, é necessário recusar as visitas para preservar o conforto e a saúde do novo morador da casa. Ainda assim, caso as visitas aconteçam, é fundamental orientar a todos a importância da boa higienização, principalmente das mãos, ao tocarem na criança, certo?

A chegada do bebê muda uma família e uma casa para sempre. É necessário pensar na evolução dele durante todas as fases da vida, desde os primeiros dias, a fim de garantir o maior conforto possível tanto para a criança, quanto para os pais. Por isso, tente sempre pesquisar mais e se manter informada sobre o assunto!

Gostou das nossas dicas? Então, assine nossa newsletter e receba as novidades sobre maternidade e cuidados com o bebê diretamente no seu e-mail!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *