Cuidados com o bebê no verão: o que eu não posso ignorar?

Os dias mais quentes podem se tornar uma preocupação a mais para as mamães, especialmente as de primeira viagem. Afinal, o calor e a falta de experiência fazem com que muitas não saibam como tomar certos cuidados com o bebê no verão.

Ao contrário do que muita gente pensa, ele também sofre com o clima quente. Porém, como não fala, manifesta essa sensação ficando mais irritado, chatinho ou choroso. Além disso, com o aumento da temperatura corporal, pode sofrer com brotoejas e algumas alergias na pele.

Sendo assim, preparamos este post com algumas dicas que vão ajudar nos cuidados com a saúde do bebê na estação mais quente do ano e ainda deixá-lo mais confortável sem passar muito calor. Continue a leitura e confira!

Abuse da hidratação

Os bebês que estão em aleitamento materno exclusivo não precisam de água. Então, as mamães devem aumentar a oferta e amamentá-los em livre demanda, já que a tendência é que no calor as mamadas sejam mais curtas e frequentes.

Além disso, vale lembrar que esse tipo de leite é rico em água e ajuda a matar a sede do pequeno. Em contrapartida, as mulheres precisarão tomar mais líquidos para atender às necessidades do filhote e também não se desidratarem.

A introdução de água para quem está na fase de amamentação deverá ser feita após os 6 meses de idade, juntamente dos alimentos. No entanto, se o seu bebê se alimenta com fórmulas (leites artificiais), fale com o pediatra sobre a possibilidade de introduzir a bebida antes desse prazo, especialmente nos dias mais quentes.

Ofereça frutas

Os bebês com mais de 6 meses que já passaram para a fase das papinhas salgadas devem consumir muitas frutas ao longo do dia, principalmente melancia e melão, que são ricas em água e altamente refrescantes.

Também é indicado que, além da água, os sucos naturais, os chazinhos ou até mesmo os picolés de leite materno façam parte da rotina de cuidados com o bebê no verão. Só não se esqueça de prepará-lo com as mesmas condições de higiene de quando faz a ordenha manual, combinado?

Dê mais banhos

Uma dica importante é dar mais banhos ao longo do dia no pequeno. Não precisam ser todos completos e demorados, com o uso de sabonete e shampoo. Muito pelo contrário: só a água fria já é o suficiente.

Isso vai evitar o ressecamento da pele devido ao excesso desses produtos, o que o deixará mais fresco ao longo do dia e poderá ser uma ótima opção para distrai-lo.

Proteja-o do sol

O bebê também poderá curtir uma praia nessa estação, desde que fique em uma sombra de uma árvore ou em um quiosque. Evite o guarda-sol, pois ele não oferece a mesma proteção solar, e abuse das viseiras e bonés com elástico.

Se quiser deixá-lo tomar um solzinho e adquirir uma carga extra de vitamina D, procure deixá-lo exposto por 15 minutos, no máximo. Além disso, é recomendado que os banhos de sol sejam nos horários com menor emissão de raios ultravioletas — antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde.

Deixe o bebê só de fraldas

Se você tem vontade de andar sem roupas por aí para se refrescar um pouco no verão, saiba que com o bebê não é diferente. Então, procure deixá-lo só de fraldas nos dias de extremo calor.

No entanto, se a temperatura baixar um pouquinho, vista-o com roupinhas leves, como macacões e bodies de algodão, um tecido respirável e muito confortável. Os sintéticos, por sua vez, devem ser evitados justamente por reterem o calor e provocarem vermelhidão e brotoejas na pele sensível da criança.

Manter os cuidados com o bebê no verão é muito importante para deixá-lo sempre fresquinho e confortável. Portanto, siga essas dicas e curta com seu filho a estação mais quente do ano com muita diversão e sem maiores preocupações. Além disso, se surgir alguma dúvida, não se esqueça de consultar o pediatra, combinado?

E aí, gostou de saber como adotar certos cuidados com o bebê no verão? Quer mais dicas como essas? Então, aproveite que está por aqui e assine a newsletter! Assim, você receberá todas as nossas atualizações em sua caixa de entrada!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *