Bebê de olhos azuis e pele clara e roupinha branca ao deitado ao lado de um colar de âmbar

Colar de âmbar para bebês: todas as informações para você se decidir

O colar de âmbar para bebês tem o poder de aliviar cólicas dos pequenos e diminuir dores e desconfortos quando os primeiros dentinhos começam a nascer.

Isso porque acredita-se que quando a pedra do âmbar toca na pele, ela é aquecida e libera uma substância que tem ação terapêutica, como anti-inflamatória e analgésica.

Isso abre espaço para uma gama de benefícios, desde o aumento da imunidade até diminuição de estresse dos pequenos.

Está curiosa para saber como esse colar funciona na prática? Então siga a leitura conosco que te contamos todos os detalhes sobre ele!

Entenda o que é o colar de âmbar para bebês

Bebê menina com colar de âmbar tomando leite numa mamadeira cor-de-rosa

O colar de âmbar para bebês é um acessório capaz de aliviar dores de cólicas e incômodos causados pelo crescimento dos dentinhos.

Isso ocorre porque o âmbar se trata de uma resina que deriva de restos pré-históricos, com fósseis que geram uma enzima.

Essa enzima, depois de endurecida, se torna a matéria prima do colar, ou seja, o âmbar.

O grande segredo do âmbar, que o faz tão milagroso, é o ácido succínico que ele possui, uma substância que ao entrar em contato com a pele humana, é absorvida pelo nosso organismo e traz benefícios terapêuticos.

Logo, o ácido succínico tem grande poder de cura, justamente por isso o colar de âmbar para bebês é considerado milagroso por muitos pais que aderiram ao seu uso.

Para que serve o colar de âmbar no bebê?

O colar de âmbar no bebê serve para amenizar desconfortos, como os causados por cólicas ou crescimento dos dentes.

Isso porque, como falamos acima, o âmbar tem em sua origem o ácido succínico, que quando entra em contato com a pele do bebê, consegue acalmá-lo, aliviar as suas dores, aumentar a sua imunidade e até mesmo diminuir inflamações.

Entenda como funciona o colar de âmbar para bebês

bebê menino negro sorrindo e de mijão azul usando colar de âmbar

O colar de âmbar para bebês funciona sendo colocado ao redor do pescoço dos pequenos, agindo como antiinflamatório e analgésico, além de fortalecer o sistema imunológico.

Mas atenção! Para que o seu funcionamento seja eficaz, é preciso usar o âmbar legítimo, que tem origem na região do Báltico, caso contrário, não há eficácia em seu uso.

Isso porque, conforme falamos anteriormente, o âmbar original tem em sua composição ácido succínico, que é o responsável por carregar as propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

Então, é através do colar de âmbar para bebês que a pele do seu filho entra em contato com esse ácido, que por sua vez libera as propriedades benéficas para a saúde dos pequenos.

Por isso, lembre-se que o âmbar deve ser usado sempre em contato direto com a pele, sendo removido apenas no banho do bebê ou ao entrar na piscina.

Entretanto, não há evidências científicas que comprovem os benefícios

Por não ter comprovações científicas, o colar de âmbar para bebês divide opiniões.

Há quem não acredite em seus benefícios para a saúde dos pequenos e há quem defenda que ele é sim muito útil para o bem-estar dos bebês.

Por outro lado, muitas mamães usam e relatam que realmente funciona

Se você buscar por relatos de mamães em relação ao colar de âmbar para bebês, você irá se deparar com muitas defensoras deste acessório.

Como foi falado acima, não existe uma comprovação científica do seu uso, muito embora o ácido succínico presente nele seja muito usado na área farmacêutica.

Neste artigo há um depoimento de uma mãe que usou o colar de âmbar em sua filha quando os seus dentinhos começaram a nascer e que a pequena, hoje com seis anos de idade, na época não teve nenhuma dor ou incômodo.

Fascinante, não é mesmo? Afinal de contas, o crescimento dos primeiros dentinhos fazem os bebês ficarem extremamente irritados pela dor e desconforto.

Outra mamãe que é a favor do uso do colar de âmbar para bebês é a nossa modelo brasileira Gisele Bündchen.

Ela já colocou esse acessório em sua filha mais nova e o uso repercutiu bastante na mídia, além de tornar mais popular o acessório entre os papais brasileiros.

Sendo assim, usar colar de âmbar nos bebês é tão recomendado quanto outros cristais e pedras com indicações de proteção ou cura.

Conheça os benefícios dos colares de âmbar

Como você viu até agora, o colar de âmbar para bebês se sustenta na ideia da presença do ácido succínico na pedra.

Assim, quando há contato do âmbar com o corpo humano, essa substância é absorvida pelo organismo e traz benefícios anti-inflamatórios e analgésicos, como:

  • alívio de cólicas;
  • alívio do desconforto causado pelo nascimento dos dentes;
  • ação de um calmante natural;
  • estimulador do sistema imunológico, combatendo dores de garganta, de ouvido, de estômago e do sistema respiratório;
  • acelerador do processo de cura natural, principalmente de febres, gripes e resfriados.

Conheça os riscos do colar de âmbar para bebês e tenha atenção a eles

Embora o uso do colar de âmbar para bebês apresente muitos benefícios à saúde dos pequenos, ele pode ter alguns riscos.

Afinal de contas, ele se trata de um acessório que fica no pescoço dos bebês, logo, há chances dele apertar essa área do corpo dos pequenos ou, dependendo do material, romper facilmente caso o seu filho o puxe.

Outro risco do colar de âmbar para bebês é que ele fica exposto aos ambientes e absorve microorganismos e que podem causar infecções caso o bebê o leve para a boca.

Quais os cuidados com o colar de âmbar?

Para evitar esses riscos, os papais precisam ficar sempre de olho em seus filhos, verificando se o colar não está apertando, incomodando ou se não corre risco de arrebentar.

A limpeza do colar também deve ser feita, para evitar os microorganismos que podem levar a uma infecção caso seu pequeno coloque o colar na boca.

No mais, você também pode atentar-se a usar o âmbar em outros formatos de acessórios, como tornozeleiras ou pulseiras.

Tem que tirar o colar de âmbar para dormir?

Sim, o colar de âmbar para bebês deve ser retirado na hora de dormir.

Assim, você diminui o risco de sufocamento ou incômodos em seu bebê por conta das pedrinhas.

E isso é válido para qualquer outro colar ou acessório que você coloque em seu filho.

E então, diante de tudo isso sobre o cordão de âmbar, qual a sua opinião?

Se você está dando uma pesquisada sobre o colar de âmbar para bebês, provavelmente está com interesse ou curiosidade sobre o seu uso e eficácia, certo?

Para formar uma opinião sobre esse acessório e os seus benefícios e polêmicas, nós indicamos que você leia bastante sobre o tema e veja relatos de quem é a favor e de quem é contra o seu uso.

Também converse com papais que já usaram em seus bebês ou até mesmo adultos que já usaram em si.

Na LALEBLU você encontra roupas e acessórios lindos, de qualidade e bom gosto. Confira as opções e apaixone-se por cada detalhe!

Gostou das nossas dicas? Acompanhe o nosso blog!

Com esse artigo, a nossa missão era te apresentar o que é o colar de âmbar e os seus benefícios ao aderir o seu uso nos bebês.

Para isso, explicamos como ele funciona, como deve ser usado e os cuidados que você deve tomar ao colocá-lo em seu filho.

Se você gostou dessas dicas, então acesse o nosso blog clicando aqui e fique por dentro de outras sugestões que nós damos para o bem-estar do seu filho!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *